Manual da crepioca: tudo o que você precisa saber

109

 

Manual-da-crepioca-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01Gente! O pão de queijo de frigideira ou crepioca conquistou geral! Quem já fez e é apaixonado?

Eu recebo muitas perguntas e sugestões de receitas de vocês e resolvi fazer um manual da crepioca! Kkk Assim, tudo o que precisarem para fazer a receita ficar mais deliciosa e nutritiva estará nesse post. Ah! E para quem ainda não fez, a receita está AQUI.

Vamos lá! São super dicas e tudo o que você queria saber sobre a crepioca está aqui!

“Posso colocar apenas 1 ovo na receita?”
Pode! Mas a receita ficará menos proteica e com índice glicêmico mais alto. Se quiser fazer mesmo assim, coloque apenas 1 colher de polvilho.

“Posso colocar goma de tapioca ao invés de polvilho?”
Pode! Aliás, tudo é fécula de mandioca, só que a goma esta hidratada. O mesmo vale para o polvilho doce: a troca está liberada.

Manual-da-crepioca-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05-05

“Na minha receita coloco 1 ovo e 4 colheres de tapioca.”
A sua receita não está equilibrada nutricionalmente. Tem muito carboidrato, pouca proteína, índice glicêmico alto e isso não é bom. Portanto: mais ovo, menos polvilho.

“Posso trocar o iogurte por outra coisa?”
Retire simplesmente, ele apenas deixa a massa mais macia.

“Posso trocar o iogurte por cream cheese ou requeijão?”
Pode. Mas ganhará mais calorias e gorduras desnecessárias. Eu prefiro usá-los no recheio se for o caso.

Manual-da-crepioca-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05-03

“Posso trocar o polvilho por outra farinha?”
Até pode mas será qualquer coisa, menos pão de queijo de frigideira ou crepioca. Se quiser fazer isso, utilize outras receitas de panqueca como essas AQUI.

“Posso trocar o ovo?”
Não pode. Ele é a base da receita, assim como o polvilho. O ovo tem proteínas e deixará a crepioca bem nutritiva.

“Pode guardar a massa crua na geladeira?”
Pode! Eu guardo por dois dias e como uma por dia.

“Pode guardar a massa cozida na geladeira?”
Pode, mas ela perde um pouco a maciez.

Manual-da-crepioca-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05-04

“Minha massa só rende 1 unidade, porque a da receita rende 3?”
São três hipóteses: 1-sua frigideira deve ser maior. 2- você coloca mais massa e ela fica mais grossa. 3- meu ovo é de feira e bem grandão, use um ovo maior.

“Tapioca engorda?”
Sim! Tudo engorda se consumido em excesso. E se optarmos comer a tapioca sem a proteína ela ficará com índice glicêmico mais alto e atrapalha a dieta. Portanto o ovo tem papel fundamental ai. Veja mais sobre a tapioca nesse POST.

Manual-da-crepioca-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05-06

“Posso comer as três unidades?”
A receita inteira que passei AQUI, tem 300 calorias. Você precisa ver em qual refeição elas se encaixam. Para quem quer perder peso pode ser bem excessiva no lanche por exemplo.

“É uma delicia?”
É! kkk

“Dá vontade de comer 5, pode?”
Não pode! Pois todo alimento em excesso e consumido sem equilíbrio fará com que você ganhe peso.

E aí! Gostaram das dicas? Espero ter respondido as dúvidas de vocês. Gente! Se tiverem algum outro questionamento, coloquem nos comentários que atualizo o post. Combinado?

Lembrem-se: para emagrecer é preciso equilibrar nutricionalmente a dieta. Não é porque é sem glúten, sem lactose, saudável ou etc que não engorda. Aliás, cuidem com esse monte de comidas sem glúten e sem nutrientes que tem por aí.

Espiem esse exemplo de cardápio diário de dieta e façam receitas EQUILIBRADAS, ok? Um beeeeijooooo!

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

109 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi a receita eh maravilhosa faço sempre, minha dúvida eh a receita diz 1 ovo inteiro e uma clara posso colocar 2 ovos inteiro? E outra dúvida se rende 3 unidades posso comer de lanche 1 depois outra e depois outra? Não todas de uma vez intendeu

    Obg

  2. Bom dia!
    Michelle se eu comer todo dia um ovo completo não irá aumentar meu colesterol? A nutricionista que eu vou me pediu para comer um ovo inteiro por semana e no resto da semana só clara, mas já vi vários médicos e várias reportagens que dizem que ovo não influencia no colesterol.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Leila. Novas pesquisas indicam realmente que o ovo não é responsável pelo aumento do colesterol. Mas se sua nutri lhe indicou essa quantidade, vc pode segui-la ou conversar com ela a respeito. Um beijo e sucesso!

  3. Minha receita é diferente: 1 ovo, 1 colher de sopa de farelo de aveia, uma colher de sopa de massa de tapioca e sal. Essa receita está bem equilibrada nutricionalmente, mimis? Abs 🙂

  4. Olá, gostei do post sobre tapioca, há algum tempo eu e minha mae optamos pela troca de pao pela crepioca. Faço 3 colheres da massa de tapioca e 1 ovo com recheio de queijo branco e 1 colher de chá de geleia natural.
    Será que e muito calorico?
    Parabens pelo site!!!

  5. Olá, boa tarde. Grata pelas dicas. Gostaria apenas de saber por quanto tempo a massa de tapioca aberta pode ser guardada para consumo num depósito na geladeira?

  6. Mimis, quando eu separo a massa em três porções e deixo na geladeira, ela fica estranha. No dia seguinte vou usar e parte da massa solidificou no fundo do pote e o resto ficou um liquido amarelado. Sabe me dizer o que ta errado?

  7. Oi mimis acabei de fazer a crepioca e ficou uma delícia estou de dieta quase 1 mês e descobri seu blog sem querer e estou amando tudo e aprendendo muito quando comecei a dieta estava com 76 quilos tenho 1,52 de altura hoje 23/09/16 estou com 73,5kg minha meta é chegar aos 60 kg até o final do ano e depois manter e eu vou conseguir com sua ajuda nesse blog maravilhoso. beijos e quando sair o livro de receitas avisa tá

  8. Daniela G Alfaia em

    Comecei a reeducação alimentar dia 15/08/16, depois de uma visita a nutricionista que após me pesar nessas balanças modernas que mede até os níveis de gordura me disse que meu corpo estava com a idade de uma mulher de 58 anos ( eu tenho 42) fiquei muito assustada, e decidi mudar de vida, em 15/08 pesava 77.400 e depois da reeducação hoje dia 06/09 estou com 75.000 kilos, não foi fácil sofri no início porque meu marido e filho são magros e comem de tudo , mas coloquei na minha cabeça que eu que estava precisando desta mudança, conheci seu blog, comecei a fazer as receitinhas e estou adorando, espero perder até o fim ano 12 kilos e poder postar minhas mudanças!!!!!! Boa sorte meninas #força#foco#fé

  9. Oi Michelle, tenho uma dúvida. Moro na Espanha e queria saber se a crepioca se faz con polvilho doce o azedo ou com tapioca. Aqui na Espanha tem os dois tipos de polvilho, mais a tapioca nao sei. Obrigado, um abraço e felicidades pela página, eu adoro.

  10. Bom Dia Mimis!
    Uma coisa que não ficou muita clara pra mim..hoje (primeira vez) fiz a receitinha (usei apenas um ovo)e recheei com peito de peru e um pouquinho de requeijão light e comi no café da manhã.Ficou muito calórica né?Pois utilizei as duas colheres de polvilho..O correto então para o meu café não é a receita inteira e sim 1/3 dela?Correto?Parabéns pelo seu blog!!!!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Ana! Depende da sua dieta e objetivo. 1/3 da receita tem as 100 calorias que falei e rende uma porção. A quantidade precisa se adaptar para cada caso e cada refeição. Beijos!

  11. Mimis, como vc derrete o queijo? Antes de colocar na crepioca ou direto nela? Uso queijo fresco e, quando não o coloco sozinho na frigideira, ele nem fica quentinho! rs rs rs

  12. Olá Mimis!! Qual o segredo do biscoito de polvilho; acertei a primeira vez que fiz, adorei!!
    Só que agora não consigo acertar; fica duro. Posso trocar por polvilho doce?? Obrigada.

  13. Gabriela Garcia em

    Mimis, minha nutri me ensinou a fazer assim: 1 ovo, 2 colheres de massa de tapioca, 1 colher de aveia (farelo ou farinha) e 1 colher de agua. Temperos a gosto. Ela disse que assim fica mais equilibrada nutricionalmente e o pico da glicose é menor e dura mais. A aveia quase não compromete o gosto final.

  14. Julielma Cordovil em

    Posso usar o creme de ricota na massa de crepioca? (1ovo, 2colheres de goma de tapioca e uma colher de sopa de creme de ricota)

  15. Oi Mimis! A inclusão da chia é benéfica para diminuir índice glicêmico? Isso adicionaria muitas calorias? Amo seu blog e te acompanho desde sempre, muito obrigada pelas receitinhas mara!

  16. Oi tudo bem?
    Sou fã da sua página, vc vem me ajudando e muito 🙂
    Tenho uma receita espero que goste

    Bala de gelarina
    1 Sachê de gelatina zero, no sabor de sua preferencia e
    1 Sachê em pó de gelatina incolor, sem sabor.
    Dissolva a gelatina do sabor de sua preferência em 150 ml de água fervendo
    Hidrate a gelatina incolor em 20 ml de água fria e deixe 10 segundos no microondas
    Misture as duas gelatinas até estarem completamente dissolvidas…
    Brinque com sua criatividade, coloque em forminhas desenhadas e deixe tudo mais divertido
    Leve á geladeira por aproximadamente duas horas ( fica até menos) 😀
    Quando estiverem durinhas desenforme-as e pronto.
    Espero que goste bjão

  17. Mimis amo a crepioca e o pão de microondas, por eu fazer tds os dias vc acha melhor q eu utilize apenas as claras visto q como tds os dia? rs…

    bjuss….amo suas receitinhas!!!

  18. amando a crepioca …todos os dias de manha com peito de peru ….e ja se foram 7 kilos seguindo su blog e suas dicas de exercicios em casa FELICIDADE TOTAL bjo mimis

  19. Nossa, como assim comer 5? É uma delícia mesmo, eu mesma não consigo mais comer a tapioca simples, tenho de fazer a crepioca, mas 5 é demais… como uma quase inteira, no final tô enjoada rsrsrs

  20. mimi, qdo vc fala que pode conservar a massa crua na geladeira, é a massa depois de batida no mixer, certo? antes de ir pra frigideira?
    posso conservar assim por até 3 dias?
    super obrigada!

  21. Oi Mimis… Boa tarde!!! Tenho feito minha crepioca da seguinte maneira: 1 ovo, 2 colheres de sopa de tapioca, um tiquinho de sal. Vc acha q está equilibrado??? Bjokonas…

    • Boa noite Mimis, comecei a adaptar a crepioca no meu jantar, pois é hora em que mais sinto fome 🙁 minha receita coloco: 1 ovo, 3 col. de sopa de tapioca, 1 col de sopa de farelo de aveia, 1.col de sopa de chia, e 2 col. de quijo minas frescal light e um pouco de sal. as vezes uso cebolinha tambem. E o recheio varia, coloco cenoura e beterraba ralada, com molho verde, ou tomate c milho verde e sardinha. E to comendo quase todos os dias, rs.
      E depois tomo um copo de leite com aquele achocolatado gold. O que vocÊ acha? Outra dúvida, pode comer o pão de queijo de frigideira tb a noite? Beijos :*

  22. Oi Mimis, tudo bem?
    Sou apaixonada pela crepioca, ela é meu jantar todo santo dia!
    Uma dúvida: eu uso o queijo minas padrão na receita, é o único queijo que gosto. No entanto, ouço falar que ele não é saudável. Mas eu uso só uma pequena fatia mesmo. Tem algum problema?

  23. Mimis, na receita da minha nutri vai 1 colher de creme de ricota. Continua light, mas muito mais saborosa!!!
    E também acrescento chia pra diminuir o índice glicêmico.

  24. OI Mimi!Pode me esclarecer ?Faço atividade física :musculação 3 a 4 X por semana e aeróbicos todos os dias,como posso consumir e a quantidades. Minha meta é perder medidas abdominais e ganhar mais massa magra nas pernas e bumbum. Pode me orientar?

  25. A minha receita é bem simples: 2 c.s. de tapioca+ovocaipira + 1c.s. de chia = DELÍCIA!!
    geralmente meu recheio é ricota. Amo, amo, amo comer crepioca!

  26. Adorei as dicas!
    Sempre achei que a tapioca sem o ovo era menos calórica, e através deste post percebi que estava errada!
    Adoro suas postagens Mimis *_*
    Obrigada por dedicar um tempo para nós.

    Beijos e Obrigada

×