Alimentos com baixo índice glicêmico

0

Você já deve ter ouvido falar sobre alimentos com baixo índice glicêmico, eles são essenciais em uma dieta de emagrecimento, pois ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, controlando a compulsão. Esses alimentos não elevam muito o açúcar no sangue e assim ajudam a manter os níveis de insulina controlados.

A insulina é o hormônio responsável por levar a glicose para interior das células, onde são usadas como fonte de energia para o funcionamento do nosso organismo. Entretanto, se a insulina estiver em grandes quantidades ela pode aumentar a gordura abdominal, pois a glicose que não foi utilizada será armazenada imediatamente como depósito de energia e consequentemente tecido adiposo. Outro problema relacionado é a resistência à insulina, pois quanto mais o corpo produz, mais os órgãos se tonam resistentes e solicitam esse hormônio, com o tempo a insulina produzida pelo corpo não é suficiente para absorver toda a glicose podendo resultar na diabetes tipo 2.

Agora onde entra os alimentos com baixo índice glicêmico nessa história? O Índice glicêmico é um valor dado aos alimentos com base na velocidade com que os níveis de açúcar (glicose) aumentam no sangue após sua ingestão. Quanto mais rápida essa absorção pelo nosso organismo, mais esse alimento gera picos de insulina, mais rápido teremos fome, e o resultado é que comemos mais. Por isso que quando você come um pão francês que tem um índice glicêmico considerado alto (IG – 136), logo sente fome.

Por serem digeridos mais devagar, os alimentos com baixo índice glicêmico controlam a liberação da insulina, fazendo com que você sinta saciado e com constante energia. Então se seu objetivo for emagrecer, invista nos alimentos com baixo índice glicêmico, pois eles te proporcionaram saciedade por mais tempo, ajudarão a controlar os níveis de insulina e o nosso corpo não terá excesso de glicose para transformar em gordura, tudo que a gente não quer, não é mesmo?

Quando for consumir um alimento de alto índice glicêmico (rico em carboidratos de absorção rápida), combine com proteínas e gorduras, pois esses macronutrientes competem entre si para serem absorvidos no intestino e demorarão mais tempo para serem absorvidos completamente. Consumir fibras é muito importante também, pois ele torna mais lento a absorção da glicose.

Veja o quadro abaixo com vários alimentos e seus índices glicêmicos, e bora emagrecer 🙂

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

×