Couscous de frango e legumes: prático e saudável

65

cuscuz blog da mimis

A receita de hoje eu fiz no meu almoço, e é muito prática, gostosa e nutritiva.

Você conhece o couscous marroquino? É um preparado de sêmola de cereais diversos, como milho ou arroz, muito comum na culinária marroquina. Sêmola é o nome que se dá à moagem incompleta de cereais, portanto é a parte mais nobre que encontramos.

E se é cereal… é bom!

couscous blog da mimis

Como é um combinado de cereais, o couscous  é calórico. Porém se sabermos utilizá-lo, podemos fazer várias combinações leves sem atrapalhar a dieta. E a receita de hoje utiliza apenas 30 gramas de couscous, que equivalem a 118 calorias.

Você pode encontrar o couscous em supermercados e aqui temos alguns exemplos de marcas.

couscous blog da mimis

Combinando com legumes e carne magra, o couscous rende um bocado e pela praticidade de preparo, torna-se uma ótima alternativa para o dia a dia.

Como vocês já sabem, minha culinária do dia a dia é rápida e eu adoro fazer uns misturex utilizando uma panela apenas. E essa é mais uma receita das boas! (veja outras AQUI e AQUI)

Ingredientes:

– 1/2 cebola

– 1/2 pimentão amarelo ou vermelho (ou metade de cada)

– 120 gramas de peito de frango

– 1 abobrinha verde pequena

– 30 gramas de couscous seco

– 100 ml de água

– Sal, pimenta e temperos à gosto.

– opcional: uva passa (torna o prato mais calórico)

Modo de preparo:

– Corte todos os ingredientes em cubinhos. Pré aqueça a frigideira e coloque o frango, cebola e pimentões. (veja como grelhar e refogar os alimentos sem óleo AQUI).

Quando estiverem quase prontos, adicione a abobrinha e o couscous. Adicione um pouco de água para o couscous cozinhar. Quando estiver sequinho e macio,  tempere como desejar. Eu gosto de utilizar sal e pimenta do reino, e canela às vezes.

couscous

Outra opção é não adicionar o frango e fazer a receita como acompanhamento de outras carnes.

Informações nutricionais:

Cal: 327   C: 39,6g   P:  32,3g   G: 4,2g

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

65 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi Mimis!
    vc poderia dizer a quantas partes de 1 xícara equivalem 30 gramas de cuscuz? não tenho idéia de como medir!
    Bjs e obrigada, parece ser uma delícia.

  2. Mimis tenho uma duvida… estou 5kg acima do meu peso ideal, preciso fazer uma dieta muito restritiva? Ex… no caso de comer duas fatias de pão integral pela manha posso comer também duas no lanche da tarde? Beijooo linda! Parabéns você arraza!!!!!

  3. Pingback: 13%: Restaurante BBB em Palma de Mallorca | Blog

  4. Pingback: 13%: Restaurante BBB em Palma de Mallorca - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  5. Olá! Tudo bom?
    Adoro suas receitas, comecei a cozinhar por inspiração do seu blog!!

    Tentei fazer essa do Couscous, mas ele não ficou soltinho como o da foto. Ele ficou meio que um grude assim….!

    Tem algum segredo?

    Obrigada!

  6. Pingback: Lombinho de porco assado   | Blog

  7. Pingback: Lombinho de porco assado   - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  8. Mimis, vc não costuma informar a quantidade de fibra das receitas? Vc poderia acrescentar essa informação? É que faço Vigilantes do Peso e queria aproveutsr suas receitas no meu dia a dia, porém pra calcular a pontuação, eu preciso da quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras totais e fibra.
    Bjinho

  9. Mimis, pode fazer com milharina (acho que é esse o nome)? Pq minha mãe faz em casa aqueles couscous na própria couscouzeira, típico do norte e nordeste e não usa esses que vc indica.

  10. Ola Mimis !

    Sou sua seguidora diaria ! As suas dicas me ajudaram muito a controlar a minha alimentacao, que depois que eu casei estava perdidaa!
    Como amo cozinhar , todo dia testo uma nova receita e crio algumas tbem ..
    Estou amando !!
    Hoje o prato do dia será Couscous com Peixe no vapor.. hummmmm!
    Bjs e parabens !

  11. Pingback: Abobrinha: eu amo!!! | SeuRadar

  12. Olá! Nunca comi couscous, porém adoraria experimentar. Aqui em minha cidade, interior de São Paulo, não encontrei o couscous, gostaria de saber se posso substituí-lo por quinoa? Se puder, ficaria muito mais calórica? Obrigada! Bj

  13. Pingback: Abobrinha: eu amo!!! | Dieta

  14. Eu fui ao mac Donalds e eles tem uma salada(folhas verdes, cenoura ralada, tomate cereja) peito de frango grelhado e coucous, simplesmente me apixonei pela salada. O couscuz ´s super temperado e ate ardidinho, mis é delicioso.
    Comprei aqui onde moro o integral, deixe de molho na agua, e acrescentei legumes, e cheiro verde.. delicioso,

  15. Pingback: Frango com couscous e aspargos | Dieta

  16. Pingback: Frango com couscous e aspargos - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  17. será que você poderia me passar onde em florianopolis você achou para comprar o cuscuz marroquino,pois moro em Blumenau e aqui não encontro.Obrigado Greice

  18. adoro suas receitas e posts, mas fiquei com uma duvida nessa receita hidrato o couscouz antes??? Ou já coloco direto na receita???? Bjs

  19. Ola Mimis ,queria te dar os parabéns pelo teu esforço vc esta muito linda,e eu agora se Deus quizer vou começar minha dieta seguindo suas receitas e dicas e se Deus quizer vou chegar la….Bjs

  20. Mimis, o famoso cuzcuz nordestino é feito em uma panela especial. Eles cozinham a farinha no vapor (aqui tem algumas fotos da panela: http://www.google.com.br/search?q=panela+de+cuscuz&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=zDWaUdKAGeKy0QH4noDoAw&ved=0CCsQsAQ&biw=1366&bih=667)
    Não tenho nem noção da quantidade de calorias nesta farinha. Mas creio que misturando com legumes e vegetais, fica menos calórica do que no tradicional, que é comido apenas com manteiga.
    Adorei essa receita. Pratica e com certeza deliciosa… 😉

  21. La no Nórrrti…rs aliás, no Nordeste, temos um CUSCUZ (mais brasileiro impossível) feito com farinha de milho (milharina, geralmente, ou vitamilho, muito comum em Recife, por exemplo) e é misturado com água e sal, deixa a farinha ficar hidratada, por mais ou menos 20 minutos, depois cozinha-se numa Cuscuzeira essa massa. A cuscuzeira é uma espécie de panela alta, bipartida, onde coloca-se água na parte inferior e a massa na parte superior. Amoooo, minha mãe faz e mistura com peito de frango, legumes e outras delicias (calóricas, geralmente como Bacon…) massss, apartir de hoje, vou tentar fazer esse (fino) couscous… rs Beijos.

  22. Ahhh.. so pra acrescentar na info.. O couscous é muito comum na culinaria da regiao do Magrhebe (Marrocos, Argelia e Tunisia). =)
    Miamm miamm… Adorooooo!!!

  23. Oi, Mimis.

    Simplesmente adorei essa receita. Meu marido é arabe e come o que eu preparo pra mim. hehehehe.. Sem frescura!! =)

    Vou fazer mercado amanha e ja coloquei na minha listinha o couscous, vou fazer o normal primeiro, mas pretendo fazer o integral depois. =)

    Receitxinha ja ta no meu caderninho. =)

    Xeroo

  24. Oi Mimi, estou adorando seu site!!!
    Depois do casamento eu e meu marido estamos engordando lentamente, mas estamos. Fiquei muito feliz com suas receitas e quero começar a fazê-las para tentar mudar nosso mal habito alimentar, especialmente o noturno!!! Infelizmente mtas das suas receitas levam pimentão (verde, vermelho ou amarelo) e meu marido nao come. Vc teria alguma sugestão para que eu substitua o pimentão sem “engordar” as receitas???

  25. Olá Mimis,
    O cuscuz nordestino é diferente da polenta. Ele é feito de uma farinha de milho flocada e o cozimento é no vapor com uma panela chamada cuscuzeira. Pode ser feito também de farinha de arroz flocada. Há algo que acho muito curioso: a farinha de arroz para cuscuz mais conhecida e mais vendida no norte e nordeste (em Minas Gerais, onde moro, ninguém conhece) é fabricado aí no sul no seu vizinho estado do Paraná, na cidade de Faxinal, pela empresa chamada Adram SA.

  26. eu to com desejo de prato, heheeheheeh … vou ver se acho por aqui … Mimissss vc ~e uma linda adoro suas receitas, ja fiz algumas e adoro adaptá-las tbm … Parabens pela sua determinaçao, beijosss

  27. Era legal colocar quantas porções a receita rende, ou é para somente uma pessoa? no meu caso quero fazer sempre para 3 ou 2 pessoas…..brigada

  28. Oi Mimis! Posso fazer essa receita com o cuscuz tradicional? Aqui no nordeste, utilizamos bastante em nossa culinária, só que não é o marroquino! Bjs e estou vibrando demais com seu blog! Faço todas as receitas e adoro a compota de maçã, o crepe de whey…hj, fiz compota de abacaxi, no mesmo esquema da maçã! Não vivo mais sem esse estilo de vida saudável e com meus exercícios! Bjs!!!

    • Oi Marcia!
      confesso que não tenho muita informação sobre o que é o cuscus nordestino. Vc poderia me explicar? Pelo que pesquisei é feito com farinha de milho, certo? Fubá? então aqui no sul chamamos de polenta. Se é isso, é outra coisa. Mas tem receita super de polenta no blog. Procure na busca! Beijos!

  29. Olá Mimi, acho que a minha pergunta é meio boba mais lá vai: esse é um prato para ser comido sozinho? Ou dá pra comer com salada de folhas verdes, feijão e etc? Bjos

  30. angela cristiane souza sales em

    eu também nunca ouvi falar,mais vou procurar, me deu água na boca até comeria couscous agora ,pois estou tão enjoada das dietas não tive vontade de almoçar até agora já tentem ,mais não quer desse tá dificíl,mais valeu bjs

  31. Acho que comi só uma vez Couscous, nem lembro se gostei ou não… eu até ia fazer aquela brincadeira (perguntinha maliciosa) com o Couscous mas achei melhor preservar o excelente nível do blog e fechar a minha boca (ou amarrar os meus dedos). 😛
    Beijos Mimis, o blog cada dia mais legal, SEMPRE lendo! 😉

    Milton – http://vintesemanas.blogspot.com.br
    (fazendo meu jabá :-P)

    • hahaha nem quero saber da piada!
      Quem é vivo sempre aparece!
      Faça seu jabá sempre que quiser! Vc está em casa, ironman!
      Beijão!!!

×