Fumar pra quê?

19

Gente!

Todo mundo já sabe que o cigarro faz muito mal à saúde, né?

Mas mesmo assim ainda tem muita gente que fuma e não consegue (alguns nem querem) largar o vício pra trás.

O que antigamente era sinal de classe e status (sim! fumar ja foi chique!) hoje está cada vez mais feio e mal visto.

Eu achei esse vídeo arte da minha amiga  de instagram @dalal_alayoub e resolvi escrever um pouquinho sobre o tabagismo.

 

 

Eu tenho notado uma diminuição no uso do cigarro de umas décadas para cá e fiz uma pesquisa. Olhem só!

Desde 2006 até agora, o consumo de cigarro caiu 20% no Brasil, sendo que  15,6% da população ainda é fumante (2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, 2013)

Há uma tendência mundial de declínio no uso do tabaco. Isso se deve a maior  divulgação de informações sobre a dependência que ele causa. As novas gerações estão super antenadas nisso,  no entanto que  houve uma redução de 45% no número de usuários adolescentes nos últimos 7 anos.

Uma coisa é certa: fumantes ou não, todos ja sabem que o cigarro faz mal à saúde.

Você é fumante? Tem familiares que fumam?

É muito triste ver a pessoa que a gente gosta destruir sua saúde dia a dia,né?

Estamos no caminho e acredito que um dia ainda teremos uma sociedade livre do cigarro.

Vou preparar mais alguns posts sobre tabagismo porque  é um tema muito importante hoje em dia e que deve ser ainda mais divulgado. O que acham da ideia?

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

19 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi Mimis, incrível entrar no seu blog hoje e me deparar com esse assunto.
    Vou tentar te contar minha história brevemente:
    Sempre fui super ligada em esportes, praticava ginástica olímpica desde os 2 anos, na escola fazia de tudo, volêi, handebol, basquete, futsal, etc. Era sempre a líder da turma nos esportes.
    Com 15 anos, comecei a fumar.
    Aos 18, entrei na faculdade e virei super sedentária. Bebia quase todos os dias e cheguei a fumar mais de um maço por dia.
    Além da parte estética, minha saúde deteriorou demais. Ficava doente com frequência, vivia cansada e abri espaço para uma depressão. Isso durou entre 6 e 8 anos.
    Ano passado, decidi que queria começar a mudar, entrei na academia, fui mudando minha alimentação.
    Hoje ainda não conquistei o corpo que desejo, mas minha disposição, minha saúde, minha cabeça estão muito melhores.
    Só me falta largar esse vício horroroso. Eu sei que tudo acontece quando a gente deseja de verdade, mas vou te dizer, como fumante há 13 anos, é muito difícil!
    Vivo pensando no quanto esse vício atrapalha minha performance nos treinos e como nunca achei nenhuma informação mais específica sobre isso, vou me enganando que não deve impactar tanto assim.
    Vou adorar ler mais sobre isso, pra ver se me empenho mais nessa missão.
    Um beijo!

  2. Gente…fiquei feliz com esse blog da Mimis e acompanhar o depoimento de tanto ex-fumantes. Eu tb deixei…e tinha o vício de 40 anos…SIM, QUARENTA!!!!!! Digo a vcs, é possível. Tentei 3 vezes, mas voltei. Fiquei focada, porque sabia que iria conseguir. Não é fácil não….com o tempo, o cigarro faz parte mesmo da vida da gente, e quando a gente resolve deixá-lo, gera um luto! é incrível…LUTO SIM!
    Mas é possível…sou prova vida disso! E como disseram por aí, é trocar todo esse vício por saúde, exercícios, boa alimentação. É um processo de amor por nós, que precisa amadurecer…

  3. Amanda Rios Ulitska em

    Eu estou como o Tiago: alimentação equilibrada e atividade física, mas o cigarro ainda não consegui parar.

    Sei o quanto me prejudica e o quanto diminui meu rendimento nas atividades físicas, mas mesmo assim ainda não consegui.

    Já tentei várias vezes mas preciso tratar meu emocional senão nunca vou conseguir parar e o cigarro sempre será meu escape.

    Tirando isso, seu blog é incrível Mimis! Eu adoro os exemplos de superação, as dicas e principalmente as receitas!

  4. Oi Mimis, tudo joia querida? Estou começando a seguir seu blog, porque estou utilizo cortisona para uma doença auto-imune e vou ver se suas dicas me ajudarão a não engordar tanto. kkkk Mas de qlq forma, gostaria que você falasse um pouco da Alfarroba. Fica a dica. Bjin

  5. AMEI VC TER FALADO SOBRE ISSO POIS MUITA GENTE QUE TE SEGUE QUER DEIXAR DE FUMAR E NÃO CONSEGUE. E MUITOS SEGUEM O SEU EXEMPLO.
    EU FUMEI POR 15 ANOS,MAS GRAÇAS A DEUS E A MINHA FORÇA DE VONTADE DEIXEI E TALVEZ POR ISSO AUMENTEI O PESO.
    QUANDO EU TINHA VONTADE DE FUMAR ERA UM CONFEITO, UM DOCINHO E POR AAÍ VAI.
    AGORA TÔ CONSEGUINDO PERDER PESO GRAÇAS AS SUAS DICAS.
    OBG POR VC EXISTIR E NOS AJUDAR.
    MIMIS , BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  6. Denise Cardoso dos Santos em

    Adorei a animação!!
    Eu fumava, já estava com muita vontade de largar esse maldito vicio, afinal o cigarro custa caro, só faz mal, é fedido, te deixa doente, prejudica a saúde e o corpo e entro outros muitos malefícios a vida e ao corpo. Usava como o cigarro como fuga de stress, era meu calmante, hoje não fumo mais e troquei o cigarro por dança, caminhada, corrida, bicicleta…
    Não é fácil, afinal 11 anos fumando, amigos ainda fumantes, porém tenho minhas vontades, objetivos, e minha força de vontade é muito mais forte que o vicio….
    Bjos e bora viver sem cigarro e com saúde!!!
    😀

  7. Estou na luta. Tentando ter uma vida mais saudável. Malhacao,alimentação. Mas o vício do cigarro não consegui ainda. Mas estou atento a tudo. E vejo a dificuldade que é para conciliar isso. Cigarro não combina com estilo de vida saudável. Minha próxima meta.

  8. Olá!
    Primeiramente quero te agradecer pelo seu Blog super, hiper e mega importante.

    Gostaria também, se possível, alem do tabagismo, o álcool também, por exemplo, a cerveja leva ao alcoolismo? duas latinhas todos os dias é o suficiente para me tornar uma alcoólatra ? X obesidade.

×