Bolo integral de frutas

131

 

bolo frutas natal integral dieta blog da mimis michelle franzoni-8 

Gente!

Eu tenho mesmo a mão boa para bolo! Nossinhoooora! hahaha 🙂 Desde pequena que não erro um! Não é à toa que minha especialidade gordinha era “nega maluca”. 

Na verdade, depois que você aprende o ponto do bolo e os ingredientes básicos, você cria qualquer receita. 🙂 

E foi assim que criei essa belezura que vai arrasar no nosso Natal! Confesso que me surpreendi! Resolvi deixar o óleo de lado e testar  iogurte… e…. ficou fantástico! 🙂

A receita do iogurte caseiro eu já passei AQUI, e outra inovação que deu um charme ao bolo foi a essência de panetone, que eu nunca tinha usado, mas se você não encontrar, não precisa colocar. 

Vai fazer a festa na sua casa e ainda pode ser um belo presente, colocando em forminhas de cupcake!

E tudo saudável e nutritivo! Olhem só!


bolo-frutas-natal-integral----dieta---blog-da-mimis--michelle-franzoni-14

Ingredientes

– 4 ovos

– 1 xícara e meia  (chá) de farinha trigo integral fino

– 1 xícara (chá) de aveia em flocos

– 1/2 xícara (chá) de iogurte desnatado consistente (receita AQUI) – pode usar iogrute sem lactose

– 1 xícara (chá) de fruta secas (eu usei figo, damasco e uva)

– 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

– 1 colher de sopa de fermento

– 1 colher de sobremesa de essência de panetone ou baunilha (opcional)

Modo de preparo: 

Bata os ovos e o iogurte. Acrescente o trigo integral, a aveia e o açúcar mascavo e bata com a mão ou batedeira. Incorpore as frutas secas mexendo delicadamente. Por último, adicione o fermento e misture. Coloque a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha ou em forminhas de cupcake. Pré aqueça o forno e asse por cerca de 30 minutos a 180 graus. Se fizer em forminhas de cupcake o tempo de assar é menor. 

Rendimento: 15 fatias de cerca de 150 calorias cada (depende das frutas)

Ei aí? Não ficou uma loucura? 🙂 Quem fizer posta fotinho no instagram e na fanpage pra eu ver! 🙂 

Para ver mais receitinhas de doces e sobremesas, clique AQUI.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

131 Comentários Mostrar comentários

  1. Adorei, fica muito parecido com panetone! Segui a receita, coloquei uva passa, figo e damasco secos na massa mas por cima coloquei nozes light e canela para polvilhar! Ficou ótimo, até meu marido que não come nada light comeu e gostou..
    Obrigada pelas receitas!

  2. Olá, eu acabei de fazer esta receita de bolo integral e frutas secas e ficou uma delicia, só alterei os flocos de aveia por soin de aveia. Mt obrigada pela receita.

  3. Eu não conhecia sua receita , mas já fazia, porém uso farelo de trigo , e farelo de aveia , ao invés de trigo integral e adoçante forno e fogão, no lugar do açúcar … coloque raspas de laranja e ameixa , ela deixa a massa mais molhadinha , fica simplesmente maravilhoso !!!!!

  4. Pingback: Bolo Integral de Frutas | Carrossel da Vida

  5. Olá,

    Fiz algumas adaptações: coloquei 1 xic de biomassa de banana verde, 1xic de farinha integral e 2/3 xic de farelo de aveia e 3 ovos. O resto fiz igualzinho, ficou superrrrr macio e gostoso!

  6. Bolo saudável (sem leite, sem açúcar e sem farinha!)–DESSA RECEITA AQUI EU ADAPTEI OUTRAS,TBM ENVIEI!!
    3 ovos
    5 bananas nanicas bem maduras
    2 xícaras de aveia
    1 copo de damasco picado
    1/2 copo de nozes picadas
    1/2 copo de uva passa
    1/2 copo de ameixa preta picada
    1 colher de sopa de canela
    1 colher de sopa de fermento em pó
    Modo de Preparo
    Bater no liquidificador os ovos com as bananas.
    Passar para um refratário e misturar os outros ingredientes
    Colocar em forma untada e assar em forno médio até dourar.

  7. Olá! Amei a receita e já testei…..o meu bolinho ficou bastante pesado, é assim mesmo? Sei q os integrais ficam pesadinhos mas o meu ficou um bolachao…..mas o sabor é maravilhoso! Fiz com ameixa seca, castanha do Pará e nozes. Bjao

  8. Olá! Fiz a receita ontem e amei!! Mas fiz algumas alterações: ao invés de 1 e ½ xíc de farinha integral, eu coloquei só 1 e completei o resto com farelo de aveia e farelo de trigo. Além disso acrescentei uma colher de sobremesa de óleo de côco e nas frutas acrescentei castanhas e maçã.

    Mimis, obrigada pela receita!! Viver saudável é uma delícia!

    Bjos

  9. Oi Mimis! Você é D+!!! Antes pensava que viver nesse mundo era super chato, mas depois que entrei nesse universo cheio de sabores únicos, quando mudo a rotina por causa de alguma viajem sinto muitaaa falta….OBRIGADA por receitas tão deliciosas e de fáceis preparo, um Bjãooo fica com DEUS!!!

  10. Evelyn Louize Jung em

    Olá Mimis!!!
    Adoroooo suas receitas, já fiz várias! Você é um exemplo de superação! Acabei de fazer o bolo integral de frutas, utilizei mix de frutas Jasmine (goji berry, blueberry, cranberry, uva passa e maçã). Ficou ótimo! Beijooo

  11. Olá…fiz esta receita e ficou um pouco duro e ressecado…..tem algum segredinho? O gosto ficou mto bom! Usei uva passa, ameixa seca, nozes e castanha do pará ….
    Obrigada!

  12. Oi mimis, fiz esse bolo hoje, ficou uma delicia, obrigado pela receita, como eu nao como aveia fiz com flocos de arroz e acrescentei nozes e castanhas do pará trituradas, ficou super leve, danke, danke pela receita mais uma vez

  13. Tento comentar no seu blog desde o primeiro dia que vi. Acho um show !!!…te agradecer é pouco diante de tanta coisa que tenho pra falar pra vc, mas resumo tudo em uma fala só: minha vida mudou com seu exemplo. Não faz ideia do quanto mudei e do quanto tudo mudou pra mim .
    Muito obrigada. Beijos

  14. Lili Magalhaes Aguiar em

    Infelizmente,o meu bolo,não ficou bom,eu sempre faço bolos integrais, e ficam ótimos e deliciosos,não sei o que aconteceu,ele ficou muito duro.Mas vou tentar mais uma vez.

    Um abraço

  15. Meu bolo ficou uma maravilha a unica coisa que acrescentei foi duas colheres de oleo de coco! Ficou muito macio! Obrigada Michelle por compartilhar tantas informaçōes saudavėis e simples.

  16. Olá,
    Fiz o bolo. Ficou maravilhoso! A princípio pensei que iria ficar ressecado, mas não ficou. No lugar da baunilha coloquei canela, achei que combinava mais. Está de parabéns essa receita. Já havia feito o iogurte, que ficou muito bom, agora quero experimentar a panqueca…
    bjs!

  17. Fiz como estava na receita e costumo ter a mão boa pra bolos… Mas esse não ficou nada bom, na hora até dava para comer mas no dia seguinte ficou super duro e o sabor ruim! E agora, será que fiz alguma coisa errada?

  18. Oi mimis, ontem fiz um bolo integral de banana que ficou uma delícia… como vc também é fã dessa frutinha, vamos compartilhando né? rs
    Peguei a receita na internet, mas fiz alterações e deu super certo… e tbm acrescentei outro ingrediente…
    bom a receita é a seguinte…

    Massa:
    * 4 ovos
    * 1 xícara (chá) de farinha de aveia
    * 1 xícara (chá) de aveia em flocos
    * 1 1/2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
    * 3 colheres (sopa) bem cheias de mel
    * 1 banana nanica ou outra pequena de sua preferência
    * 1 colher (sopa) de fermento em pó
    * 1/2 xícara de óleo de sua preferência (canola, girassol…)
    * 2/3 xícara de leite desnatado

    Complementos:
    * 4 bananas nanica ou outra pequena de sua preferência.
    * Castanha de caju triturada à gosto (eu acrescentei porque achei que iria ficar bom, e ficou mesmo… hehe)
    * Canela em pó à gosto

    Como fazer:
    * Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unte a forma e despeje.
    * Distribua a castanha de caju sobre a massa.
    * Corte 4 bananas em rodelas ou em tirinhas de acordo com sua preferência e distribua sobre a massa e então salpique a canela em pó sobre elas.
    * Leve ao forno pré-aquecido em temperatura 180ºC e deixe assar por 50 a 60 min ou até espetar com uma faca e ela sair limpa.
    Experimenta… acho que você vai gostar!

    Bjos

  19. Eu fiz, mais ele ficou gostoso só enquanto ainda estava morno. Depois que esfriou, endureceu e ficou horrível. Tá difícil acertar uma receita de bolo integral viu…

  20. HUmMmM parece que é uma delícia.. mas me responde uma coisa, eu posso trocar essa farinha de trigo integral por outro tipo de farinha? Não posso comer nenhum tipo de farinha de trigo mas gostaria muito de fazer a receita =D

  21. Amei demais! Postei no meu insta o bolo! Usei um mix de frutas secas qualitá, como indicado. O bolo foi aprovado pela família inteira. Fiz algumas modificações:

    Usei adoçante tal e qual forno e fogão no lugar do açucar.
    Decidi apostar na canela no lugar da essencia.

    O resto fiz como foi indicado! Ficou perfeito. Não gastei mais de 18 reais com os ingredientes, nossa, muito barato.

  22. Amanda Domingues em

    Amei. Fiz pequenas alterações e mesmo assim foi delícia : oa invés do açúcar mascavo coloquei adoçante forno e fogão, acrescentei canela e ameixas secas picadas.

  23. Oi Mimis!
    Posso substituir a farinha de trigo integral e a aveia em flocos por farelo de trigo e farelo de aveia?

    Obrigada por me inspirar a cada dia!

    =*

  24. O meu esta no forno, fiz em forminhas de cupcake e o cheiro ja esta pela casa toda!!! Prefiro esses bolos saudaveis (com frutas secas, farinha integral e afins) do que bolo branco… Estou louca?! Hahaha… Obrigada pela receitinha! Depois posto foto no meu Instagram (@objetivomenos15) e marco vc… Beijos!!

  25. Olá,
    Tentei a receita, mas no meu caso ficou horrível. Cheiro de ovo muito forte (mesmo tendo batido muito); ficou muito duro; os 30 minutos não foram suficientes para assar. Resumindo ficou tão ruim que depois de pronto tive que jogar fora. De qualquer forma gosto muito das receitas que posta aqui e vou continuar tentando as outras.
    Na linha de bolos saudáveis faço sempre esse http://www.panelaterapia.com/2013/04/bolo-de-banana-sem-farinha-e-sem-acucar.html . É muito bom e funciona direitinho…
    Feliz 2014!!!

  26. Mimis desejo p vc um 2014 maravilhoso repleto de alegrias, sucesso, paz e realizacoes.um grande beijo n seu coracao e mt grata pelas suas palavras de incentivo p nos.

  27. Mimis!
    A massa ficou dura e grudenta, dificil de mexer os ingredientes enquanto eu fazia e depois de pronto ficou duro e nao cresceu muito.
    O q errei pra ele ficar tao duro?
    usei yogurt grego integral mesmo pq era o q eu tinha, de resto foi tudo igual, só nao usei a essência.
    O q será? ;(

  28. O meu acabou de ir para o forno, coloquei damasco, uva passas, nozes e castanhas trituradas. Usei a clara em neve faço isso em todos os bolos ficam fofos, e não tinha iogurte usei coalhada. Depois posto foto no IG

  29. Acabei de fazer o meu para servir amanhã. No lugar do figo usei ameixa. Ah! Acrescentei um pouco de canela na massa. Depois digo como ficou. Feliz Natal!!!

  30. O que é 1,5 de xicara de farinha integral?
    1 xicara e meia ?
    meia xicara?
    1/5 de xicara ?
    Não entendi essa medida poderia nos especificar?
    Beeijinhos te adooro mimis…..

  31. Mimis! Desde sempre adorei suas receitas e, uma dúvida que não quer calar, se eu fizer o bolo com iogurte grego sem gordura e levemente adoçado, diminuo a quantidade de açúcar que, originalmente, vai na massa?

    Beijinho 😀

  32. Essência de laranja é igual a de panetone. kkkkk. Pode colocar que dá no mesmo. Vou fazer antes pra testar 🙂 e depois se ficar boa rsrs.
    Só como integrais. Sou diabética…atão….bjs e obrigada. Tudo o que vc ensina é muito bom. Parabéns.

  33. Oii Mimis,
    que tal a ideia de falar sobre os shakes da Herbalife ou de outras marcas? irei adorar ler o que você tem para dizer a respeito disso.
    beijo

  34. Tenho feito meus bolos sempre com iogurte, mas percebi uma coisa. Ele azeda MUITO rápido. Tem que colocar na geladeira. Usar ingredientes mais naturais tem que ter esse cuidado. Amei tua receita Mimis! Beijo e FELIZ NATAL! Obrigada por compartilhar tua vida e receitinhas gostosas conosco.

  35. Hummm, que delícia! E o bom é que é super fácil de fazer, sem nada de ingredientes mirabolantes ou cheio de suplementos que muitos não usam. Adorei!

    Acho que vou fazer no fim de semana, se fizer, te marco lá no Instagram 😉 Adoro bolinho de frutas, integral, então… maravilha!!

    Beijos!

  36. Agueiiiii nesse bolo. Faço com maçã e ainda vai granola. A novidade que amei foi o iogurte ao invés de óleo. Perfeito! Posso usar iogurte desnatado desses de supermercado? Adoçado ou não? Bjus

  37. Mimis, será que posso trocar as frutas secas por frutas silvestres, tipo “berries”? Não sou chegada em frutas secas e esse bolo ficou tão bonito que queria fazer para servir no
    Natal! Muito obrigada! 🙂
    Beijo!

  38. Olá bom dia a todos.Gostei muito da receita mas…peraí, deixa ver seu entendi. No lugar da uma farinha (qualquer) vc substituiu por trigo? Trigo do tipo usado para fazer quibe ou farinha de trigo integral?

  39. Adorei essa receita, Mimis! Também tenho mão boa para bolos e minha especialidade são os bolos saudáveis. Só farei uma alteração(zinha) de nada, que é colocar iogurte de leite de ovelha (sem lactose), por causa da minha intolerância. Achei perfeita, porque não adiciona óleo! Obrigada por compartilhar saúde!

  40. Mimis,

    Amei a receita!
    Agora a pergunta que não quer calar: Quantas calorias tem cada porção?
    Me habituei a ver as calorias nas suas receitas, e não localizei.

    Beijo

×