Pimenta biquinho: como plantar e os seus benefícios na dieta

26

Gente! Vocês sabem que eu tenho uma horta enorme em casa e adoro plantar, né! Para quem ainda não conhece meu espaço preferido da casa, espia esse POST onde mostro tudinho!

E resolvi plantar pimenta há um tempinho atrás! E olhaaaa! Agora estão lindas demais!

Eu adoro a biquinho pois é suave e dá pra fazer conserva! Pode ser colocada na salada, no prato principal ou comer purinha como aperitivo.

E hoje vou ensinar a plantar essa delícia! É bem fácil e para adiantar, espiem essas dicas AQUI.

Eu costumo comprar sementes em pacotinhos que já são preparadas e especiais, o que facilita a germinação. Dá para encontrar em agropecuárias, floriculturas e até na internet.

Preparados? Vamos lá!

pimenta-biquinho-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post-2

O plantio em vaso é o mesmo processo, mas escolha um vaso maiorzinho para que a planta tenha mais substrato para crescer.

As sementes podem ser colocadas direto no local definitivo, mas eu gosto muito de plantar primeiro na sementeira ou copinhos para esperar a germinação que ocorre geralmente em 1 ou 2 semanas. Se fizer dessa forma, transferira para o local definitivo quando a plantinha tiver 8 a 10 cm.

As pimentas gostam do clima tropical e subtropical e as temperaturas devem variar entre 16º e 34º C. Gostam de sol direto e solo fértil e rico em matéria orgânica. Adoram água, portanto a rega deve ser frequente, mas nunca encharcada.

Depois de bem cuidada no local adequado, com nutrientes, água e sol, as flores chegam e a colheita se dá entre 80 a 150 dias. É uma planta bastante ornamental e enfeita qualquer jardim.

Gostaram das dicas? E agora vamos plantar! Postem fotinhos das hortas de vocês no facebook do blog pra eu ver. Olhem o meu pezinho!

pimenta-biquinho-blog da mimis

Vetores: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

26 Comentários Mostrar comentários

  1. Maria da Gloria Silva em

    Eu adoro plantar todo tipo de planta, só que os primeiros pés de apimenta biquinho que plantei ficaram lindos, só que agora eles nào crescem mais , ficam com a folha amarelada e cria bichinhos nas folhas.

  2. Show plantei a pimenta biquíninho está começando a crescer , mas tenho uma dúvida plantei a pimenta etnia ornamental já tem uma semana mais nada dela cresce iae tem que ter bastante sol , as pimentas requerem mais sol ou água ? Se possível responda irei agradecer obrigado.

  3. Agostinho Fernando de Andrade em

    Olá Michelle boa noite.
    Eu me interessei pela biquinho e semeei ai fiquei esperando , mas depois de algum tempo começaram a enrugar as folhas , ai nasce a flor mas depois cai e não vinga nenhum fruto.agradeceria se a amiga tivesse alguma informação a respeito sem mais obrigado Agostinho.

  4. Olá!
    Eu não consigo germinar as sementes de pimenta biquinho, mesmo seguindo todos os passos citados. Eu consegui depois de meses, duas germinações. Mesmo assim, a mudinha está com apenas duas folhas e noto que não esta desenvolvendo. Mesmo depois de 30 dias!
    Onde moro, a temperatura média é de 30/35°C!
    Alguma dica?

  5. oi, eu sempre gostei de pimenta e sempre usei elas nas minhas receitas mais desconhecia os benefícios para o emagrecimento. gostaria de voltar a utilizar as pimentas ainda mais agora sabendo dos benefícios que pode trazer para o emagrecimento. o problema e que tenho pouco espaço onde mora isso pode atrapalhar o desenvolvimento da planta.

    • Michelle Franzoni em

      Oi João! A pimenta pode ser plantada até m vaso. Quanto mais espaço, mais ela dá. Mas CAda um adapta como pode! Plante e me conte depois!

  6. KILMA EDMEA DE A. CESAR em

    bom dia….nao tenho sorte com plantio de pimentas…. sempre ficam com fungo branco nas folhas chegando a amarelar e cair…é uma pena pq o pé fica muito bonito qdo com as pimentas….adoro seus emails….bj….Edmea

  7. Maria Cristina em

    Olá, Michelle!
    Sou uma de suas fãs…
    ADORO tudo o que você posta e nos envia!
    Vou providenciar as sementes da pimenta biquinho para plantar em um vaso, pois moro em apartamento.
    Assim que elas surgirem, irei fotografá-las para que você as veja.
    Grata sempre por sua atenção e carinho, querida!
    Uma semana MARAVILHOSA a você e a seus familiares!
    Beijos…
    CRIS.

  8. Larissa Capobianco em

    Olá bom dia!

    Será que podemos fazer as sementes do próprio fruto? digo assim, se comprar a pimenta no supermercado e deixar a sementinha secar ao sol… Aceito dicas das sementes, pois em minha cidade é tudo muito difícil de encontrar! beijoos!

×