Quanto açúcar você bebe?

46

 

campanha-bebida-saude-metro-nyc--blog-da-mimis--michelle-franzoni_-7

Vocês já pararam para pensar quanto açúcar está embutido nas bebidas que costumamos tomar no dia a dia?

Ele está presente nos refrigerantes, sucos, energéticos, chás e muito mais.

Na minha viagem de férias, me chamou a atenção a campanha de saúde da cidade de Nova Iorque, exposta por todos os  metrôs e televisão. E como já falamos do açúcar AQUI, resolvi falar sobre esse tema novamente.

A campanha, criada em novembro de 2013 pelo Departamento de Saúde,  alerta sobre o risco de consumir açúcar em excesso e chama a atenção para bebidas consumidas comumente, mostrando que além da obesidade, várias doenças estão associadas ao excesso de peso, como diabetes, problemas cardíacos e acidente vascular cerebral.

campanha-bebida-saude-metro-nyc--blog-da-mimis--michelle-franzoni_-9

Os anúncios também incentivam as pessoas a tomarem  um “gole na direção certa” e substituir bebidas açucaradas por água, água com gás, chás sem açúcar, leite desnatado e frutas frescas.

Essa imagem eu já postei algumas vezes na fanpage e mostra o quanto de açúcar tem em cada bebida aparentemente “inofensiva”. Considerando 1 colher = 3 gramas de açúcar, é de assustar a quantidade que ingerimos sem pensar.

 

campanha-bebida-saude-metro-nyc--blog-da-mimis--michelle-franzoni_-8

Todos sabemos que ingerir açúcar em excesso faz mal à saúde, e evitamos o cosumo no dia a dia. Mas nem sempre percebemos a quantidade de açúcar presente nas bebidas. Até mesmo algumas bebidas infantis, como sucos precisam ser levados em conta. E devemos preferir sempre os sucos de frutas naturais e muita água.

açucar-saude-metro-nyc--blog-da-mimis--michelle-franzoni_-10

Esses vídeos da campanha de Nova Iorque ilustram bem o excesso de açúcar que as pessoas consomem sem se dar conta.

 

Enquanto o rapaz come o açúcar em saquinhos, as pessoas ao lado estranham, mas não se dão conta do quanto estão ingerindo nos seus refrigerantes.

Algumas dicas para reduzir o consumo de bebidas açucaradas:

açucar-saude-metro-nyc--blog-da-mimis--michelle-franzoni_-11 

O assunto é uma reflexão para nossas vidas. Saber o que estamos consumindo é importante para a nossa saúde.

Que tal diminuirmos o consumo de bebidas ricas em açúcar em busca de uma vida mais saduável?

Quem vem comigo? 🙂

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

46 Comentários Mostrar comentários

  1. Pingback: Agite-se antes de beber | Blog

  2. Pingback: Agite-se antes de beber | Blog

  3. Pingback: Agite-se antes de beber | Dieta

  4. Pingback: Agite-se antes de beber - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  5. É assustador o quanto de açucar nós ingerimos com alimentos e bebidas industrializadas. Sempre fui compulsiva por Coca-Cola, mesmo sabendo que faz mal à saúde. Mas, de uns tempos para cá, aboli isto da minha dieta, bebo muito mais água e sucos naturais. Parabéns pelo blog, adorei!

  6. Olá Mimis. PRECISO DE UMA LUZ.
    Tenho uma dúvida, e creio que seja a dúvida de outros também.
    A dúvida é quanto ao consumo de adoçante, nunca gostei do sabor, mas com a intenção de reduzir o açucar, uma amiga que já havia tido consulta com sua nutricionista teve a indicação de um adoçante que há sucralose em sua composição. Este comprei, utilizei conforme a indicação no verso do frasco, e não achei ruim, o sabor é semelhante ao açucar.
    Gostaria de saber qual é a sua opinião a respeito.
    Estou sendo repetitiva, mas saibas que você serve de inspiração para mim todos os dias. Obrigada pelas dicas que traz com tanto amor. Bjs.

  7. GOSTARIA DE UMA DICA PARA SUBSTITUIR O AÇÚCAR POR UM ADOÇANTE MAGRO QUE TENHA O GOSTO MAIS PARECIDO POSSÍVEL COM AÇÚCAR POIS ADORO TOMAR CAFÉ E ISTO É O MAIOR PROBLEMA …

  8. Passei aqui por acaso, e fiquei maravilhada com a matéria. Eu tambem era viciada em refrigerantes, comprava de fardo pra minha geladeira, teve dias que nem tomei água, mas hoje, graças a DEUS, me libertei disso.as vezes tomo um pouquinho em alguma festinha. É dificil mas a gente consegue!

  9. Eu sei o quanto já gostei de refrigerante, mas depois de um pouco de consciência e atitude acreditem, não é difícil abandonar. No dia 17 de Outubro de 2012, dia de meu aniversário, disse a mim mesmo e a todos que não beberia nunca mais. E tenho conseguido manter minha palavra e não sinto falta alguma desta bebida. Agora também estou abandonando os sucos industrializados, pois se equivalem (ou podem) até serem piores do que refrigerante no que diz respeito a açúcar. Sucos estou preferindo os naturais das frutas e/ou de polpas sem adição de açúcar, apenas com mel ou sem nenhum tipo de agregado (quando possível). A questão mesmo é que sucos naturais, em especial em restaurantes têm preço bem mais elevado. Contudo, hoje, estou disposto a pagar a mais por isso por ter percebido que minha saúde vale o preço.

  10. Olá pessoal, sempre fui louca por açúcar, mas fiz uma promessa para não ingerí-lo e, apesar de ser difícil resistir à tentação de consumí-lo, tenho ficado cada vez mais estimulada a rejeitar o açúcar, pois a ausência dele no meu organismo me deixou incrivelmente mais bem disposta, animada e estou me sentindo muuuuuuuuuuito melhor sem ele. Antes, me sentia extremamente cansada, indisposta e quanto mais eu comia, mais eu queria e mais a minha depressão se acentuava. O açúcar é um veneno. Parabéns pela campanha e que as pessoas se conscientizem o que a indústria está fazendo com a nossa saúde. Para mim hoje, vejo o açúcar como uma droga pesada, só me faz mal, apesar de eu não negar que é gostoso sim, mas o prazer imediato não compensa o mal estar duradouro que ele provoca.

  11. Oi Boa tarde, Michelle

    Por favor gostaria de saber qual marca de cacau 100% que você usa e se todos são o mesmo gosto e sem adição de açúcar?

    Obrigada

    Beijos

  12. Graças a Deus nunca gostei de doces… nenhum tipo! Mas iogurte natural é simplesmente FODA, sempre coloco mascavo ou mel, mas pouco só pra quebrar a acidez mesmo. O sal aos poucos tirei, uso ervas e alho e cebola que tanto amamos em casa, tanto que uma vez no mercado a moçar perguntou se tínhamos restaurante, devido quantidade que compramos haha… Já refrigerante erá um hábito, diminui muitíssimo, quero um dia poder dizer que não consumo, estou em busca. Sei que não tem nada a ver com o post, mas uma dúvida: tenho 38 anos e comecei a malhar agora, mas ja tinha emagrecido uns 11 k sem musculação, só no aeróbico. É possível construir um corpo malhado, massa magra definida? Faço musculação todos os dias, pq adorei… demorou mas descobri depois de uma idade que malhar em academia é bom demais, antes ficava só na caminhada e corridinha na rua. Bjus Michelle, sou sua fã!!! Você é uma inspiração!!! Sucesso!!

    • Michelle Franzoni em

      oi lu! não entendi bem sua pergunta. mas é possivel sempre mudar o corpo com exercicios e alimentacao equilibrada. bjo amadaaaa!! 🙂

  13. O meu problema sempre foi o refrigerante. Durante o período de RA o meu nutricionista para me tirar da coca-cola disse que eu poderia tomar, esporadicamente, coca-cola 0. O problema foi que eu viciei na Cola 0. Mimis eu chegava a beber 1 litro e meio de coca-cola 0 por dia! Sim, 1 litro e meio, leu bem! Agora, reduzi para 1 lata, no máximo por semana mas não é fácil. Quando retirei senti sintomas de dependência: dores de cabeça, irritabilidade, sonolência, má disposição, etc!

    Não foi fácil mas valeu a pena!

  14. Elisabete, uma vez vi uma nutrologa no programa da Eliana, junto com a Mimis falando dos dez piores alimentos que consumimos, e os refrigerantes são os primeiros vilões…o normal pois alem de conter açucar, a quantidade de sodio e grande e o light por não conter açucar, as pessoas o tomam deliberadamente, só que não imaginam o quão grande e a quantidade de sodio….

  15. Sempre tenho cuidado redobrado em questao de açucar pois, tenho diabetes. É um pouquinho complicado lidar com ela rsrsrs…Tenho que sempre estar olhando nao só açucar como tbm gordura …

  16. Desde abril/2013 não tomo mais refri.
    Dias atrás deu vontade e fui experimentar um colher de sopa de coca-cola, achei horrível, extremamente doce!
    Como nosso paladar muda!!!

  17. Mimis é normal no processo do emagrecimento você sentir que está afinando, por exemplo, roupas ficando largas, rosto fino e o ponteiro da balança não acusar perda de peso considerável?

    • Olá, se você estiver malhando, a explicação se dá pelo fato de você estar adquirindo massa magra.. Então você perde gordura e ganha massa magra e por isso não muda o ponteiro da balança, já que você não perde peso e sim gordura..
      Espero que tenha ajudado!!
      Bjs

    • Carol,

      Nao sou profissional da area, mas de tanto ler sobre o tema, posso te dar uma resposta….
      Na verdade voce esta substituindo massa gorda por massa magra e os musculos ocupam menos espaco, ou seja, seu peso nao muda mas suas medidas diminuem, por isso que o importante nao eh o peso na balanca, e sim voce acompanhar as reducoes nas suas medidas.
      Existe uma foto famosa no IG comparando 1 kg de gordura com 1 kg de musculo e 1 kilo de gordura tem quase o dobro do tamanho de 1 kilo de musculo.

      Espero ter ajudado.

      Bjs
      Raissa

    • Eu tb era viciada na coca zero. Procure no Google os piores alimentos e cera que a coca zero está em primeiro em todos os sites…
      Parei de consumir há alguns meses, e qdo me da muita vontade tomo água saborizada que tem menos sódio.

  18. Nossa amei esse seu post!!!
    Sempre que vou lanchar em algum lugar, opto pelo suco de caixinha light, mas quando não tem, tomo o normal, que por sinal tem 5 colheres de açúcar. Meu Deus, não tem organismo que aguente. Pq parei para pensar, mesmo que coma por exemplo um sanduiche natural (lanchonete), o pão integral quase sempre tem açúcar, o molho tem açúcar, então acabo ingerindo muiiiiiiiiiiiito açúcar; claro que quando sentir vontade vou tomar, mas só se a vontade for bem grande, rsrs. :))

  19. Olá Mimis, sou nova aqui e estou adorando, só tenho uma duvida, beber o suco sem açúcar feito na hora com a quantidade de fruta que teria que comer não é a mesma coisa? pois gosto muito de sucos e nunca tive o habito de add açúcar em nada nem no cafezinho. hehehe

  20. Oi Mimis me dê uma ajuda.
    Pela manhã costumo tomar um copo de suco Del Vale, pois não tomo leite.
    Vi através do post a quantidade de açúcar que um simples copinho de suco possuí e me assustei.
    O que vc me indica de consumir no café da manhã?
    O que normalmente vc consome?
    Me ajudeeeeeee.

    • Michelle Franzoni em

      oi amada! eu sou acostumada a nao tomar nada rsss por gosto pessoal. prefiro a fruta ao suco tbm pois tem mais fibras. ja experimentou os sucos verdes? tem receitas aqui. sao otimos. tomo também em jejum as vezes.

    • Oi Andreia:

      Que tal leite de amêndoas ou de arroz? É um óptimo substituto para quem não quer/pode consumir lactose.

      Outra opções serão chás sem açúcar, quer gelados quer não 🙂

  21. Olá Mimis!
    Muito importante essa campanha, deveria ter no Brasil tbem pq estamos seguindo um modelo de alimentação americano e estamos ficando obesos sem nos dar conta das porcarias q estamos consumindo!
    Aqui em casa o açúcar é consumido de forma consciente, e as bebidas são água em sua maioria.

    Beijos
    Leni

  22. Fabiane de Castro em

    Mimis, eu moro na Espanha e fico muito decepcionada cada vez que vou ao Brasil e opto por tomar suco industrializado na falta do natural. A grande maioria tem adição de açúcar, coisa que eu estou desacostumada porque aqui praticamente nenhum suco tem adição de acucar, somente o açúcar natural da fruta, ou seja, a frutuosa. Então cada 100ml de suco tem entre 9-12g de carbo (naturais) e não os 20 e tantos do suco tipo DelVale e afins.
    É assustador o que a indústria brasileira faz com os alimentos supostamente saudáveis…

  23. Michelle, realmente consumimos muito açúcar achando que estamos fugindo dele…. é algo subliminar, ‘propaganda enganosa’. Adorei esta matéria e queria ressaltar que o nosso corpo precisa de equilíbrio, tanto na ingestão de sal e açúcar, como também vitaminas e minerais, o copo precisa metabolizar na quantidade correta, pois a falta nos prejudica o funcionamento mas o excesso principalmente.

  24. Nunca fui muito de açúcar, graças a Deus. Meu problema é mais sal. Faço vitaminas e dependendo das frutas que uso, nem coloco açúcar, porque tem frutas que já são docinhas. Muito bom o post, vou passar para uma amiga que estava questionando o suco de laranja X a fruta.

  25. Cristina Gouvêa em

    Olá Mimis!!!

    Amo o suas receitinhas e fiquei doida com a frittata de abobrinha. As meninas do grupo que eu participo no Facebook fizeram e amaram e eu vou fazer no final de semana. Quanto ao refrigerante, tive que parar de tomar de uma vez, pois sou compulsiva com o refri. Se tiver em casa, deixo de tomar água e só tomo refrigerante e tomo até mesmo no desjejum. Como estou pensando em minha saúde, decidi parar de tomar e fico só no suquinho natural.

    Bjs.

×