Fibras e seus benefícios para saúde

Por Michelle Franzoni em 27 de abril de 2020

Alimentos ricos em fibras são bons para saúde, ajudam a emagrecer e são essenciais para uma dieta saudável, mas você sabe o porquê?

As fibras alimentares são partes dos alimentos que são resistentes a digestão e quando chegam ao intestino, têm o poder de regular o trânsito intestinal. Classificada em dois tipos, solúveis e insolúveis, as fibras desempenham um papel importante no funcionamento do nosso corpo.

As fibras solúveis quando ingeridas, se dissolvem em água formando um tipo de gel que permanece por mais tempo no estômago, dando uma maior sensação de saciedade. Esse “gel” atrae as gorduras e açucares, ajudando a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue, e alimentam também os probióticos (bactérias benéficas presentes no intestino), ajudando a manter a saúde intestinal e reduzindo inflamações, evitando assim o surgimento de doenças gastrointestinais.

As fibras insolúveis ajudam o intestino a funcionar melhor. Quando consumidas em conjunto com quantidades adequadas de água, agem como um laxante natural, pois são capazes de reter grande quantidade de água, causando uma distensão da parede do cólon e auxiliando, assim, na eliminação das fezes. Previnem prisão de ventre, hemorroidas, diverticulite e câncer de cólon.

Eu sempre trago receitas ricas em fibras aqui para o blog, elas são essenciais para a saúde, pois é no nosso intestino que grande parte dos nutrientes são absorvidos e por isso, ele tem que estar funcionando direitinho. Consuma diariamente alimentos ricos em fibras. É importante mencionar que quando se realiza uma dieta rica em fibras, é necessário aumentar a ingestão de água, já que a água faz parte de todo o processo.

Abaixo eu conto as principais fontes de fibras, mas não se preocupe em decorar, basta ter uma alimentação saudável, rica em vegetais, leguminosas e cereais integrais que já obterá as quantidades diárias de fibras necessárias. E lembre-se! Consultar um profissional especializado é sempre uma boa pedida!

Já conhecia esses benefícios? Costuma se atentar a ingestão de fibras? Me conta aqui embaixo 🙂

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Uma resposta para “Fibras e seus benefícios para saúde”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *