Alimentos funcionais

15


Como muitos já sabem, uma dieta equilibrada é a melhor forma para garantirmos o consumo adequado das vitaminas e minerais necessárias ao organismo.

E para isso, contamos com alguns tipos de  alimentos, chamados funcionais. Eles apresentam propriedades benéficas como a capacidade de regular as funções corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças, melhorando ainda a imunidade do organismo.

Podem ser considerados funcionais todos os alimentos que, quando consumidos na alimentação do dia a dia, produzem benefícios metabólicos e/ou fisiológicos à saúde, além de suas propriedades nutricionais básicas.

O consumo regular desses alimentos vem sendo uma alternativa para conter os avanços das doenças crônicas degenerativas, como osteoporose, diabetes, cardiopatias entre outras, que vêm crescendo por conta de um estilo de vida desequilibrado que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo.

E foi no Japão na década de 80, que começou a comercialização e o consumo desse tipo de alimento, devido a preocupação do governo em desenvolver alimentos saudáveis para uma população que envelhecia e começava a apresentar uma grande expectativa de vida.

Para obtermos os benefícios desse grupo de alimentos, é recomendado que o consumo seja feito regularmente, e dentro de uma dieta equilibrada e balanceada. Por exemplo, se você tem colesterol elevado, o consumo de alimentos para controlá-lo somente será eficiente se estiver associado a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

Os vegetais e frutas, os peixes, as oleaginosas, os cereais, são exemplos de alimentos funcionais importantes para o organismo. O cacau, a quinoa, o amaranto a chia também! Tem feijão, arroz integral, aveia e muito mais. Clicando no link vocês encontram os benefícios de cada um deles. 

Resumindo, o que faz bem à saúde é funcional! Pois ajuda nas funções do nosso organismo, certo? 

No blog tá cheio de receitinhas funcionais para vocês. Cliquem AQUI para ver todas!

Para tirar suas dúvidas sobre o meu processo de emagrecimento e vida saudável, clique AQUI.

Siga o Blog da Mimis no FACEBOOK e INSTAGRAM @blogdamimis e assine o meu canal de vídeos no YOUTUBE e receba todos em primeira mão.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

15 Comentários Mostrar comentários

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! Tenho certeza que você vai conseguir! Leia o blog que tem muitas coisas legais pra te ajudar. Vc tem instagram? Me segue la! @blogdamimis Um beijo!

  1. Michelli Maciel em

    Oi, Mimis, td bem? Já acompanho o seu blog desde q vi a sua entrevista no programa Você Bonita da Gazeta, seu blog é bem escrito e gosto muito das suas dicas. Eu já estou fazendo a minha parte para eliminar 17 quilos, entrei na academia, já reduzi bem o consumo de gordura, mas gostaria de saber de receitas e alimentos q ajudem a baixar o colesterol, fiz exames e o meu colesterol ruim está alto, o bom tb está, isso é um ponto positivo, mas a soma dos dois está superior ao ideal para a minha idade, além disso, deu tb q estou com gordura no fígado, vc sabe de alguma receita ou suco q ajude a reduzir isso? Grata. Continue ajudando pessoas a perderem peso com as suas dicas! Parabéns!

    • Oi Juliana,
      Não pesquisei com detalhes ainda, mas consumo as vezes e adoro. A desgraça dela é que é altamente rica em carboidratos e calórica então acaba pesando na dieta. beijos!

  2. É a primeira vez que leio os seus artigos, estou bem preocupada porque não quero mais ganhar e nem perder peso e fico variando entre 1 e 2 kilos para baixo e para cima.
    Não estou conseguindo me alimentar adequadamente e gostaria de uma dicas de café da manha, almoço e jantar corretos para manter o meu peso atual de 60 kilos.

    Tenho muita facilidade em ganhar gordura no abdomen.
    Faço academia duas vezes na semana.
    Tem como você me ajudar?
    Se você precisar de mais informações me peça que eu lhe forneço.
    agradeço desde já sua atenção.
    abraços
    Jane

    • Oi Jane!
      as dicas vc pode retirar aqui do blog. Eu não monto cardapios. se vc conseguir, procure um nutricionista que será otimo! Porem essa sua variação de peso pode ter a ver com a retenção se vc come algo mais forte em algum dia… Beijos mil!

  3. aiiii! que foto maravilhosa! Quer ver algo que eu adoro é colocar uma ou duas amendoas dentro de um damasco. Fica delicioso (e alivia a “pressão” do desejo por doces, rs…). MAs meu funcional preferido e que comprei por causa de ti é o cacau! Bjo!

  4. Cereais foi a melhor coisa que descobri na alimentação. Carboidratos puros são a chave pra comidas gostosas e sem excesso de calorias haha

×