Superação Odilma Costa

5

Superação-Odilma-Costa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01Odilma tem 31 anos e começou a engordar significativamente após entrar na faculdade, descuidando da alimentação. Com o excesso de peso também vieram os problemas de saúde, e foi aí que ela resolveu mudar a situação. Ela apostou na reeducação alimentar e nos exercícios físicos e emagreceu 31kg em nove meses.

Ela sempre foi magrinha, tinha vários apelidos e um deles era Olivia palito. Desde pequena seus pais sempre tiveram cuidado em relação a alimentação, pois são diabéticos. “Sempre tive acesso a frutas e verduras nas refeições, meus lanches na escola eles buscavam sempre o suco da fruta e bolo caseiro ou sanduíches que minha mãe mesmo preparava, alguns alimentos muitas vezes eram plantados no próprio quintal de casa.

Com a correria do dia a dia, os estudos e o fato de não saber cozinhar, Odilma sempre optava por comidas rápidas, o que fez com que ela engordasse muito durante os cinco anos de faculdade.

Durante muito tempo Odilma sabia que estava obesa, mas não tinha forças para tomar a decisão de mudar aquela situação. Para tentar emagrecer, ela fez muitas dietas da moda, mas não conseguia passar de três dias. Também fez uso de inibidor de apetite por três meses, e emagreceu 26kg, mas engordou 35. Odilma não tinha cobranças das pessoas, mas ela era crítica consigo e reclamava por seu excesso de peso, principalmente na hora de escolher roupa ou passar por uma situação constrangedora.

Até que um dia chegou os preparativos para o baile de formatura e Odilma percebeu que nenhum dos vestidos que gostava serviam. A alternativa foi mandar fazer um para o seu tamanho. “Eu já estava com vários problemas de saúde como falta de ar, dificuldade para dormir, refluxo, azia, dores nas pernas e costas, muita dificuldade de andar porque meus pés inchavam muito”.

Superação-Odilma-Costa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Todos esses fatores foram cruciais para que Odilma decidisse transformar sua história. Ela buscou na caminhada e nas corridas de rua o fôlego necessário para alcançar uma vida mais saudável e mandar pra longe o excesso de peso.

Durante o processo de emagrecimento, Odilma contou com o apoio do marido e dos pais, que mesmo morando longe, sempre estiveram com ela. “A maioria dos amigos duvidaram de mim, até diziam que eu não ia conseguir, porque era muito peso que precisava eliminar, hoje ficam admirados e até pedem dicas de motivação para emagrecer, me chamam de guerreira”.

Superação-Odilma-Costa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Antes de iniciar o emagrecimento, Odilma não tinha horário para comer, na maioria das vezes não tomava café da manhã e vivia à basede comidas congeladas. “Eu tinha pavor de cozinha, casei sem saber fazer praticamente nada, enquanto o marido trabalhava eu me virava com o fast food, minha vida era comer fora, pizzaria,sorveteria ,todo fim de semana, dois litros de refrigerante por dia”.

Na dieta, ela passou a se alimentar de 3 em 3 horas, incluiu frutas, verduras, iogurtes, cereais integrais e excluiu por completo as frituras, refrigerantes, massas e evita ao máximo os industrializados. “Eu evito ao máximo o glúten na minha alimentação, por indicação da nutricionista por ter hipotireoidismo e interferir no tratamento”.

Assim como Odilma, na minha reeducação alimentar eu fiz trocas inteligentes e passei a priorizar a qualidade dos alimentos, o que é fundamental para o emagrecimento saudável. Podem dar uma espiadinha na minha dieta AQUI.

Superação-Odilma-Costa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04O segredo de Odilma para mudar seus hábitos foi tirar forças da dor, das limitações que o excesso de peso trazia e se tornar mais forte e objetiva. “Durante a faculdade me senti discriminada, para o baile de formatura não pude escolher o vestido, pois nenhum servia em mim, precisei mandar fazer um, que guardo até hoje”.

Para fugir das tentações, Odilma focava nas fotos de quando estava gordinha e nas roupas que a cada dia ficavam mais folgadas. “Algumas delas ficam expostas na primeira porta do meu guarda roupa e no biquíni que sonhei usar e pra mim funcionou a cada dia, até hoje busco uma meta”, diz ela feliz.

As tentações sempre vão existir, mas é preciso ficar atento e evitar escorregar, para não colocar todos os esforços a perder. Nesse POST eu dou super dicas para driblar as tentações dentro e fora de casa.             Uma delas, é fazer receitinhas saudáveis quando a vontade de comer doce apertar. Olha que delícia o bolo gelado da Odilma!

 

Superação-Odilma-Costa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-06Odilma aprendeu que não precisa de excesso de comida e sim dos benefícios de cada alimento: Fazendo trocas inteligentes e emagrecemos sem nenhum dano à nossa saúde. Ao contrário de quando desejamos resultados relâmpago com dietas restritivas, vivemos no efeito sanfona e voltamos a compulsão”, conta.

E claro que nesse processo de mudança, Odilma começou a se exercitar! Ela iniciou os exercícios físicos logo no início do emagrecimento e caminhava 1 hora por dia” “Mal conseguia andar, minhas pernas inchavam, a cada 15 minutos eu parava de tanta dor, as lágrimas escorriam, pedia forças pra não desistir”. Após dois meses ela começou a intercalar com trotes. Ela baixava vídeos da internet e fazia exercícios em casa. “Depois de 9 meses comecei a frequentar a academia, após eliminar o peso esperado”. Atualmente ela faz academia e pratica exercícios em casa.

Eu também comecei a praticar exercícios no começo do meu emagrecimento, como contei AQUI. Eles são tudo de bom e fazem a diferença, vale a pena investir.

Superação-Odilma-Costa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

A fase mais difícil de Odilma durante o processo foi as dores nas articulações por conta do excesso de peso. “Caminhava na rua e junto vinha os olhares das pessoas e até piadas, isso me magoava. Colocava meu fone de ouvido, boné e óculos escuros e continuava, a cada roupa que folgava servia como combustível para continuar no foco”.

A internet fez toda diferença para Odilma. Foi onde ela encontrou inspirações de pessoas que também venceram a obesidade através da reeducação alimentar e reconstruíram suas vidas. “Muitas se encontravam na mesma situação que eu, e existe um apoio, um ombro amigo. Um dos blogs que me encontrei foi o da Mimis, que com as receitas e dicas de exercícios nos mostra que todos somos capazes de emagrecer e ter qualidade de vida”.

Ela também participava de grupos de emagrecimento no facebook. Por compartilhar sua alimentação, dúvidas e alegrias, muitas pessoas começaram a se inspirar na história de Odilma. “Resolvi colocar minhas fotos na página que criei em dezembro de 2013, lá postei momentos de tristeza, conquistas, reflexão e motivação, assim eu me fortalecia, hoje me sinto feliz em fazer parte da mudança de pessoas que através das minhas publicações buscam uma vida saudável e recuperam autoestima”.

Hoje Odilma é outra pessoa. Ela se olha de outra forma, se valoriza, se ama. “Minha autoestima elevadíssima, me coloco no inicio de tudo, não me sinto mais inferior, sem falar na saúde”.

Odilma, parabéns pela determinação e sucesso!Superação-Odilma-Costa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-07

Peso antes e agora:   105 kg    Peso atual: 74 kg       Altura:1.70         Tempo de emagrecimento: 9 meses

Vem ver mais histórias de superação AQUI

Superação-Odilma-Costa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-08

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

5 Comentários Mostrar comentários

  1. Marcelle Costa em

    Odilma parabéns pela sua determinação também estou em processo de redução de peso e já quase chegando onde pretendo…tenho hipotereoidismo também e fiquei curiosa sobre a o que vc mencionou a respeito do glúten. Onde posso me informar melhor a respeito? Já passei por algumas nutricionistas que nunca me falaram a respeito, mesmo sabendo da minha disfunção hormonal.

×