Abacaxi: o rei das frutas

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Vou falar sobre mais uma fruta tropicalíssima: o abacaxi.

Seu nome é provavelmente de origen tupi (ibacati) e significa bodum ou fruto que cheira forte.  E como cheira! Hoje comprei na feira e veio perfumando o meu trajeto.

Rico vitaminas C, B1, ferro, magnésio e fibras, seus benefícios são inúmeros:  facilita o transito intestinal, previne resfriados, potencializa a digestão das gorduras, é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. E para cada 100 gramas da fruta, temos apenas 48 calorias provenientes de carboidratos. 

Além de tudo isso, a fruta é rica em antioxidantes e ajuda na drenagem das toxinas do organismo, combatendo e prevenindo a temida celulite.

Eu costumo comprá-lo bem maduro e já cortar quando chego em casa. Tiro a casca, corto ao meio e depois em fatias finas. Guardo tudo na geladeira em um pote bem fechadinho. Quando eu quero comer, ele já está ali prontinho! 

Tá esperando o que para inserir o abacaxi na sua dieta? Que tal uma fatia quando der aquela vontade de comer doce? Ou um suco nutritivo?

Neste post AQUI eu mostro como fazer um suco delicioso que eu costumo tomar no café da manhã.

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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42 Comentários Mostrar comentários

  1. susanna pacini leal em

    1 rodela de abacaxi 1 maçã e 1 colher de sopa de gengibre ralado 200 ml de água bater no liquidificador . fica uma delicia .seu blog é ótimo.bjusss

  2. Tbm adoro abacaxi! E tento aproveitar o máximo da fruta, com a casca faço um chá, com canela ou hortelã…. bem geladinho, fica uma delícia!!!

  3. Mimis, amo tudo que você publica, tem me ajudado muito, são mensagens de estímulos, estou com acompanhamento com nutricionista e paralelamente sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar da AMIL para ser submetida a uma bariátrica, tenho 58 anos, sou diabética, hipertensa e outras comorbidades, tô naquela “se correr o bicho come, se ficar o bicho pega” ou seja, preciso perder muito peso ( estou com 99 kg) ou fazer a cirurgia que é mais invasiva porém mais radical.
    Sua experiência está me ajudando de alguma maneira, pena que vou voltar a trabalhar e não vou dispor de muito tempo para ficar no facebook, obrigada querida! Feliz 2014 para você!

  4. Oi Mimis! E quanto ao abacaxi desidratado? Eu estou meio viciada em comer uma rodelinha depois do almoço, pq substitui (e gosto ainda +) um doce.
    Você sabe se mantém as propriedades, há um contra em relação a frutas desidratadas?
    Bjs

    • Michelle Franzoni em

      nada é igual à fruta fresca, mas as desidratadas tbm sao otimas opções. 🙂 só temos que cuidar com a quantidade pois como perdem agua, parece que comemos menos, mas as calorias se mantém. mas uma rodelinha nao vai comprometer:) bjo

  5. Oi Mimis…te “conheci” ontem e estou adorando tudo por aqui!!!
    meu suco de abacaxi perfeito leva, abacaxi, limão, hortelã e gengibre. Fica maravilhoso!!!!!

  6. lavo muito bem a casca com uma escovinha e depois coloco com água na panela de pressão por uns 15 minutinhos, dá um suquinho m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.o! Uso inclusive nos meus sucos verdes, fica ótimo!!!!

  7. Faz mal comer um abacaxi inteiro? HAHAHA
    No meu caso, o abacaxi inteiro é a metade de um normal, e costumo as 3 da tarde, comê – lo inteiro. Pode? Assim eu fico cheio até o lanche das 6.

  8. Obrigado pelas dicas Mimis, estou comecando uma nova fase na minha vida de comer clean! e quero muito estar saudavel e perder minha barriguinha de gravida..kkk bjos VALEU

  9. MIMIS,ADORO TUDO O QUE VOCÊ FAZ.Parabens e obrigada por tudo. eu uso a casca do abacaxi para cozinhar e coloco umas 4rodelas de gengibre,cozinho bem,deixo esfriar,coou e bebo gelado,lembra bem o gosto.esperimente,depois me fala.

  10. Olá Mimis, vi você no programa da Eliana e amei sua história.
    Eu sou magra e como muita besteira e não engordo, gostaria de saber se eu também consigo ter uma boa forma física como a sua, quero ganhar peso e massa muscular!!!

  11. O abacaxi é especial na sobremesa,pois devido a ter bastante vitamina C,ajuda muito na absorção do ferro.Como tem uma boa quantidade de frutose,tentar comer 2 a 3 fatias por vez também é bom.

  12. Pingback: Churrasco sem culpa | Blog da Mimis

    • Eu também tenho umas manias engraçadas, Ana… tipo… tomar suco muito doce (melancia, uva) com refeições principais… nem curto rsss 🙂

  13. Pingback: Suco de abacaxi com hortelã | Blog da Mimis

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