Como fazer o arroz integral perfeito

169

Como-fazer-o-arroz-integral-perfeito-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

O arroz é uma das comidas mais fáceis de fazer e está presente em quase todas as casas pois é um dos clássicos da alimentação brasileira. Ele forma uma dupla perfeita combinada com o feijão e até já falei dos benefícios deles AQUI.

O grão tem um super valor nutritivo, desde que seja utilizado na versão integral. Olhem quanta coisa boa! Compare as diferenças:

Como fazer o arroz integral perfeito - blog da mimis

Porém, muita gente ainda tem dúvidas de como prepará-lo e reclama que nunca fica bom. Eu era uma dessas pessoas e não comia arroz integral em casa de forma alguma, somente em restaurantes a quilo. Não tinha jeito! Todas as minhas tentativas de fazer arroz em casa eram frustradas e eu achava aquilo horrível!
Até que… aprendi a fazer de forma correta.

Então hoje vou passar minhas dicas simples para preparar um belo arroz integral e coloca-lo no seu dia a dia. Com o tempo, se acostuma e tenho certeza que você nem vai mais ter arroz branco em casa! Aqui foi assim.

Eu gosto de usar o arroz cateto, mas o integral tipo agulhinha também é bom e até mais fácil de fazer pois fica mais soltinho.

A primeira dica é colocar o arroz de molho na noite anterior. Isso vai deixa-lo mais macio e seu cozimento ficará mais rápido. Além disso, o ácido fítico é neutralizado e os nutrientes prevalecem. A dica é colocar o arroz de molho, sendo 2 xícaras de água para cada xícara do grão. Adicionar duas colheres de vinagre, suco de limão ou trocar a água pelo soro do leite proveniente da sobra do queijo que passei receita AQUI, vai otimizar o processo.

Para dar um sabor especial, na hora do preparo vale acrescentar cebola ou alho picadinho, assim como se faz com o arroz branco. Temperar a comida é um dos segredos do sabor!
Nada de fritar o arroz! Isso se torna totalmente dispensável e só acrescenta calorias ao prato. Se fizer questão do sabor do azeite de oliva, adicione depois quando o arroz já estiver pronto, mas lembre-se que cada colher de azeite tem cerca de 119 calorias.

Refogue a cebola ou alho junto adicionando um pouquinho de água, com ensinei AQUI . Coloque o arroz e já adicione o sal. Em seguida é hora de adicionar a água.
Para 1 xícara de arroz integral eu adiciono 3 xícaras de água. Já para 2 xícaras de arroz, a medida é de 4 xícaras e meia de água. Isso foi feito baseado em centenas de estudos e tentativas. rsss Porém, essa medida pode mudar de acordo com a sua panela ou fogão.

Para acertar essa medida e o ponto correto, quando a água estiver secando, é preciso provar o grão. Se estiver duro ainda adicione mais um pouquinho de água e deixe cozinhar. Não coloque muito pois pode ficar empapado. Fique de olho até chegar no ponto ideal.

O segredo do arroz é o tempo de cozimento. Ele demora mesmo! E descobri que o meu nunca ficava bom porque eu não tinha paciência para esperar. Se não deixar de molho, serão cerca de 40 minutos na panela cozinhando, então se você é como eu que cozinha tudo em 15 minutos, prepare-se antes quando for fazer arroz.

Tem gente que gosta de fazer o arroz na panela de pressão e dá super certo, diminuindo bastante o seu tempo de cozimento. Eu não faço no dia a dia porque cozinho pouco arroz por aqui. Mas se a família é grande ou se você for cozinhar para vários dias, essa dica é ótima! Basta colocar os temperos, o arroz e a mesma medida de água que passei acima e colocar no foro por cerca de 20 minutos. Tá pronto seu arroz!

Agora quero ver todo mundo comendo arroz integral gostoso!
Gostaram das dicas? Como vocês fazem arroz integral em casa? Me contem seus segredinhos!

 

Fotos: Shutterstock

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

169 Comentários Mostrar comentários

  1. Meu arroz integral delícia lavo colocou na panela de pressão cada xícara de arroz coloco duas de água qual com cebola alho uma gota de azeite de oliva fervo por 5 minutos desligo a panela de pressão deixa meia hora fica cozido e solto uma delícia muito gostoso mesmo huu

  2. Vou tentar fazer o arroz integral,Nunca acerto. Estou acima do peso e na menopausa,Não consigo emagrecer. E tenho uma dificuldade com exercícios físicos. Mas…estou tentando. Obrigada.

  3. Eu ainda coloco azeitona picadinha e cenoura ralada. Uso sal rosa, mas se a azeitona estiver bem salgada, não uso sal. Pra quem gosta de azeitona, fica ótimo. Se usar a preta, o arroz ainda fica “manchado” de roxo.

  4. RITA DE CASSIA NECHO em

    aprendi fazer o arroz integral daquele jeito de americano fazer arroz: fervo com mais água e depois escorro como se fosse macarrão. achei mais gostoso, mas será que perde nutrientes?

  5. Uso arroz integral com frequência .Faço da seguinte forma :-Pouco azeite, cebola .Deixo dourar ,coloco o arroz e deixo fritar .Junto 3 medidas de àgua e vigio ,até que coza .Sempre me fica duro ,porque se assim não for abre demais .

  6. Tenho um método mais simples para fazer o arroz integral. Basta prepará-lo de véspera, ou bem antes do momento de servi-lo. Uso a medida recomendada, uma de arroz para três de água, com os temperos que costumo usar. Coloco tudo para cozinhar. Quando água chega na altura do arroz, desligo o fogo. O Cozimento continua na panela tampada, mesmo com fogo desligado, por causa do calor residual. Umas duas horas depois ele estará macio e volumoso. Uma delícia! Obviamento, feito numa panela de inox, o resultado fica melhor. Descobri essa maneira de preparo um dia que tive que sair , mas o arroz não estava pronto. Desliguei o fogo e quando voltei: surpresa!!! rsrs

  7. Junia de Paula Oliveira Barbosa em

    Muito boa dica!!! Também fiz várias tentativas e agora só como arroz integral. Faço no microondas (rsss). Com as mesmas medidas que vc passou eu cozinho por 5 min, mexo e dou uma pausa e volto a cozinhar por mais 5 min apenas. Ele chega ao ponto com o próprio calor/vapor (dentro do microondas).

  8. Olá Michelle
    Coloquei o arroz integral de molho em água e vinagre por cerca de 12 horas, mas está macio demais, já até consigo comê-lo, parece já cozido.
    Devo refogar os temperos e cozinhar mesmo assim?

  9. esta dica de colocar de molho é ótima, pois o integral demora muito para cozinhar e ainda depois que enxuga fica ressecado, eu preciso me acostumar mas não gosto! porem toda nutricionista recomenda.

  10. ROSANA MASTRELLI em

    Oi Mimis!
    Fiquei com uma dúvida, a água que o arroz ficou de molho eu jogo fora ou cozinho o arroz com ela?
    Eu nunca fiz arroz integral, e agora minha filha está pedindo…
    Bjs

  11. RITA DE CASSIA MAZZEI LAGE em

    Boa tarde estou fazendo dieta com arroz integral, PAO INTEGRAL estou comendo carne,frango grelhado brocolis,tdas verduras de costumes estou treinando, mas tenho um problemina TENHO um desgaste no joelho na patela. O medico proibiu esteira caminhada. So posso fazer musculaçao que eu ja faço a hidro que eu nao faço.começei essa dieta faz um mes tinha 74k estou com 70k esta tendo resultado 3 kilos por mes acho esta bom mas
    nao estou fazendo esteira.nem caminhada agora nao posso fazer mas esteira nem caminhada. Sera vou perder mas 3 kilos esse mes? retorno obrigado.

  12. Luciana Alcantara em

    Michelle, gosto muito de acrescentar legumes como florzinhas de brócolis ou quadradinhos de cenoura, etc…Obrigado pelas dicas e sucessooo. <3 #Lú

  13. Maravilhoso o blogdamimis !!! Estou começando a usar o arroz integral e estou tentanto fazer gostoso, porque o sabor e muito difetente do branco. Amei pedir ajuda no google e encontrei esse blog abençoado

  14. Ana Paula de Mendonça Peixoto dos Santos em

    Eu faço meu arroz integral na panela de arroz elétrica. É muito fácil e o arroz cozinha rapinho e fica soltinho.

  15. eu gosto muito , o meu eu faço assim: como ele rende muito, coloco uma xicara pequena de arroz com meia xicara de ervilha, temperos e um pouquinho de açafrão porque não gosto da cor, cozinho como vc e guardo na geladeira, fica gostoso.

  16. Após ler o artigo e filtrar os comentários, resolvi tentar fazer eu mesmo esse arroz e deu certo de prima!!! Cozinhou rápido, não ficou duro e nem papa. Eu mesmo me surpreendi de ter realizado esse feito kkkk!!!
    Lá vai: coloquei uma colher de sopa bem cheia de alho picado (sem sal) e meia cebola picadinha e primeiro dei aquela refogada dos dois já na panela de pressão mesmo. Sem apagar o fogo, acrescentei as duas xícaras de arroz e 4,5 xícaras de água e uma colher de chá de sal. Tampei a panela e, assim que ela começou a apitar mais forte (pegou pressão) contei 12 minutos exatos e apaguei o fogo deixando a panela perder a pressão sozinha. Fiquei meio cabreiro com o que podia acontecer, porém…FICOU SUSSA!!!!! KKKK
    Obs. – a minha esposa já havia tentado cozinhar esse arroz em panela comum…eu notei que demorava horrores pra cozinhar e mesmo assim ainda ficava muito duro (acho que por isso é que desde então não entrava mais arroz integral aqui em casa kkkkkkk)!!!

  17. Olá Mi, gostei muito das dicas mas tive uma duvida, a aguá do preparo do arroz deve estar quente ou pode ser natural mesmo?

    beijinhos

  18. na verdade na panela de pressão, quando pegar pressão basta desligar e deixar em torno de uma hora, com a tampa fechada. Economia de gás e fica do mesmo jeito. macio e não empapado, sõ tente que cuidar na quantidade de água!

  19. Giselle Belinossi em

    Eu depoimento com o arroz integral é a minha cara! Rs Mas estorno período pós desistência, querendo tentar novamente, e achei sua página! Ia fazer agora, mas como vc indica colocar de molho, vou colocar hoje para fazer no almoço amanhã! Torcendo aqui para conseguir um bom resultado também!

  20. Maria Cristina de Oliveira Reis em

    Agora sim ;depois destas dicas passei a comer arroz integral sem problemas;Com mto mais sabor.Obrigada pela dica.Deus abencoe sempre!!!

  21. MARIA ADELAIDE FESTA LIMA em

    ARROZ INTEGRAL fácil, saboroso e saudável

    1x de arroz integral
    3 1/2 x de água
    (se colocar mais de uma xícara, para cada xícara, coloque 3 de água)

    Deixe-o cozinhar tampado em fogo alto até levantar fervura; daí baixe o fogo, e deixe o cozinhar até secar a água. à parte fazer o tempero : sal, alho, cebola, (podendo acrescentar cheiro verde, pvt miúdo, sem ser hidratado, … ).
    Deixe o arroz esfriar um pouco antes de colocar o tempero. Ao colocá-lo, mexa com uma faca, para ele se soltar um pouco.

  22. Mimiss, me responde, por favor?!!! rss

    Eu entendi direito…Posso usar o soro que sobrou do cottage e substituir toda a água? O soro deve estar fervendo antes de colocar no arroz, certo?

    Se for isso mesmo vou fazer sempre! Acho um desperdício jogar fora todo o soro.

  23. Olá!! Fiz o arroz integral na pressão e não deu certo. Ficou papa.. já colocando de molho, ele incha um pouco..fiz também e mais uma vez não ficou bom…ficou meio duro..Quanto tempo é para ficar de molho? Um abraço!!

  24. Oi Michele,nossa como demorei para aprender como cozinhar o arroz integral,foram longos 4 meses kkkkk,eu cheguei a pensar que eles fossem todos ruins e velhos porque não cozinhava em 15 minutos,os meus levam de 25 a 30 min,uma luta mesmo e,ainda ficar 15 min.abafado,mas vale a pena esperar,pois,eles são bons mesmo,agora que aprendi,não me irrito mais kkkkk. Bjo

  25. Caroline Araújo em

    sobre o azeite de oliva extra virgem, apesar de cerca de 119 kcal em 1 col de sopa, é a recomendação de consumo diário. ele não engorda por conter mais de 100kcal em uma simples colher, e se não for aquecido, pq realmente nao deve ser, só traz benefícios à saúde. essa quantia deve ser distribuída nas refeições ao dia, por exemplo em 1/2 col de sopa na salada do almoço e outra 1/2 colher janta.

  26. Uma dúvida: essa água que você deixou o arroz de molho, jogo fora ou cozinho o arroz com ela? Se jogar fora, não estou jogando também alguns nutrientes do arroz junto?

  27. elizabet maria espindola em

    ja tinha tentado varias vezes fazer arroz integral vou fazr essa eu fritava o arroz e nao deixava de molho agora sim vou seguir a risca essa receita , obrigada.

  28. Eu fiz o meu arroz integral e até que ficou bom. Porém aqui vai uma crítica construtiva, eu tive bastante dificuldade em ler o conteúdo, talvez porque se tratando de receitas seria melhor um passo a passo.

    De qualquer obrigado por compartilhar.

  29. Eu faço o meu assim: coloco 1 xícara de arroz na panela c bastante água e cozinho. Qnd o arroz está bom eu escorro e “lavo” com água limpa. Dps acrescento um fio de azeite e uma pitada de sal. Ele fica soltinho e sem aquele cheiro e gosto forte.

  30. Fernanda Parazzi em

    Olá. Gostei da dica em deixar de molho o arroz. Eu façona panela eletrica de arroz, mas demora 40 minutos. Minha dica para um arroz integral saboroso é cozinhar ele apenas com sal. Fazer o refogado separado de cebola e alho e acrescentar cenoura, pimentão amarelo e vermelho. Depois de pronto o arroz misture esse refogado. Aqui na minha família quem não gostava de jeito nenhum aprovou. Faça pra vc provar. É bom quando vc reunir família e amigos pois rende bastante! Beijos

  31. Bom dia, minha esposa começou a querer arroz integral, pois comprei e fiz na panela de arroz elétrica, não ficou muito bom rs, mais agora com sua dica de colocar mais água e não deixar fritar um pouco o arroz vamos ver se sair melhor do que a primeira vez..
    Feliz ano novo a todos!

  32. Oi,eu faço assim,não deixo de molho antes não, refogo os temperos alho,cebola etc adicionou. Água e coloco na panela de pressão, qdo começa a chiar a panela conto dez min. E deixo perder a pressão sozinho,para terminar o cozimento e pronto,feito em dez min e tbm pode se adicionar legumes caso queira,cenoura,vagem,etc.

  33. eu faço o arroz integral, tanto o agulhinha quanto o cateto, na panela de pressão e fica bem gostoso e não abre o grão. Coloco um pouquinho de óleo, alho, sal marinho, uma xicara de chá de arroz e três de água fria, fecho a panela e após 15 minutos que a panela começa a chiar eu abro e deixo secar.

  34. Oi!!! Uma dúvida… RS
    Eu jogo a água fora do arroz que estava de molho? Preciso passar mais uma água corrente e escorrer antes de ir para a panela?
    Obrigada, quero fazer!! Bjoss

  35. É assim que eu faço o meu integral.É rapidinho. Eu tb costumo usar suco de cenoura ou outra verdura no lugar da água. Fico meio coloridinho.
    Amo o blog da Mimis.
    Bjs
    Rosa Diana

  36. Boa noite. Gostaria de saber se devo lavar o arroz após deixá-lo na água com vinagre. Ou se é suficiente, escorrer a água e cozinhar. Obrigada.

  37. Meu método é mais pratico e rápido hehe , coloque 1x de arroz integ juntamente com o sal os temperos e 2,5 x de água, acenda o fogo e após levantar fervura deixe cozinhar por 10 minutos , desligue o fogo e deixe descansar até absorver toda a água, estará pronto.

  38. Queria muito conseguir comer arroz integral, como troquei tudo pra integral aqui em casa, como farinha, pão, mas o arroz tem um sabor estranho q não me agrada, mas não podemos ganhar todas não é, o importante é seguir todo o resto da dieta certinho e muito exercício fisico que um dia chegamos lá Beijoos

  39. Como eu também sou de cozinhar tudo em 15 minutos, tenho uma forma mais rápida. Quando acordar coloque o arroz para cozinhar por 15 minutos (2 xícaras de água para 1 de arroz) depois tampe a panela e deixe até a hora do almoço. Ele vai crescer e ficar molinho. Aí na hora do almoço é só colocar no fogo de novo para secar o restinho da água por uns 5 minutos e pronto.

  40. Adoro suas dicas e suas receitas já fiz algumas!!! Já fiz o risoto de abobrinha sendo que acrescentei alguns legumes e frango, fiz a tortinha de brócolis, suflê é tudo ficou delicioso!!!
    Gostaria de pedir só mais receita de caldos e sopas deliciosas !!!
    Obrigada e parabéns por dividir com a gente suas delicias !!! Beijo grande !!!

    • Suuper apoio essas receitas de sopas e caldos, ia dar uma turbinada na nossa dieta já que se substituirmos o jantar por sopa dizem que perde mais peso, mimis atende esse pedido por favor

  41. Daniele Medeiros em

    Oi Mimis
    eu faço na panela de pressão, qualquer um dos tipos, fica pronto em 20 minutos, o grão não abre e fica uma delícia
    adoro suas dicas
    bjs

  42. Daniele Medeiros em

    Oi Mimis
    eu faço o arroz integral, tanto o agulhinha quanto o cateto, na panela de pressão e fica bem gostoso e não abre o grão. Coloco um pouquinho de óleo, alho, sal marinho, uma xicara de chá de arroz e três de água fria, fecho a panela e após 15 minutos que a panela começa a chiar eu abro e deixo secar. Foi o jeito mais fácil e saboroso de comer arroz integral … adoro
    estou gostando muito de suas dicas
    bjss

  43. Oi adoro suas dicas, quanto ao arroz integral compro o de saquinho, é muito fácil não precisa se preocupar com medida de aguá, cozinho por trinta minutos esta pronto bem macio.

  44. O meu arroz fica soltinho. Demora para ficar pronto. Para um copo de arroz, duas de água,deixo ferver e acrescento tempero(alho e cebola),coloco o arroz e deixo cozinhar. Provo para saber se necessita de mais água.

  45. Olá mimis ,estou fascinada com suas receitas e dicas.faço controle de glicose e suas receitas são ótimas.meu arroz integral tem o preparo bem parecido com o seu porém gosto de picar cenoura em cubinhos na hora de iniciar o cozimento fica muito bom e nutritivo e o arroz que mais uso é o que tem 7 grãos pois ele não tem cheiro e gosto forte como o arroz integral comum.bjos

  46. Eu amo seu blog e todas as dicas são ótimas.
    Fiz o arroz integral e pela primeira vez fico uma delícia. Agora vou adicionar em minhas refeições.
    Adicionei também ervilhas, cenoura em cubos pequenos e uvas passas, ficou um arroz integral a grega bem colorido, e uma delícia!
    Muito Obrigada, você é minha inspiração Michelle!
    Beijos!

  47. bom dia Mamis Faz pouco tempo que introduzi arroz integral na minha dieta e uma das vezes aconteceu essa descoberta,coloquei alho e cebola e caldo zero para refogar com água e um copo de arroz refoguei alguns minuto e acrescentei 2 copo de água deixei ferver uns 10 minutos, fiquei sem paciência de esperar e almocei sem o arroz desliguei o fogo e deixei para terminar o cozimento a noite e pasme pq a noite tirei da geladeira na panela mesmo e o arroz estava praticamente cozido e soltinho só coloquei meio copo de água para aquecer sem mexer no arroz senão pirua e prontinho e gostoso com 15 min no fogo e 7 hrs na geladeira.

  48. Ai Mimis eu queria tanto emagrecer, mas tenho desânimo em malhar. Tem fases q malho em casa mesmo, perco uns quilinhos e logo desisto. Fico triste demais. A sorte é que me alimento bem embora fujo um tanto da reeducação, já cheguei aos 86kg e agora to com 83kg

  49. Eu faço arroz assim. Deixo de molho na noite anterior e cozinho na panela normal, com alho e cebola picadinhos. Depois separo em potinhos e congelo para semana toda. Não gosto de fazer na panela de pressão porque não pega o sabor dos temperos direito.

  50. Me confundi um pouco com a tabela nutricional e as fotos…pois a foto do integral está na informação nutricional do branco e vice-versa…ficou confuso mesmo.
    Adorei as dicas e vou experimentar hj mesmo.

  51. Joanita Gorete de Andrade Rosa em

    Achei ótima a dica de deixar de molho, mas fiquei com uma dúvida: gostaria de saber se a água que ficou de molho com o arroz deve ser utilizada no momento do cozimento ou descartada? Se descartada não estaremos desperdiçando propriedades? Desculpe… mas é uma dúvida mesmo! Obrigada! Adoro suas dicas e receitas!!

  52. Olá Mimiss… Fiz o arroz hoje e ficou maravilhoso e o melhor sem nenhuma gotinha de óleo/azeite.

    Obrigada por ser nossa inspiração diária!

    Bjos

    Mariana

  53. Adorei a dica, sempre tive dificuldades em gostar do arroz integral e fazendo-o dessa maneira achei que ficou bem saboroso! Amo o seu blog e suas dicas me ajudam e muito a levar uma vida mais saudável, suas receitas são bem fáceis, obrigada

  54. Oi Miclelle, estou na duvida se entendi ou nao o prepraro do arroz intergral antes do cozimento!

    A primeira dica é colocar o arroz de molho na noite anterior. Isso vai deixa-lo mais macio e seu cozimento ficará mais rápido. Além disso, o ácido fítico é neutralizado e os nutrientes prevalecem. A dica é colocar o arroz de molho, sendo 2 xícaras de água para cada xícara do grão. Adicionar duas colheres de vinagre, suco de limão ”

    Minha duvida: Colocar o arroz de molho na agua com vinagre e/ou limão junto ? pq?
    Obrigada pela atençao e aguardo sua resposta

    sheila Luiz

  55. Oi Mimis!!!

    Há um tempo acompanho sei blog, preciso emagrecer mas ainda não me decidi a encarar uma dieta.

    Porém, procuro manter uma alimentação relativamente saudável, mas uma das minhas dificuldades era trocar o arroz branco pelo integral. Então, eis que recebo teu e-mail, testo e – bingo!!! – amei!!!o

    Agora quero experimentar outras receitas e dicas do blog. Só tenho a agradecer por você partilhar tanta coisa interessante aqui!!!

    Bjoka.

  56. COMO FAÇO ARROZ INTEGRAL:
    DEIXO DE MOLHO POR UNS 20 A 30 MINUTOS. COZINHO SÓ COM ÁGUA. QUANDO ELE ESTÁ QUASE PRONTO, RALO CENOURA , CHUCHU OU ABÓBORA VERDE, SAL (POUCO), E DEIXO UNS 4 MINUTOS. FICA MUITO BOM. OS LEGUMES DÃO UM GOSTO DIFERENCIADO E EU COMO COM MUITO PRAZER.

  57. Olá… tb tinha problemas em fazer o arroz integral, nunca dava certo, horrível…. Hj faço meu arroz integral na panela elétrica de arroz, o cozimento é bem mais rápido… e como eu amo temperos, coloco tudo que vejo pela frente e sempre acrescento um mix de grãos, fica delicioso….

  58. Olá!!! Eu sempre faço meu arroz integral em primeiro lugar,tempero com alho e um pouco de sal, deixo esquentar um pouco na panela sem óleo e logo em seguida acrescento a água, na proporção de 1 xic de arroz pra duas de água, deixo ferver por dez minutos e desligo. Esqueço ele por uma meia hora enquanto faço os demais acompanhamentos, ele absorve a água e fica no ponto. Mais rápido e prático!

  59. Oi!

    Eu faço o meu arroz, aulinha, cateto, qualquer tipo integral no microondas.

    Demora 15min.

    Já coloque os temperos(cebola, alho, ervas) tudo na panelinha própria para cozer arroz em micro.

    PS: inclusive o sal(que uso o sal rosa), já é colocado junto com a água.

    Fica muito bom e rapidinho está pronto!

  60. Eu tbm não sabia como fazer arroz integral, e ter q na panela de pressão pra mim é mto empenho.. Ate q procurei na net, faço parecido com o seu, mas deixo de molho na água morna por meia hora só!! Ai refogo o alho e cebola e acrescento o arroz com água fervente e sal temperado.. Sempre tenho q por mais um pouco de agua pra ficar mais macio! As vezes acrescento um tomate picadinho pra dar um sabor diferente.. Fica uma delicia!

  61. Michelle uma forma também, que ele fica
    excelente, foi a forma que comi em um restaurante,
    feito na panela elétrica, ficou soltinho e um sabor
    surreal, rsss!!
    Uma senhora me disse, que coloca uma xícara de arroz
    e duas de água.

    🙂

  62. para o molho é 1 xícara de água para quanto de grão? parece que faltou uma palavra! to doida pra experimentar sua dica pq tb não me acertei com arroz integral em casa! obrigada

    • Michelle Franzoni em

      Ele é uma boa opção, tem mais fibras que o branco e um pouco menos que o integral. Me pai faz sempre o de saquinho que é bem prático 🙂

  63. Oii, boa noite! Eu peguei a receita de leite de arroz aqui no seu blog para fazer em casa mas ao bater no liquidificador não sobrou líquido nenhum, só ficou super pastoso! Porque será? O que você acha que pode ter dado errado? ;((

  64. Eu acrescento cenoura ralada, talinhos de brócolis, e faço na panela de pressão. Sempre leio as postagens e acho o máximo! Bjinhos

  65. Geralmente faço meu arroz integral na panela de pressão e também adiciono linhaça, cenoura e vagem.
    Como aqui em casa só eu como esse arroz, congelo em pequenas porções; daí tenho arroz por um bom tempo!

  66. Nossa, adoro arroz integral! O único inconveniente é mesmo o tempo de cocção, vou usar essa dica com certeza!
    Não tenho problemas no preparo, posso fazer com água quente, morna, fria que sempre dá certo.
    Sempre compro da marca Blue ville, esse não tem erro! E o preço é bem bom, a minha cidade não chega r$5,00/kg. Comprei uma marca mais simples uma vez e virou uma papa!
    #vivaoarrozintegral
    #vidasaudavel
    #vidalonga
    #qualidadedevida
    #dalhemimis

  67. Oi, Michelle, adoro o seu blog. Esse post mexeu comigo porque de todas as comidas que aprendi (lentamente) a fazer, a que demorou mais tempo foi justamente o arroz, seja branco ou integral (prefiro o integral). E arroz é a comida mais difícil de fazer!! Fazia filé que era uma beleza, mas nada de arroz. NUNCA dava certo. E o erro era justamente o que você apontou, pensava que era só colocar a quantidade de água indicada e deixar a panela no fogo alto para cozinhar beeeem rápido. Que tolice. Então ganhei de presente uma panela elétrica de fazer arroz, que é muito eficiente. E ela demora mesmo, se for arroz integral então é uma eternidade. Com isso aprendi o segredo, que é cozinhar devagar mesmo. Ontem mesmo a panela falhou porque estava fazendo arroz demais, e coloquei numa panela normal e o arroz saiu direitinho. Quem me ensinou primeiro? A panela elétrica. Agora o seu post, para confirmar! Abraços e parabéns!

  68. Oi Mimis, eu faço meu arroz integral assim:
    Faço os temperinhos com alho como vc faz, porém, deixo o arroz ferver na água por cerca de aproximadamente uns 10 min e logo desligo (tem que ter agua na panela) e deixo tampado e não abro mais deixo por cerca de 1 hora descansando e a água seca, o arroz cresce e fica molinho, sem precisar ficar aquele tempão cozinhando, claro, se fazer esse processo com antecedencia, super indico!!! Bjss Mimis adoro suas receitinhas *-*

    • Michelle Franzoni em

      Se colocar de molho será mais rápido mesmo. Eu não coloco pois nunca sei quando farei arroz rsss Então dei a minha receita sem molho/ Beijao!

  69. Bom dia! Tudo bom com você?
    Realmente pra se acertar no ponto certo do arroz integral requer todo um estudo de caso com varias experiências kkkk
    Eu particularmente não gosto muito do arroz integral puro, assim sem nada então como tenho que comer faço ele sempre com alguma coisa.
    Exemplos: arroz com couve, arroz com beterraba (estranho mas é excelente), arroz com cenoura, arroz com abóbora, arroz com salsinha, arroz com virgem e aí vai a criatividade.
    Parabéns pela força de vontade que vc teve e tem, espero muito assim como vc conseguir perder os quilinhos extras e mante-los bem longe kkkk, Mas confesso que é bem difícil e por várias e inúmeras vezes tentei desistir mas continuo na luta.
    Bjs e obrigada pelas dicas.

  70. Olá, Mimis, obrigada pelo artigo, ajudou bastante a desmistificar o arroz integral. rs
    Ontem passei a utilizá-lo, e finalmente acertei o ponto e além de conseguir a maciez que faltava na época que tentei gostar desse tipo de arroz, e assim como voce e tantos outros eu não era fã devidos aos erros na hora do preparo. Então, ontem fiz com brócolis e linhaça, achei muito bom.
    Adoro todas as suas receitas e a força que dá para todos que estão entrando nessa nova etapa de vida.
    Abraços.

  71. Olá, Mimis, tudo bem?
    Eu sempre gostei de arroz integral, porém faltava aprender a deixá-lo mais gostoso, sabe? Daí aprendi a fazer assim: colocar água na panela e deixar ferver, colocar os temperos (uso sal, orégano, manjericão e alho desidratado), deixar ferver novamente, depois acrescentar o arroz e cozinhar em fogo médio/baixo. Nunca mais fiz de outra maneira, cozinho e congelo em potes de 03 porções que duram uma semana cada!! É um sucesso!! O cateto enjoei, estou usando o agulhinha mesmo! OBS: não gosto de arroz branco!
    Quero testar uma receita de arroz doce integral, conhece??
    Ops, falei/escrevi demais!! Bjus!!

×