Cupulate e alfarroba: substitutos do chocolate

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O chocolate é o seu amorzinho, mas na dieta de emagrecimento virou vilão? Que nada! Desde que seja escolhida sua forma mais pura, como já contei aqui, sem tantos açúcares e gorduras saturadas, e evitado o excesso, o chocolate pode sim fazer parte da vida saudável. E, além dele, existem outras 2 opções de gosto e textura semelhantes, consideradas ótimas substitutas no caso de você preferir produtos orgânicos e lacfree: o cupulate e a alfarroba. Já conhecem?

A alfarroba já é mais popular, e tornou-se opção dos veganos, por ser um produto completamente vegetal, sim, sem lactose!! Também não contém glúten e nem leva açúcar, por ser naturalmente doce. É um fruto da árvore Ceratonia siliqua e já bastante conhecida como um substituto saudável do chocolate. O preço fica parecido com o dos chocolates acima de 50% de cacau, os mais puros, e também, infelizmente, mais carinhos.

Outras qualidades da alfarroba: não possui os estimulantes cafeína e teobromina, que vêm no cacau.

Detalhe importante: não é porque não vai açúcar, que diabético podem ficar à vontade. E quem está dieta tem que ficar de olho também, pois a alfarroba possui alto teor de açucares naturais (glucose, sucrose e frutose) de 38% a 45%. Então, nada de excesso!

Já o cupulate ainda não é muito conhecido. Feito a partir do caroço de cupuaçu, passa pelo mesmo processo do cacau para tornar-se chocolate, porém, como ainda é fabricado de forma artesanal, é um produto orgânico e não são acrescentados flavorizantes e aromatizantes em sua composição, como no chocolate.

Na forma de “chocolate” o cupuaçu passa a ter praticamente as mesmas características nutricionais do chocolate de cacau. De calorias e gorduras, por exemplo. Normalmente é vendido com uma porcentagem de 80%, o que o torna páreo ao chocolate amargo 70%.

E o cupuaçu em si, é tão benéfico quanto cacau. Tirando as gorduras para fabricação do nosso amado chocolate, ficam as vitaminas A, do complexo B e C, sais minerais como fósforo, cálcio, proteínas, fibras, antioxidantes, pectina, gordura boa e poucas calorias (o cupuaçu, não o cupulate rs).

No caso do chocolate, já sabe, né? Escolha o que possui maior porcentagem de cacau. Como mostro aqui. E lembrem-se, ainda que sejam alternativas melhores que o chocolate ao leite, ainda apresentam açúcar na sua composição.

Abaixo tem a tabela nutricional da alfarroba, do cupulate e dos chocolates meio amargo e ao leite. Observem que, a princípio, eles são bem parecidos, tendo maior diferença na forma em pó. O que vai mudar mesmo são as qualidades das calorias e a intenção do consumo.

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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