Farinhas sem glúten: uma opção a mais na mesa

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Muitas pessoas possuem restrições alimentares e dentre elas está a intolerância ao glúten, que pode ser diagnosticada como doença celíaca.

É uma doença do intestino delgado que pode afetar até 1% da população, sendo que  o principal tratamento está em manter uma dieta isenta de glúten.

O glúten é a proteína essencial encontrada em alimentos à base de trigo, centeio, cevada, aveia, malte. Esses alimentos se tornam tóxicos para os intolerantes, provocando uma lesão no intestino delgado e impedindo a absorção adequada dos alimentos.

Como eu recebo muitos comentários de leitores que possuem essa intolerância ou sensibilidade e têm muitas dificuldades em substituir a farinha de trigo em algumas receitas, hoje vou dar algumas opções de farinhas sem glúten, para manter uma dieta saudável e rica em nutrientes. Vamos lá!

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As farinhas sem glúten podem ser usadas em bolos tortas, panquecas, massas em geral, para engrossar caldos, na fabricação de pães e biscoitos, e podem também ser combinadas entre elas.

Um fator importante a lembrar é que algumas farinhas sem glúten são pobres em fibras e têm alto índice glicêmico, o que atrapalha no emagrecimento. Para compensar isso, devemos acrescentar na receita alimentos ricos em fibras e com baixo índice glicêmico, como sementes e oleaginosas, ou uma fonte de proteína magra por exemplo.

Outra ponto importante é que é o glúten que confere maciez e fofura aos bolos e outros tipos de receitas, portanto algumas farinhas podem deixar as receitas mais pesadinhas, o que é normal. Nesse caso, é comum ser  acrescentada à receita a goma xantana, encontrada em casas de produtos naturais, que ajuda na textura da massa.

Como eu não tenho intolerância ao glúten, consumo tudo quanto é tipo de farinha saudável, mas priorizo as mais nutritivas. Mas AQUI no site tá cheio de receitinhas sem glúten para ajudar os intolerantes

E aí, quais dessas farinhas vocês já conhecem e utilizam?

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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42 Comentários Mostrar comentários

  1. Mimis, quando fui comprar a farinha de arroz no mercado, na embalagem dizia que ela continha glúten. Ela é realmente sem glúten ou também há farinhas de arroz com glúten?

  2. OLÁ , BOA TARDE!

    INTERESSANTE AS DICAS!

    TENHO UMA DÚVIDA: O QUE É O CMC QUE VAI EM RECEITAS SEM GLÚTEN? PODE SER SUBSTITUÍDO POR OUTRO INGREDIENTE?

  3. Tenho usado a farinha de tapioca pronta para fazer pequenas panquecas e fazer lanches principalmente a tarde. Uso geleia de morango, banana ou queijinho processado para rechear. Estou fazendo uma boa escolha?

  4. Olá Mimis… a minha dúvida é se posso usar qualquer dessas farinhas substituindo a farinha de trigo nas receitas do seu blog? Por exemplo, posso usar só o amido de milho para fazer o pão de mel?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

  5. Boa tarde mimis quero quais sao os melhores alimentos para ganho de massa ?
    Estou gostando muito do seu site , estou aprendendo muita coisa atraves dele
    Ana

  6. Oi Mimis…tenho uma dúvida sobre farinhas com baixo índice de carboidrato, você tem algumas dicas?
    Tenho máquina de pão e sou completamente fã, faço meus pães super naturais, sem conservantes e não engordei com a aquisição da máquina (na verdade eu já estava gordinha antes da máquina hehe, ela em si não fez diferença), isso porque apenas troquei o pão industrializado pelo feito por mim. Agora estou passando por uma dieta lowcarb e gostaria de inserir o pão, pois amo!!! Não sou obesa e quero voltar minha atividade preferida que é o jump, por isso acredito que uma fatia de pão por dia não me fará engordar novamente, mas tenho um certo medo.
    Agradeço desde já, bjs!!!!

      • Oi Michelle, muito obrigada pela dica! Estou um pouco naquela sensação de medo, o que eu acho muito ruim. Não tenho alergia ao glútem, ainda acredito que comer um pão saudável, sem exageros aliado a atividades físicas não vai me engordar. Não como quase carboidrato no restante do dia (exceto proveniente de legumes ou frutas). Já pesquisei tanto, alguns sites e profissionais fazem verdadeiro terrorismo em relação ao pão, o que vai deixando a gente com medo. Me tornei fã do teu trabalho, é muito sensato e real. Indico teu blog para todas as minhas amigas!!! Bjsss!!!

  7. Mimis, stou fazendo dieta para hipertrofia e vc disse que para isso vc aumenta as calorias da sua dieta. Meu nutricionista me deu uma dieta com base em proteína da carne. O problema é que enjoa, eu chego a passar mal de ter que comer tanta carne com batata doce. Sua dieta tbm é assim para ganhar musculos? O que vc sugere pra sair um pouco da carne?

    • Michelle Franzoni em

      Oi Duda, minha dieta não é assim. É bem variada, tem frango, carne, peixes, ovos, legumes, massas, e etc. Espie as demais receitas no blog. Beijos!

  8. Olá! Parabéns pelo belo trabalho. Acompanho o blog sempre e tenho uma dúvida: nas receitas, faz diferença no resultado final substituir a farinha de trigo integral pela farinha de aveia (ou vice-e-versa) e substituir o adoçante pelo açúcar mascavo?
    Espero que possa me ajudar.
    Obrigada.
    Att.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Nathalia! Pode haver uma pequena diferença na consistência, mas acredito que possa trocar sim. Quanto ao açúcar, irá trocar as calorias e influenciar na cor. Beijão

  9. Catarina (IG: fit_in_macau) em

    Eu uso muito a de coco e a de amêndoas. A de amêndoas fica melhor nos bolos, etc já que a de coco absorve muito líquido.

    Para os que não são intolerantes e comem glúten sem dúvida que a farinha integral dá uma consistência perfeita

  10. Jéssica Guson Kratochwil Ribeiro em

    Oi Mimis tudo bem, comecei a acompanhar seu blog a uma semana e hoje comecei minha rotina de exercícios, me alimento bem pois estudei nutrição e escrevo sobre o assunto…. estou dentro do meu peso, porem gostaria de ganhar massa muscular, quanto tempo de treino você faz por dia?

    • Michelle Franzoni em

      Oi Jéssica, se você quer ganhar massa muscular precisa treinar musculação forte e fazer dieta hipercalórica para hipertrofia. Meu treino dura 50 a 60 minutos. Beijos!

  11. Poderiam ter colocado e incentivado o uso da Araruta, que é uma planta nacional e rica em nutrientes. Considerada como um alimento de fácil digestão, a fécula da araruta é usada no preparo de mingaus, bolos e biscoitos.

  12. bom dia!
    temos lojas de produtos naturais e orgânicos, estamos trabalhando bem com produtos sem gluten.
    a demanda vresceu muito nos últimos anos, parabéns pela matéria.
    mantenha nos informado das novidades.
    abraços
    equipe
    emporium oriental

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