Biomassa de banana verde

181

Biomassa-de-banana-verde-2-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post-01-01

É biomassa pra cá, banana verde pra lá! Tá todo mundo falando e usando essa maravilha!

A cada 100 gramas de biomassa são apenas 63kcal e 8,7 gramas de fibras, o que já ajudaria no processo de emagrecimento, mas ela é mais, muito mais. A biomassa de banana verde é um alimento prebiótico, por ser rico em amido resistente, que ao fermentar serve de alimento para as bactérias boas responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal, ajudando na absorção de nutrientes.

Esse amido resistente, que desempenha efeito semelhante ao das fibras, também provoca  sensação de saciedade e ajuda no controle da glicose no sangue, e ainda reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de redução de gordura. Conta também com vitaminas A e do complexo B, fósforo, magnésio e potássio. Junta tudo isso e o resultado é perda de peso rápida e saudável! 😀

Com ela fazemos cremes, molho branco, massas de tortas, pizzas e pães, maionese, coberturas e recheios de bolos e até brigadeiro delícia. Eu já fiz há algum tempo e uso nas minhas receitas, inclusive no pãozinho integral de liquidificador que já passei nesse POST pra vocês. A gente também acha para comprar, mas o preço é salgadinho e nem sempre encontramos facilmente. Por isso a receita de hoje é sensacional e quero ver todo mundo fazer! Espiem!

Biomassa de banana verde-blog-da-mimis-michelle-franzoni-13

Biomassa de banana verde
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Votos: 99
Classificação: 3.76
Você:
Classifique esta receita!
Print Recipe
Porções: Calorias por porção
gramas 63 kcal
Ingredientes
Modo de preparo
  1. Corte as bananas da penca sem deixar aparecer a polpa.
  2. Lave-as bem mantendo a casca.
  3. Coloque em uma panela de pressão e cubra com água.
  4. Após pegar pressão, conte 10 minutos e desligue.
  5. Mantenha a panela fechada por mais 20 minutos.
  6. Após esse tempo, retire as cascas das bananas ainda quentes e coloque as bananas no liquidificador ou processador.
  7. Junte um pouco de água para bater se for necessário.
Dicas

Use a quantidade de banana que quiser.

Vem ver mais receitas magrinhas e saudáveis AQUI.

www.blogdamimis.com.br

Muito fácil de preparar e armazenar e promete mil combinações de receitas. O grande problema para alguns é achar a tal banana verde! Minha dica: se no seu bairro tem feira, peça para o feirante ver se ele encontra e reserve de antemão. Eu fiz isso e deu certo! O senhor disse que tinha na casa dele e colheu pra mim! 🙂 Aliás, assim que é o ideal, pois algumas bananas verdes que encontramos nos mercados podem já ter passado pela aclimatação e isso prejudica um pouco os nutrientes. Então o melhor é banana colhida do pé! Ah! Pode ser qualquer tipo de banana.

O legal é que podemos fazer em maior quantidade e ir usando quando precisarmos. A biomassa pode ser congelada por até 3 meses e mantida na geladeira por 5 dias. Eu uso a porção que preciso na hora e congelo o resto em saquinhos individuais. Para reutilizar e conseguir uma massa uniforme e com textura boa, basta levar a porção congelada ao fogo brando com um pouco de água e hidratar, mexendo bem.

Tem algumas delícias de receitas com biomassa AQUI que fazem o maior sucesso no blog!

Em breve vou passar receitinhas deliciosas com ela, querem? Já fiz o leite condensado de biomassa e ficou super! Já conheciam a biomassa? Agora é hora de preparar essa delícia!

Ah! Me sigam no instagram @blogdamimis que posto muitas dicas bacanas lá!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

181 Comentários Mostrar comentários

  1. Bom dia !
    Adorei a dica brigadeiro de biomassa, não consegui visualizar a receita.
    Teria como enviar para o meu imail.

    Agradeço
    Jussara

  2. Bruna Nazário em

    Oi Mimis, amei a receita e vou fazer logo. Mas aproveitando gostaria de saber se você já fez a farinha de banana verde, é possível fazer tapioca com ela correto?
    Seria uma boa sugestão para um novo post?

    Aguardo ansiosamente…

    Beijos da Bruh Nazário

    • Michelle Franzoni em

      Oi Bruna. A tapioca é feito com polvilho puro. Não acredito que de para fazer algo parecido com a banana verde. Se fizer me conta! Bjks!

  3. Ola.
    Escutei falar q nao posso comprar a banana verde no mercado e q tem ser do direto fdo produtor. Isso eh verdade?
    Eu moro num lugar aonde importamos banana.
    me de uma ajuda. o q faco? mesmo nao sendo direto do produtor, posso fazer com a bem verde do mercado? ou perderei tempo?

  4. Ola, adorei a receita, mas estou com uma duvida essa biomassa e boa pra ser ingerida apos o treino ? Tem algum problema ingerir ele sozinho, ou puro, pq treino a noite chego em casa tarde e tem dia que acabo dormindo com fome por cansaço de ir pra cozinha, ai queria saber msm como consumir melhor, obrigada

  5. LI um artigo que menciona que quando aquecemos a banana verde, ela perde muito de seu amido resistente, transformando-o em amido comum, isso é verdade?

  6. oii fiz minha biomassa esta maravilhosa a textura mais usei um pouco da agua do cozimento para bater…isso vai prejudicar minha massa perde alguma propriedade ou estraga a massa

  7. Olá, eu adoro essa receita. Muito simples e fácil.
    Mas, tem um porém. Sempre que bato as bananas no liquidificador, sobe um cheiro forte de queimado, ai já desligo, deixando mts pedaços inteiros de banana por medo do liquidificado queimar. Voce tem alguma sugestão?????

    OBS: já usei vários liquidificadores e com todos acontece o mesmo.

    • Michelle Franzoni em

      Oi! Vc pode tentar sacudir o liqudificador enquanto bate para a banana não prender na lamina. Vai desligando e mexendo a banana também. Bjks

  8. Débora Bohrer Rocha em

    Boa tarde, tenho uma dúvida em uma receita que tenho com biomassa. A farinha de banana verde desempenha o mesmo papel da biomassa, pergunto pois onde moro é bem difícil de conseguir banana verde para fazer minha própria receita….e também não tem nos lugares onde fui (mundo verde por exemplo).
    Obrigada pela atenção! Bjs

  9. Oi Michele, boa tarde. Posso pegar qualquer banana verde? Uma pessoa comentou q não pode ser nenhuma banana q tenha sido refrigerada antes. Já ouviu falar algo a respeito?

  10. Boa noite,
    Gostaria de saber se a Biomassa de banana verde em pó comprado em farmacia tem mesmo efeito dessa em massa que vocês divulgaram?
    Obrigado.

  11. FRANCISCA CONCEIÇÃO CRUZ em

    Nossa..!! amei o site e nunca experimenetei essa tal de biomassa, vou ver se compro ou faço o mais rápido possível, preciso manter o peso que adquiri hoje, depois de muitos anos lutando contra a balança, em Setembro do ano, acabei internada de emergência, ficando no soro, tomando remédios e sem comer por uma semana, acabei perdendo 5 kls, me animei e desde que sai do hospital, são 9 meses, emagreci 27 kls, é dificil, é duro, precisa ter muita força de vontade e não quero esmorecer agora, então ver os benefícios que a BIOMASSA traz acho que vai me ajudar a continuar neste meu regime(muito loko) , toda ajuda é sempre bem vinda, obrigado e um abraço.

  12. Cleonice Alves Araujo em

    Acabei de fazer minha biomassa. Segui a receita certinha e deu tuuuuudo certo!
    Ficou ótimo e não ficou grudenta….
    Obrigada Mimis
    # partiu diieta

    • Michelle Franzoni em

      Oi querida! Leia os demais posts. Conto tudo no blog! Seria interessante você procurar um nutricionista se puder. Siga também as dicas da Fanpage e instagram. Beijos!

    • Pode bater no suco sim, eu sempre coloco um cubinho (feito na forminha de gelo) no meu suco verde pela manhã e tomo em jejum. É baita aliado no emagrecimento.

  13. Eu compro a biomassa já pronta, mas nao consigo consumir tudo no prazo de cinco dias. ja congelei e descongelei a metade e mesmo assim sobra. Quando sei que ela está estragada? posso consumi-la em 15 dias?

  14. Olá Michelle, se eu não coser as bananas e sim só tirar as cascas e passar no liquidificador com um pouco de água, vou ter benefícios? melhores ou não? grato.

  15. Olá Michelle , estou amando suas receitas 🙂

    Vc tem informações se na França, Alemanha ou Bélgica existe essa biomassa para vender? Qual o nome utilizado aqui ? …é tão difícil encontrar nesses países a banana verde .

    Um beijo

    Obrigada

  16. Michelle boa tarde, gostaria de saber se as receitas doces com a biomassa ficam com gosto de banana…por exemplo um brigadeiro ou ganache…obg

  17. Luciana Veronese em

    Michelle, eu tentei congelar a biomassa pra usar depois, mas ela ficou tão úmida e porosa que não ficou igual para usa-la em nenhuma outra receita. Tem alguma dica pra amenizar isso ou tirar aquela água dela depois do congelamento?

    • Michelle Franzoni em

      Oi1 Você precisa hidratar novamente levando ao fogo com um pouquinho de água. E mesmo congelada dura até 3 meses , Beijos!

  18. Deborah Ramos em

    Oi Mimis, já li muito sobre o amido resistente, e ele realmente parece ser ótimo! Mas, em tudo que eu li, não pode ser cozido, o amido resistente se perde! Inclusive nesse processo que tu ensinou a fazer… Logo, todos esses benefícios se perdem. Beijo

  19. Maria de Fátima Viera Monteiro Lopes em

    Eu sou de Trás-os-Montes Portugal.
    Aqui eu só arranjo banana verde no supermercado.
    Posso fazer biomassa com elas?

  20. Ola!!!! Amo esse blog!
    Essa semana fui fazer a biomassa de banana so que não li direito e esqueci, acabei batendo a banana cozida com casca …gostaria de saber se posso usar assim ou se posso misturar com a parte batida sem casca rs
    Obrigada!!!! Bjsss

  21. Vanessa Rodrigues em

    Michelle gosto muito da sopinha de banana verde, muito tradicional na minha região, será que ela é pouco calórica, e posso ultiliza-la mais no meu dia a dia?

  22. Eliane Martins em

    Olá Mimis, desde que conheci seu site fiquei encantada,tenho que agora encontrar forças para atingir uma meta,estou com pre-diabetes, e agradeço se me ajudar a adaptar minha dieta.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Eliane. O ideal é você consultar um nutricionista para que ele adapte sua dieta. Leia também as demais dicas do blog que irão te ajudar. Um beijo!

  23. Mimis,

    Li em vários lugares que a banana tem que ser colhida na hora, ou, corre-se o risco de não ficar certa a biomassa. Mas, vc sabe morando em SP fica difícil de encontrar banana verde por aí… Aqui a gente acha tudo quase apodrecendo, tem que andar 5 ou 6 mercados para achar algo realmente bom. Por favor,sabe me dizer quanto tempo depois de colhida ainda pode ser utilizada a banana verde para biomassa?

  24. Mimis,minha nutricionista disse que o certo eh deixar a água ferver primeiro e só depois colocar as bananas, pois elas precisam desse choque térmico! Então fica a dica pra melhorar ainda mais a receitinha hehe beijinhos

  25. Olá Michele, eu só não gostei na hora de lavar os utensílios que eu utilizei, o liquidificador quase queimou, não tinha força pra bater as bananas mesmo colocando água, pois a massa fica parece uma cola, e sem falar da cola que sai das bananas antes do cozimento, usei uma faca para retirar as bananas do cacho e não conseguia lavar a faca com esponja, não desgrudava de jeito nenhum. Tu tens alguma diga para isso?

    • passe óleo de cozinha na faca e esfregue com os dedos, o óleo funciona como um solvente para esse grude das bananas, depois é só lavar com água com bucha e sabão.

  26. Uso a banana verde com casca, batida no liquidificador com farelo de trigo e aveia. faço essa vitamina pela manhã e tomo em jejum. É um ótimo remédio para diverticulite.

  27. Oi Mimi.
    Estou tentando emagrecer com as tuas dicas, ja perdi 3Kg (10% do que preciso perder).
    Eu moro no exterior e estou tentando achar esa biomassa para comprar, pois as banans ja chegam meio amadurecidas aqui. A única coisa que encontrei foi farinha de banana verde. Você conhece ou já ouviu falar? Saberia me dizer quanto eu deveria usar para o pãosinho de liquidificador por exemplo. Obrigada pela ajuda, suas dicas são ótimas e já falei de você para algumas amigas daqui.
    Beijos,
    Luciana

  28. Maria Aparecida Duarte da Silva em

    Adorei as dicas como fazer a biomassa de banana verde,moro na roça e não conhecia as delicias da natureza, era muito mal informada mas graças a Deus tive oportunidade de conhecer o seu talento estou adorando. Já vou fazer a biomassa de banana verde.

  29. adorei a receita, me ajudou muito, fiz um brigadeiro delicioso, optei por usar uma banana “deves” nem muito verde nem muito madura e ficou perfeito, fui colocando água até ficar em um ponto bom e ficou igual, realmente nem dá para perceber a diferença de um brigadeiro de leite e um de banana 🙂

  30. Jaqueline valentin em

    boa tarde
    estou tentando entrar nos bons hábitos alimentares agora, e vi essa receita de biomassa.
    antes de tentar fazer essa massa, queria saber se ela é doce, e se pode comer ela pura ou tenho que acrescentar em outra receita

    beijos

  31. Alguém sabe onde comprar a biomassa pronta? Minha mãe ficou brava comigo porque a panela de pressão ficou muito difícil de lavar pois gruda o amido da banana e aquilo não sai!!! tive que lavar várias vezes… comprei a farinha de banana verde mas o gosto é totalmente diferente e ao contrário da massa, a farinha você consegue perceber o gosto nas receitas.
    Se alguém souber onde vende em São Paulo ou no Grande ABC me avisa please… ou se tiverem alguma dica para tirar esse grude da panela kkk
    obrigada!

  32. Ola …. Gostaria de saber se posso a biomassa com banana verde normal? E que sou portuguesa e em Portugal não é tão fácil assim achar banana verde… Obrigada beijinhos

  33. Bom dia Mimi, tentei fazer a biomassa conforme a tua receita e não deu, inclusive queimei o liquidificador. Acho que estão faltando detalhes que podem ser importantes, tipo colocar a banana na agua já fervendo na panela de pressão, deixar a panela de pressão fechada ate sair totalmente a pressão dela e não apenas 20 min pois tem panelas que demoram mais. Não é qualquer liquidificador que batemos a banana, pois no meu caso, como ela ficou verde e o meu liquidificador era dos comuns, não consegui. Minha intenção é apenas ajudar as pessoas que assim como eu, não conseguiram fazer e pedir todos os detalhes das receitas também.Obrigado.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Débora. A receita está correta sim, pois o que importa é o tempo da banana na panela. Com certeza vai depender do aparelho como você falou, Tente deixar um pouco mais da próxima vez. Um beijo!

  34. Oii Mimis, adoro tuas dicas! Mas, de tudo que já li sobre amido resistente, sempre se fala que o alimento não pode ser aquecido, senão perde essa propriedade. Nos EUA existe amido resistente feito de babata, mas também não pode ser aquecido, e sim consumido misturado aos alimentos. O que tu acha disse? Obrigada, beijos!

  35. Elisabete Proença em

    Oi Michele! Adoro seu site, mas gostaria de saber pois usei outro dia farinha de banana verde em uma vitamina de abacate e ficou amarga, porque será??

  36. Boa noite, Michelle 🙂
    A biomassa que costumo fazer é com banana, cascas, água, tudo da panela de pressão direto pro liquidificador ! Rs Tem ficado boa nas receitas.
    Tem alguma diferença no sabor ou qualidade da biomassa com casca e sem casca…? Uma redução na quantidade de fibras sem a casca… talvez?

    Att.

  37. SANDRA REGINA CUNHA DE SOUZA em

    OI Mimis e pra quem não tem panela de pressão ,que eu tenho pavor destas panelas ,deixo ferver por quanto tempo na panela comum será?

  38. Olá,

    Fiz a biomassa de banana e deixei por 10 minutos na panela de pressão, após começar a ferver, porém qdo abri as bananas estavam rachadas, existe algum problema da água usada para ferver ter misturado com a banana???

    Obrigado.

  39. Gente, biomassa não é “rica em microrganismos” não… ela apenas alimenta os que têm ação benéfica e vivem no intestino aumentando assim a proliferação destes.

  40. Ola! vi sua receita de Biomassa de banana verde, e vou tentar fazer. Vivo sozinho. e, pior não tenho panela de
    pressão.Moro nos Estados Unidos e por aqui fica complicado encontrar uma.Por favor, vc teria alguma outra
    alternativa para o cozimento das bananas verdes ? Tenho 65 anos, sou diabetico e hipertenso. Ah ! ia me esquecendo, estou agora com uma anemia ferropriva, meu organismo não esta absorvendo ferro. A banana poderia ajudar, nesse caso?
    Antecipadamente agradeço sua preciosa atenção.
    Bosco.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Bosco. Acredito que de pra fazer na panela comum porém precisa deixar mais tempo, e não sei te dizer quanto. Sobre as outrs duvidas, seria importante consultar um nutricionista ou médico para te ajudar. Beijos!

      • Oi Bosco,
        Na Bed,Bath e Beyond aqui no Estados Unidos tem panela de pressão, tem loja por todo lado aqui, e vc pode comprar on-line também, comprei a mais barata ficou por volta de 20 dólares bem grande e boa!

  41. Olá Mimi, eu faço com azeite, alho, cebola e uma pitada de sal. Serve para utilizar no lugar da manteiga/margarina em pães e biscoitos. Super indico.

  42. Que interessante, eu realmente nunca tinha ouvido falar a respeito. Na minha casa tem banana verde praticamente toda semana! (Temos plantações e no lugar que meu pai trabalha também tem. Vou continuar acompanhando. Abraços.

  43. olá amando suas receitas, estou me reeducando na alimentação, e suas receitas s maravilhosas, gostaria d receitas c a bio massa, p ver como posso usá-la, nas minhas receitas, mas hoje mais saudáveis. obrigada

  44. Oi Mimis!!! Já usei a biomassa de banana verde por um período, foi muito bom pra mim. Queria saber se pode ser utilizado qualquer tipo de banana ou apenas a banana caturra… Bjos, sou sua fã!!

  45. Bom dia Mimis!

    Agradeço por todas as dicas, conselhos e recomendações, são ótimas!!

    Nessa ultima sobre biomassa de banana verde (que me ajudaria muito a preparar pratos bem legais -principalmente para minhas 3 crianças pequenas…) estou com certa dificuldade…
    Moro na Suíça e todas as frutas tropicais são importadas… A banana mais verde que se tem aqui, já vem amarelinha… Ainda assim daria para fazer a biomassa?

  46. boa noite querida Mimi!
    tenho ficado muito contente com suas receitas, todas sem exceção. são fáceis, práticas e sempre explicadas com detalhes
    Uma pergunta, você poderia lançar um ou 2 livros dessas delicias com suas ilustrações, eu iria amar, uma de salgados e outra doce.
    Quero parabenizar, agradecer e desejar muitas bençãos de Deus em sua vida, por nos ajudar tanto,
    abraços!!!!
    .

  47. Ola , primeiro parabéns pelo blog, amoooo, já peguei muitas dicas, e só quero contribuir aqui com o teu post da Biomassa de banana verde, eu sou fã, faço muitas receitas deliciosas. Tem um bolo de cacau com biomassa, super gostoso, leve e rápido.
    segue :

    INGREDIENTES
    250g de biomassa de banana verde;
    3 ovos;
    1 xícara de açúcar demerara;
    3 colheres de sopa de cacau em pó;
    2 colheres de sopa de óleo de coco;
    1 colher de sopa de fermento em pó.

    Modo-de-Preparo

    Misture todos os ingredientes (se você utilizar a biomassa de banana verde feita em casa – que esteja na geladeira), por favor, bata no liquidificador! Ela fica dura e muito difícil de bater à mão, eu que o diga…
    Unte uma forma com um pouco de óleo de coco e cacau;
    Leve ao forno pré aquecido em 180° por aproximadamente 30 minutos.

    Seu bolo de cacau de liquidificador está prontinho! Agora é só aproveitar.
    Ficou incrível!!!!

    bjsssss

  48. Mimis, adoro seu blog! Tentei a receita do bolo de cenoura com calda de chocolate mas substituí a farinha integral pela farinha de biomassa de banana verde, para ficar sem glúten. Só que o bolo não deu certo, ficou com a consistência, cheiro e gosto estranhos. Sabe me dizer o motivo? Obrigada. Bjs

    • Bom dia, amiga!
      Estava procurando essa receita para fazer em casa,
      comprei bananas prata e fiz tudo conforme a receita, porém não deu certo, as bananas não viraram poupas, ficaram duras 🙁
      Acho que deve ter algum tipo específico de banana para fazer a biomassa. Vou tentar com outro tipo de banana.
      Abraços!!

  49. Oi Mimis, adoro suas dicas, uso biomassa faz um tempo e ela é mara mesmo. Você podia fazer um post falando um pouco sobre a pasta de soja (missô) tenho dúvidas se pode ser consumido na dieta, de que maneira.

    Bjs

  50. Olá Michelle, Bom dia!

    Algumas duvidas ficaram no ar. Como por exemplo:
    Como consumir, come pura?
    Como armazenar, pode guardar na geladeira?

    Obrigada,

  51. Claro que queremos receitas, Mimis! Dizem que o brigadeiro de biomassa é mara! O negócio vai ser arrumar a banana aqui no meu bairro…mas gostei da dica da feira! Bjo

  52. Oi Mimis

    Fiz minha biomassa com uma banana menorzinha (não sei os nomes das bananas, hehehe) e ela ficou rosa! Será que é normal?

    Beijos, adoro seus posts!

        • Aqui no Vale do Aço em Minas é tradição a sopa de banana verde, muita gente conta que em tempos difíceis sobreviveu a base de banana verde. Depois de cozinhar a banana inteira tira a casca e amassa ou bate no liquidificador e refoga com oleo, alho, sal e pimenta. Fica igual a sopa de inhame.

      • oi Michelle tudo bem eu gostaria de saber si não tem problema de fazer a biomassa da banana com a casca porque eu estou fazendo e vendendo para os conhecidos …então a maioria esta preferindo dela com a casca diz que a casca tem muita fibras e a biomassa fica menos grudenta.depois dela cozida eu só corto a ponta e o fundo e bato tudo……o que vc acha

×