Babaghanoush: saudável berinjela na culinária árabe

97

pasta de berinjela babaganoush dieta blog da mimis michelle franzoni

Eu amo a culinária árabe! Ela é super saudável e perfeita para quem quer emagrecer, basta sabermos fazê-la de forma leve.

Eu sempre faço uns quitutes aqui em casa. Adoro kibe cru, assado, charutinho, tabule e babaganush. E vou mostrar a receita de cada um desses em breve.

Não sei porque, sempre achei que a pastinha de berinjela, chamada bababanoush fosse difícil de fazer, então quando preparava os pratos árabes aqui eu comprava a pastinha pronta. Hoje resolvi testá-la e descobri que é fácil demais!

Berinjela  é tudo de  bom! E a versatilidade desse alimento me surpreende sempre. Já postei uma receita de berinjela recheada AQUI. Essa receita,  com baixas calorias, faz sucesso entre os seguidores do blog. Já testou?

A mocinha é rica em fibras, sais mineirais e vitaminas, e em 100 gramas de berinjela temos apenas 20 calorias! Encontramos magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Já as principais vitaminas presentes na berinjela  são as vitaminas A, B1, B2 e C. É um alimento rico em água e fibras, e auxilia no transito intestinal. Portanto, abuse dessa hortaliça no seu dia a dia. E para quem quer perder peso ela é perfeita!

Mas vamos à receita!

Ingredientes:

– 1 berinjela grande

– 3 colheres de sopa de tahine (pasta à base de gergelim)

– 1 colher de sopa de suco de limão

– 1 colher de chá de alho amassado

– sal à gosto.

O modo de preparo é muito fácil! Pré aqueça o forno e coloque a berinjela inteira para assar, por 30 minutos. Corte apenas o cabinho dela.

Após o tempo determinado, retire a berinjela com cuidado. Ela estará mole um um pouco murcha.

Corte ao meio e abra-a.

pasta de berinjela babaganoush dieta blog da mimis michelle franzoni

Você vai se encantar com o recheio macio e cheiroso. Com cuidado para não se queimar, separe a polpa da casca com ajuda de uma colher ou faca.
pasta de berinjela babaganoush dieta blog da mimis michelle franzoni

Coloque a berinjela, o tahine, suco de limão e alho em um recipiente.

pasta de berinjela babaganoush dieta blog da mimis michelle franzoni

Misture tudo delicadamente até virar uma pasta. Tempere com sal, sempre moderadamente e coloque na geladeira para esfriar.

pasta de berinjela babaganoush dieta blog da mimis michelle franzoni

A receita é muito leve, embora tenha sabor acentuado. O que a torna mais calórica é a pasta de gergelim, chamada tahine, que é rica em gorduras boas essenciais ao nosso organismo. Você acha o tahine nos supermercados ou em emporiuns de produtos árabes ou naturais.

Calculei as  informações da receita completa do babaganoush, mas é claro que você nào vai usar tudo de uma vez. Usando como acompanhamento, só é preciso dividir a proção conforme o consumo.

Informações nutricionais (receita completa):

Cal: 220kcal   C: 33g    P: 8g   G: 9g

Eu comi acompanhado de salada de tabule e kibe cru. Adoro misturar o babaganoush no tabule! Devo ter usado 1/8 da receita toda, ou seja menos de 3o calorias saudáveis!

almoco arabe dieta quibe tabule blog da mimis

Essa pastinha também fica perfeita para uma ocasião especial! Você pode servir para os amigos, acompanhado de torradas ou pão árabe picado. E se vocês amam a culinária árabe como eu, espiem as outrreceitas que já postei: Quibe de Quinoa e a Salada de Tabule. 🙂 Delícia!

 

 

Para ver mais receitas saudáveis, clique AQUI.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

97 Comentários Mostrar comentários

    • Eu ao invés de assar no forno, coloco a beringela direto na chama do fagão, e vou virando até ela fica bem queimada por fora, depois o procedimento é o mesmo da receita, tira a casca preta e amassa com o resto dos ingredientes, ela fica com gostinho de defumada

  1. Mimis, tudo bem? Fiz o Baba esses dias em casa (realmente muito fácil e gostoso de fazer), mas ao invés de assar no forno, queimei a berinjela na boca do fogão (como é a receita original)! Além de ser mais rápido (nem 10 min), fica um gostinho da casca queimada que é muito bom.

    Beijo!

    Ale

  2. Fiz hoje junto com a receita do quibe e ficou MA-RA! Depois de 30 minutos no forno, a minha berinjela não murchou como a da MIMIS. Por isso, deixei mais 10 e ela ficou no ponto. Acho que foi porque a minha berinjela era bem durinha. Fica a dica!

  3. Olha, eu estou fazendo o Babaghanoush pela primeira vez….

    gosto de berinjela mas tenho uma duvida… sempre que eu parto a berinjela ela esta um pouco escura por dentro, nunca branquinha como a sua… e como consequência meu prato não fica com uma cara tão boa….

    por que?

  4. Eu faco o tahine em casa mesmo…tosto os grãos em uma panela ate ficarem douradinhos e Bato no liquidificador ate formar a pasta….exige um pouco de paciência mas fica muito bom e custa bem menos que o industrializado.

  5. Olá Mimis,
    Adoro o seu blog e suas receitas! Acho que já fiz mais de 10 e são todas deliciosas!

    Gostaria de saber se dá pra armazenar o babaganoush na geladeira (e por quanto tempo dura) ou congelar?

    Bjs

  6. TÂNIA MATIKO HOSODA em

    Receita muito fácil. Obrigada por publicar! Minha amiga acrescenta 1 iogurte Activia (Danone) sabor ameixa. Dá um toque muito especial! Bjs.

  7. Quem não encontrar o Thahine pronto para vender pode fazê-lo em casa. Monte o liquidificador e torre 3 colheres de gergelim branco em frigideira morna e com o gergelim quente bata ate virar pó.
    Podemos bater com o gergelim frio, mais demora muito.
    Também podemos encontrar o óleo de gergelim prensado a frio, rico em ômega 3 em supermecados, ele vai deixar
    sua receita com um gostinho muito saboroso.

  8. Oi Mimis! Adoro suas dicas e receitas. Vou dar uma dica de quando faço essa pasta e é um sucesso: Para dar uma gostinho de defumado espete a berinjela num garfo e cozinhe no bico do fogão ou com maçarico culinário até queimar toda a pele e estar bem cozida por dentro. Pode espetar uma faca até ao centro para verificar se está totalmente mole. Depois separe a casca do miolo e faz igual. Fica muito gostosa! Bjs

  9. Pingback: Loucas por berinjela! - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  10. Oi Mimis,

    Eu faço uma outra receita que também fica maravilhosa!
    segue:
    – 1 berinjela;
    – 2 dentes de alhoalho;
    -2 ou 3 folhas de manjericão fresco;
    -orégano à gosto;
    -sal à gosto;
    – pimenta do reino moída na hora à gosto.

    Modo de fazer:

    em uma frigideira antiaderente fritar todos os ingredientes DA MANEIRA QUE A MIMIS ENSINOU até a berinjela ficar molinha. Deixe esfriar e depois bata no liquidificador ou no mixer.
    Para quem pode ou gosta, também dá pra fritar os ingredientes com um fiozinho de azeite de oliva ou então adicionar o azeite quando for triturar os ingredientes.

    Fica muito bom com pão sírio. Outra sugestão que dou é colocar opção sírio por uns 2 ou 3 minutos no ´forno já aquecido, fica uma torrada deliciosa.

  11. Obrigada seu blog é fantástico estou encantada soro tudo e estou em pleno vapor com todas as receitinhas e com minha dieta beijos e boa noite

  12. Obrigada seu blog é fantástico estou encantada soro tudo e estou em pleno vapor com todas as receitinhas e com minha dieta beijos e boa noite

  13. Essa receita eu super aprovo, tenho muitos amigos arabés, e sempre que vamos ao restaurante comemos, babaganush e tabuli, vou fazer, amei a receita obrigado mimis <3

  14. Oi mimis, comecei a acompanhar seu blog a pouco tempo , mas já estou amando.
    Adorei essa receita,gostaria de saber se essa pasta de gengibre é o mesmo ou parecido com wasabi?
    já quero testar essa receita, obrigada pelas dicas! beijos

    • Michelle Franzoni em

      oi amada! toda minha ajuda econtra-se escrita aqui. Leia o blog e siga as dicas nas redes sociais. te desejo muitoa força! um grande beijo!

  15. Mimi,

    Virei sua fã!!!

    Suas receitas são extraordinárias, me dá vontade de fazer todas.

    Já reduzi 19 kg, mas ainda faltam 18.

    Força de vontade e perseverança, com suas receitas vai ficar muito mais fácil…

    E o Hommus, rola uma receitinha light???

    Bjs gatona

  16. Pingback: Salada de tabule - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  17. Maravilhoso, só tenho medo do quibe cru, pois a carne crua pode trazer muitas doenças, já senti na pele o efeito disso. Amo suas receitas. Beijos.

  18. Sou louca por comida árabe. Brinco que devo ter vivido por lá em outra vida. Faz 3 dias que como babaganouche e homus, feitos pelo maridão que tb adora (fez bastante). Amo! Faço kibe de bandeja, kibe cru, kafta, homus, tabule, coalhada seca e o babaganouche… preciso aprender os charutinhos…

  19. MIMIS BOM DIA, NESTA PASTA DE BERINJELA, TEM COMO TROCAR TAHINE(pasta à base de gergelim) POR OUTRO ITEM QUE DE O MESMO EFEITO, QUAL SERIA????
    OBRIGADA!!!

  20. Barbara Bezerra em

    Oi, estou adorando o blog e copiando varias receitas, mais gostaria de saber onde acho tahine ? Na minha cidade sofro as vezes pra encontrar alguns ingredientes, caso eu não ache tem algum que eu possa substituir ?

  21. Pingback: Quibe de quinoa - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  22. Michele, vou te confessar que nunca fui muito fã de seguir sites de dieta, vida saudavel, comidinhas… mas sigo voce!! só vc!!!
    Obrigada pelas receitas, adoro todas!
    Que vc continue assim ajudando quem quer melhorar e melhorando a vida de todos!
    beijo grande!!!!
    Ju

  23. Ola sempre te acompanho em blog ou inta!
    Fiz sua receita mas ao inves de pasta de gergelim usei o cotagge e ficou divino tbm! Porem não tenho as técnicas de saber se ficou menos calórico!

  24. Michele Araújo em

    Oi Mimis, te acompanho sempre pelo insta e pelo blog.
    Eu também adoro berinjela, e costumo comprar bastante aqui em casa.
    Sempre que paro para comprar a berinjela passo alguns minutos olhando e escolhendo, já que não pode ter nenhum mínimo furinho na sua casca, se não…bichinhos na certa.
    Você teria alguma outra dica para acertar na compra da berinjela?
    Muito Obrigada,
    bjs

  25. Bom dia Michelle,

    Sempre que uso beringela deixo-a um tempo, cortada com um pouco de sal para soltar aquela água escura. Me disseram que essa água deixa a beringela amarga. Vi sua receita e você coloca a beringela inteira direto no forno. Ela não fica amarga?
    Adorei a receita. Muito obrigada.

  26. heraldo o. silva em

    Muito bom , agora por favor escreva um bom livro, para que este milagre chegue a pessoas que não tem internete,e logico aquelas que gostam de ler um bom livro.minha nota dez (10) para seu blog.Muita luz para voce,Deus te abençoe.

  27. Mimis!!!

    Que delicia é o teu blog!! Tá me ajudando mto, já que eu n tenho essa facilidade toda que vc tem.

    – Queria saber que temperatura o forno tem que estar para deixar a berinjela?

    To no aguardo das proximas receitas! Amo kibe cru…Bjs

  28. Ola, sou super fa da sua pagina…moro fora do Brasil ha alguns anos e comecei uma dieta agora, de novo, na verdade to seguindo bastante as suas recomendacoes e comendo com sabedoria e disciplina…Parabens pelo corpo rss…pela forca de vontade e pela grande vitoria!!!
    Este prato qur voce postou ta lindo e eu amo…posta logo a receitinha do tabule e do kibe cru rsssss…to aguardando
    Beijos e continue transmitindo essa energia a todos, mesmo aos que nunca te viram de perto, como eu!

      • Mimis você é um grande exemplo,estou adaptando minhas receitas e testando as suas!!! Me falta a determinação que você tem!!! 🙁
        Uma dica,ao invés de levar a berinjela ao forno,espete-a com um garfo de cabo mais longo e coloque a na boca do fogão!!!! Ela fica como “defumada” é um sabor incrível!!! beijos

  29. Olá, Mimi!!

    Você é um belo exemplo de força de vontade, parabéns!!! Gostaria de saber se pretendes fazer um livro com as suas receitas, eu seria a primeira a comprar…

    Beijão!!

  30. silvia clementino salles em

    oi mimi estou 20 k acima do peso e vou começar seguir seu blog com muita esperança , e tambem tenho 43 anos é mais dificil!!!!

  31. Oi Mimi,
    Eu amei o seu blog! Parabens! Adorei as dicas e vou comecar a te seguir.
    Eu estou confusa e queria sua opiniao. Eu sou magra, mas estou 3 kg a mais do que a 4 anos atras. Eu quero definir, mas nao sei por onde comecar. Eu devo fazer primeiro so aerobico para perder estes kgs a mais e depois musculacao?
    Eu como direitinho, sou super saudavel e faco exercicios (pilates, eliptico, exercicios funcionais..)
    Obrigada! beijos

      • OSCLIMAR GOMES TAVARES em

        OLA MIMIS.BOM DIA.
        TENHO 47 ANOS E 1,72 DE ALTURA.
        PESO HOJE 96KG.
        NÃO ESTOU SATISFEITO COM AS MINHAS MEDIDAS.
        PRÁTICO NATAÇÃO UMA SIM OUTRA HIDROGINÁSTICA TRÊS VEZES NA SEMANA.
        JOGA FUTSAL DUAS VEZES NA SEMANA JOGA.E CORRO 10KM CINCO VEZES NA SEMANA.
        ESTOU TOMANDO O SUCO DETOX HÁ TRÊS SEMANAS. JÁ SENTI DIFERENÇA NO MEU CORPO. QUERO SABER SE POÇO COMER BATATA DOCE ANTES DAS MINHAS CORRIDAS E DEPOIS TOMAR MEU SUCO DETOX APÓS A CORRIDA?
        PRIMEIRAMENTE A MINHA INSPIRAÇÃO VEM DE DEUS DEPOIS PROCURO ME INSPIRAR EM VC.
        GOSTO MUITO DAS SUAS DICAS E PROCURO COLAR EM PRÁTICAS.
        BJ. NO CORAÇÃO.

  32. Ola Michelle, tudo bem.
    Você disse que tirou o óleo de sua culinária.
    Adoro azeite extra virgem.
    Este também tem de ser reduzido.

    Desde já agradeço pela atenção.
    MoacyrFilho.

    • eu não gosto deste tipo de quibe que muita carne e pouco trigo. eu faço assim meio k de carne e 300 grs de trigo deixa o trigo de molho em um pouco de agua por 15 mts ai vc moe a carne e o trigo 2 x põe hortelã, cebola , alho para moer tudo junto. moeu põe sal a gosto e está pronto se guiser pode fritar

  33. O Tahine também é rico em fibras, cálcio e proteína, além de conter omegas 3, 6 e 9.
    Com essa mesma “base” dá pra fazer também o Homus, que é aquele patê também árabe mas que leva grão de bico no lugar da berinjela. Ao invés de adicionar a berinjela na mistura, é só adicionar o grão de bico – já cozido, descascado e triturado. Ficadica!
    Beijos!

  34. AMOOOOOOOOOOOOOO Qnd TEM RECEITA DE BERINJELA. ELA É UMA DELÍÍÍCIAAAAAAAAAA DE TODO JEITO E COM ESSAS RECEITAS ENTÃO ! HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM !!! OBG MIMIS POR MAIS ESSA RECEITA. BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

×