Congelando frutas e vegetais

51

 congelando-alimentos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-1

Gente! Lembra que eu falei pra vocês nesse POST que aqui em casa eu tento não desperdiçar nada, nem as frutas? Pois então, quando vocês forem viajar ou perceberem que as frutas e verduras não serão consumidas a tempo, congele-as! No post de hoje eu darei super dicas de como congelar esses alimentos.

O congelamento também ajuda a preservar as vitaminas. No entanto, o processo exige alguns cuidados.

Alguns alimentos, por exemplo, não podem ser congelados, pois perdem as características, desde o sabor até a textura. Dentre esses alimentos desta lista estão as saladas, maionese, gelatinas, pudins, batatas e ovos cozidos.

Para congelar os vegetais, primeiramente é preciso branquea-los, ou seja, mergulha-los em água quente. Esse processo pode destruir algumas vitaminas, como a vitamina B e tiamina. Mas, mesmo assim, a quantidade de nutrientes restantes ainda vale o congelamento. Além disso, você não desperdiça alimentos bons.

congelando-alimentos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2

Vamos às dicas:

– Os vegetais precisam de choque térmico antes do processo de congelamento, principalmente para preservar a cor, sabor e textura, além de prevenir a deterioração. Lave os vegetais com água fervente ou exponha ao vapor. Em seguida mergulhe em água bem fria. Esse processo é chamado de branqueamento.

– Para congelar frutas pequenas, como morango, coloque-as em uma travessa lado a lado, sempre bem limpas e secas. Depois que estiverem congeladas, coloque-as em saquinhos plásticos ou potinhos bem fechados. Com essa técnica você também pode congelar cebolinha e salsinha picadas.

– Para evitar o escurecimento de frutas e vegetais pingue suco de limão sobre esses alimentos.

– Na hora de usar, pode descongelar no microondas ou em temperatura ambiente. Também dá pra usar diretamente na panela como em alguns pratos como sopas e refogados. Eu adoro essa receita de carne moída com abóbora porque dá pra jogar a cabótia direto na panela e é super rápida!

– As frutas congeladas podem servir de base para vitaminas, sucos e até sorvetes. Espiem as receitas de sucos AQUI e essa delícia de frozen yogurt que fiz com frutas vermelhas.

– Para facilitar o dia a dia, dá pra preparar legumes cortadinhos e congelar uma seleta em porções individuais. Assim na hora que quiser usar, já está tudo quase pronto.

congelando-alimentos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-3

Gente, de maneira geral pode-se congelar quase todos os alimentos. Só não podem se esquecer de utilizar embalagens de vidro ou plástico bem fechadas, para que não se forme cristais de gelo, o que prejudica a conservação do alimento.

E aí, quem já tem o hábito de congelar os alimentos? Nessa semana vou dar uma suuuuper receita em vídeo utilizando frutas congeladas! Inscrevam-se no meu canal do youtube clicando AQUI.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

51 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá! Gostaria de alertar que não consigo ler nenhuma de suas matérias pelo celular, pois ao clicar em “ler materia completa” não acontece nada, é como se eu não tivesse clicado em nada. Por favor, veja se há uma maneira de consertar isso! Abraços!

  2. Oi, estou pesquisando quais as maneiras de congelar legumes. Gostaria da sua ajuda para esclarecer uma dúvida. Por que não podemos congelar cenoura, batata, beterrabas etc. crus? Principalmente se o congelamento for para poucos dias, sendo a intenção de uso na mesma semana. Desde já agradeço.

  3. Micheli Fontanella em

    Mimis querida, amei as dicas, são maravilhosas!!!
    Você tem como nos passar uma lista dos alimentos que podem ser congelados sem perda dos nutrientes?
    Grande abraço!!

  4. Ola mimis , tenho 19 anos e estou pesando 98 kg … eu to perdida , não sei como fazer aquelas marmitas saudáveis pra congelar , será que tem como fazer ajudaaar ??? obg !!

  5. Olá, parabéns pelas doações de informação, belo gesto.
    Eu tomo Detox todos os dias, já tem uns 3 meses. Eu coloco em um saco plástico: pedaços de Abacaxi , várias folhas de hortelã , gengibre á vontade e uma folha e meia de couve, congelo tudo. Deixo á noite , na geladeira e de manhã está descongelado, acrescento o suco de 01 limão e um copo com água, bato tudo, e bebo sem coar. Que vc acha? estou fazendo certo??

    Abraço J.Ricardo

  6. Olá Michele, fiquei com uma dúvida em relação ao processo de branqueamento dos vegetais!
    Eu devo apenas mergulhar, lavar na água quente e imediatamente passar na água fria ?
    Ex: Brócolis, quando for utilizar, descongelo e cozinho novamente?
    Ou posso cozinhar normalmente em água fervente e depois passar na água fria?

    bjos e Obrigado!

    • Também fiquei com a mesma dúvida…e também queria saber.. em até quantos dias posso manter congelado? E ainda sobre o choque térmico, posso fazer c/ todos legumes e verduras, exceto as folhas?

  7. Bom dia , tenho duvidas sobre congelamento de legumes . Congelei uns dias atras xuxu , abobrinha e mandioquinha , o xuxu e a abobrinha ficaram murchas e a mandioquinha ficou algumas manchas pretas . Gostaria de saber o porque fica assim ?!

    Obrigada
    Abraços

  8. Olá Mimis!!!
    Gostaria de saber se o processo de branqueamento para o devido congelamento é válido também para couve, faço detox e as vezes a couve amarela antes de acabar a semana! :/ . bju

    • Congele com casca e tudo. A casca ficará preta, porém a banana, ficará branca. Aí não precisa colocar limão. Quando for descongelar, coloque em baixo da torneira para tirar a casca e aproveitar a fruta. bjs…

  9. Muito boa a dica, entretanto, não é recomendado que o descongelamento seja feito em temperatura ambiente, pois expõe os alimentos ao risco de contaminação. O ideal é que seja descongelado dentro da geladeira (T 65ºC) .

  10. Gerson Luiz Melim em

    Muito interessante suas dicas, mas gostaria de lhe perguntar o seguinte:
    Passei a fazer sorvete de banana congelada por três horas no freezer + frutas (qualquer uma) gelada, o sabor fica perfeito e é uma delícia, fica uma massa perfeita. Fiz também com a polpa de fruta congelada e ficou muito bom, nesse caso teria algum problema?

  11. Eu também faço “geladinho”, (sacolé, chup-chup) com as frutas… Eu faço o suco, sempre tenho aqueles plastiquinhos (que vc compra em lojas de 1,99 e vem 500 unidades), e faço a alegria da garotada (e a minha alegria mais ainda…rs..)… tudo isso para não consumir o sorvete, que tanto engorda, e aproveitar as frutas que estão quase estragando…

  12. Oi mimis, boa tarde! Eu gostaria de saber se, é você que faz o seus treinos ou você tem algum pessoal trainig. Eu vivo na Alemanha, mas gostaria de uns treinos por um Personal brasileiro. Outra pergunta, vc vai alguns nutricionista, ou vc preparar sua dieta? Muito obrigada bjs

  13. Claudia Neri Ferreira em

    Amei as dicas, parabéns pela superação, que nos encoraja a continuar em nosso processo de eliminaçao de gordura, de termos uma alimentação mais saudavel.

    Quero aprender a fazer o molho de tomate caseiro, mas não encontrei no blog.

    Tudo de bom para vc. Sucesso

  14. Ótimas dicas Mimis, acompanho o blog todos os dias e fico muito satisfeita a cada postagem, assuntos super interessantes! um beijo e muito sucesso.

  15. Jaquelline Ton Grobério em

    Achei muito legal as dicas, e acompanho diariamente as postagens! Cada uma melhor que a outra. Parabéns pelo blog Mimis, sucesso.

  16. Nessa época do ano eu consumo muito suco de fruta e para facilitar minha vida faço polpa e deixo no congelador e na hora de tomar fica mais fácil e assim também evito o desperdício, já que com o calor tudo estraga mais rápido!
    Bjs

  17. Amei as dicas! Também adorei a dica da Simone sobre a banana! Dia desses perdi um cacho inteiro por conta desse calor todo que está fazendo. Alguém aí pode me passar uma dica de como congelar a couve em cubinhos de gelo? Abraços a tod@s!

  18. Congelo banana com a casca e tudo…a casca fica preta, mas dentro, ela fica branquinha… Na hora de descongelar, eu só deixo um pouco para fora, ou coloco debaixo da torneira e a casca sai inteira…é um jeito para que ela não escureça…

  19. mimis hoje eu me deu um desanimo tao grande para eu emagrecer menino emagrecer affs as pessoas consegue coloca bully ate nisso, eu queria como já te contei fazer um intragam quando eu emagrecer para conta minha historia e da dicas mais quem que vem um menino dando receitas que emagreceu.,
    tou tao desanimado

  20. Alessandra da Rocha em

    Adorei a dica , principalmente com os legumes. Vou experimentar com brócolis e couve flor. Já faço poupas de couve para meu suco detox diário, era um problema sempre acabava em desperdícios, os maços eram grandes . Agora faço as poupas e deixo nas forminhas de gelo, duram 10 dias, acabou o desperdício.

×