Como fazer feijão magrinho e gostoso

40

como-preparar-feijão-blog-da-mimis-michelle-franzoni--01

Semana passada eu falei sobre a combinação perfeita entre arroz e feijão (ver AQUI) e hoje eu vou dar super dicas para vocês prepararem um feijão delicioso e magrinho, afinal, precisamos manter a boa forma e a saúde!

Muita gente ainda tem dificuldades na hora de fazer  o feijão e isso não deve ser um empecilho para deixá-lo de lado. O feijão é excelente para a saúde e deve estar presente em nossas refeições sempre que possível. Agora fiquem de olho nas dicas!

– Escolha o feijão de sua preferência, coloque-o sobre a mesa e separe as pedrinhas e os grãos irregulares. Lave e escorra pelo menos três vezes.

– Deixe o feijão de molho: Além de cozinhar mais rápido, isso evita que tenhamos gases após a refeição. O ideal é deixar de molho por 12 horas, mas  60 minutos já ajudam bastante.

– Em geral, para cada xícara (chá) de feijão, use três de água. No olhômetro, coloque 5 dedos de água acima do nível dos grãos de feijão. Se a água acabar e o feijão ainda estiver duro, coloque mais água e cozinhe por mais um tempo. O tempo de cozimento varia conforme o tipo de feijão.

– Tempero especial: Cada um tem seu jeitinho de temperar feijão. Eu gosto de colocar a cebola e alho picados junto com o feijão ainda cru e cozinhar assim. Quando ele está cozido, acrescento sal e pimenta e deixo engrossar. Na hora de servir, gosto de adicionar salsinha picada. E não coloco nadinha de óleo! Nesse POST eu mostro como refogo e “frito” alimentos sem utilizar gordura.

– Dica magrinha: eu adoro acrescentar verduras no feijão. A minha preferida é a cenoura. Assim, os vegetais já ficam com gostinho do caldo. Coloco a cenoura junto com o tempero, após retirar a pressão.

– Para deixar o caldo grosso: Depois de cozinhar na pressão e temperar o feijão, deixe-o em fogo lento. Uma forma de acelerar o processo é retirar um pouco do ingrediente já cozido, bater no liquidificador e devolver para a panela. Para facilitar o processo, eu costumo dar uma amassadinha nos bagos com a colher, pressionando-os nas laterais da panela.

Olha esse feijãozinho delícia que postei no instagram @blogdamimis ! Coloquei cenoura e lombinho de porco, que super combina e é uma ótima carne. (receita AQUI)

Ah gente! Eu sempre congelo o feijão que sobra se não vou consumir no outro dia. Separo em potinhos de acordo com a quantidade que costumo consumir. No congelador, o feijão pode durar até três meses.

Agora quero saber das dicas de vocês! Quais os segredinhos para fazer um bom feijão?

Vem ver mais receitas magrinhas e deliciosas AQUI.

 

 

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

40 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá. Aqui costumo colocar charque no feijão e outros carnes como calabresa e bacon e fica super gostoso, mas estou tentando emagrecer com saúde. E não quero me desfazer do feijão de cada dia, quero saber se ainda posso colocar a charque que acredito ser chamada de jabar em outros estados?

  2. Claudia Fernandes Resende em

    Oi Mimis!
    Será que se eu bater um pouco da lentilha cozida também consigo fazer com que o caldo engrosse como no processo de cozimento do feijão?

  3. Ana Paula M. Redivo em

    Michelle, eu faço assim: cozinho o feijão (o pacote de 1kg inteiro) e deixo ele esfriar, após isso coloco em tupperware pequenas e coloco no freezer, quando quero fazer o almoço o algo assim, eu descongelo e coloco na panela, tiro o tupperware e acrescento os temperos.

  4. uau que delicia de feijao com cenoura e lombinho. Nunca tinha posto cenoura. Mas ficou com uma cara de delicioso! Adoro feijao! e vc come com arroz junto ou quando come o feijao só come ele com verduras? Posso combinar?

  5. Oii mimis 🙂
    Tenho uma duvida muito cruel, todas as pessoas que eu conheço meio que “remove” o feijão de suas dietas pq diz que da barriga!!!
    Você poderia me ajudar em relação a quantidade diária?
    Obrigada :*

  6. Olá acabei de descobrir esse blog e estou amando!!! Tenho uma dica para engrossar o caldo do feijão e deixá-lo ainda mais nutritivo: AVEIA rsrs, sim nossa queria aveia em flocos finos ou farelo. Para não empelotar disolvo 1 colher de sopa em meio copo de água fria e acrescento no feijão fervedo, uso para engrossar sopas tambem. Quanto aos legumes gosto de colocar couve picadinha, Vou testar sua dica de já cozinhar com alho e cebola amanhã mesmo!

  7. sou gabrieli, participo da eletiva; quem mexeu no meu blog
    e esse blog me ajudou a ampliar os meus conhecimentos.. coisas no qual eu não sabia entao tive oportunidade de conhecer..

  8. Olá,
    A água que deixo o feijão de molho eu jogo fora ou é a mesma que cozinho ele???
    Normalmente eu cozinho com a mesma água e tenho gazes!!!!

  9. Eu coloco uns 2 cubos de biomassa logo no início do cozinho, assim ele fica com o caldo mais grossinho e com mais nutrientes sem alterar o sabor em nada.

  10. Oi Mimis eu faço o feijão como você, deixo de molho e cozinho junto com a cebola, o alho, e o sal e muitas folhas de loro, gosto de colocar pedaços de abóbora, salsinha e cebolinha. Tenho o hábito que estou tentando tirar que é de colocar 1 cubinho de caldo knorr..faço 3 xicaras de feijão e congelo em porções para toda a família.

  11. Cintia Groenwald em

    Coloco alho, cebola e tão importante quanto os outros dois e a estrela do meu feijão: Folhas de louro!! O cheio é enlouquecedor!! Na última coloquei pedaços de charque de músculo bem magro e bem demolhado, ficou uma delícia, comi a carne do feijão e nem fiz outra proteína!!

  12. Eu faço com cebola e alho também, pra mim feijão tem que ter gostinho de alho, se não nem tem graça!
    Outra coisa que eu descobri que dá um gostinho amadeirado e super gostoso é o Tomilho. Um pouquinho já faz uma super diferença e dá um sabor todo especial.

    Abraços pra ti!

  13. Olá Mimis,

    Eu sou leitora do seu blog há uns três dias, achei no instagram. Estou encantada com os conteúdos que são maras, as receitas então, melhor ainda.
    Quero parabenizar-te e te dizer que já sou sua fã.

    Um grande abraço,

    Geiza Santiago

  14. Aprendi com minha Avó: cozinhar o feijão com carnes. Ela não coloca lingüiça nem bacon, mas adora colocar músculo e charque (carne seca pra vocês!)
    Fica maravilhoso!!!!!! O músculo é magrinho e vc já aproveita a panela de pressão do feijão pra cozinha-lo, junto com os temperos. E a charque você pode escolher de um pedaço mais magro, retirar a gordura aparente e escaldar antes de colocar no feijão, tb antes da pressão, pra cozinhar. Detalhe é que vc pode dispensar o sal, nesse caso.
    Fica bom demaisssssssss!!!!

  15. Mimis, você já fez feijão sem ser na panela de pressão? Talvez na Crockpot…? Eu moro nos Estados Unidos e aqui quase não se usa panela de pressão… Até tem pra vender mas eu tenho um pouco de receio porque nunca usei. Beijos! Adoro seu blog!

    • Eu uso a Crock pot há anos e adoro. De dia ponho no high e cozinha em 6 ou 7 horas . A noite deixo no low por umas 10 ou 12 hrs e ja temperado com alho sal e cebola. … fica mais saboroso do que na pressão. Tbm moro aqui nos states.

    • Eu moro nos EUA também, comprei uma panela de pressão otima no Amazon e cozinho feijão sempre. Tem varias opções aqui de panelas, dee uma olhada la, tem muitos reviews para ajudar a escolher.

  16. Oi mimis eu costumo colocar o feijão de molho na água quente assim é mas rápido, e depois de uns 40 minutos eles já estão inchados, é só cozinha.

  17. Uma folhinha de louro e uma pitada de cominho também dão um toque especial. Vou tentar a dica do alho e cebola no cozimento. Como não sou fãde feijão, sempre procuro um jeito de deixá-lo mais gostoso.
    obrigada pelas dicas diárias e parabéns pelo sucesso!!
    =o)

×