Como escolher o pão integral

Por Michelle Franzoni em 10 de maio de 2013

pao integral blog da mimis

Quem não gosta de um pão fofinho e macio no dia a dia?

Eu adoro e não fico sem. Claro que a minha escolha é sempre integral, pois são ricos em fibras, têm uma digestão mais demorada e por isso garantem saciedade ao organismo. Desde que comecei o meu processo de emagrecimento (ver AQUI) e eliminei 33kg , troquei o pãozinho branco pelo integral. É a escolha perfeita e já contei AQUI na minha dieta que ele não pode faltar. !

Mas temos que ter atenção ao escolher o pãozinho, pois com a variedade enorme que temos nos supermercados, boas escolhas garantem melhores resultados.

Muito já se falou que os pães integrais não têm nada de integrais. Essa afirmação não está correta, mas têm um grande fundo de verdade.

O que ocorre na verdade é que muitos dos produtos ditos integrais às vezes têm mais farinha branca do que qualquer coisa. Então é preciso estar atento e saber ler as informações dos rótulos. Neste POST, eu mostro direitinho como entender o que está escrito nas embalagens dos alimentos. Saber compreender as informações nutricionais dos produtos que compramos é o primeiro passo para uma vida saudável e um emagrecimento efetivo.

Além disso, diferente do que muita gente pensa, não devemos escolher nosso pão pelo valor calórico que ele apresenta. Devemos avaliar os todos os macronutrientes presentes no alimento. Para entender um pouco mais do assunto, leia este post AQUI. Outro dado importante, é sempre compararmos de acordo com a porção descrita na embalagem.

Então vamos lá! Um bom pão integral, primeiramente deve  ser rico em fibras. Essa é a grande diferença da farinha branca para a integral. Na farinha branca  (também chamada refinada) os grãos de trigo são moídos e ficam bem fininhos, enquanto que na farinha integral os grãos são mais preservados e suas fibras também.  Quanto mais refinada a farinha de trigo, menos fibras ela tem.

E olhem esse outro dado importante que não podemos deixar passar! Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade. Portanto, se procuramos um item realmente integral,  o primeiro ingrediente deve ser a farinha integral (trigo, centeio ou outra). Consequentemente ele terá mais fibras na sua composição.

Outros fatores estão relacionados à qualidade do pão, mas não tem a ver com o fato dele ser  integral ou não. A quantidade de sódio e gorduras ruins (saturadas e trans) refletem na sua escolha e quanto menor, melhor.  Mas atenção! Nem sempre as gorduras totais presentes fazem com que o pão seja ruim, pois nele pode haver gorduras boas indispensáveis ao organismo provenientes de oleaginosas como castanhas e também de  sementes, como chia, linhaça, etc.

Ah! Todas essas informações também valem para bolos e torradas ditas integrais.

Para exemplificar toda essa teoria para vocês, fiz uma blitz em alguns tipos de pães que existem por aí. Atentem-se aos rótulos sempre que forem compra algum produto.  As informações disponíveis aqui foram retiradas de sites na internet e podem não serem condizentes com o produto real.

Preste atenção nos rótulos dos produtos listados. Se considerarmos a regra da ANVISA, a grande maioria dos produtos aqui apresentados possui a farinha de trigo enriquecida com ácido fólico como primeiro ingrediente na sua composição. Ou seja, a farinha refinada é o item que mais prevalece no produto. Vemos que a quantidade de fibras varia entre 1,3 a 3,6g. Há também, a adição de alguns outros tipos de farinha que ajudam como centeio, linhaça, etc.

pão integral dieta emagrecer blog da mimis

pão integral dieta emagrecer blog da mimis

pão integral dieta emagrecer blog da mimis pão integral dieta emagrecer blog da mimis pão integral dieta emagrecer blog da mimis pão integral dieta emagrecer blog da mimis pão integral dieta emagrecer blog da mimis pão integral dieta emagrecer blog da mimis pão integral dieta emagrecer blog da mimis

Já estes três produtos abaixo, têm como principal ingrediente cereais, centeio e farinha de trigo integral, respectivamente. Além disso, possuem outros ingredientes que são ricos em fibra como farinha de aveia, sementes de girassol, linhaça e germe de trigo. Se repararem as fibras apresentadas nos tês itens,  irão notar e entender o que expliquei em todo o artigo. Estes produtos abaixo apresentam mais fibras que os demais, representando  melhores escolhas.

pão integral dieta emagrecer blog da mimis

pão integral dieta emagrecer blog da mimis

pão integral dieta emagrecer blog da mimis

Então é hora de se ligar! E não se preocupar com essa marca aqui ou o tipo ali!

Exitem inúmeras marcas e tipos de pães no mercado brasileiro, e muitas vezes algumas não são distribuídas nas mesmas regiões que a outras. A escolha do pãozinho de cada dia é pessoal e sempre deve ser relacionada com os nutrientes, gosto e necessidades diária.

Agora quero ver todo mundo fazendo blitz no mercado e perdendo um tempinho a mais lendo os rótulos. Com certeza vocês ganharão mais saúde e energia!

Ah! PAra ver minhas receitas saudáveis e magrinhas, clique AQUI. E me sigam no instagram @blogdamimis que tá cheio de dicas legais!

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *