A importância dos hábitos saudáveis no controle da pressão arterial

27

hábitos-saudáveis-no-controle-da-pressão-arterial-blog-da-mimis-01

Gente, hoje eu vou falar sobre um assunto muito sério e que deve ser lembrado sempre: a hipertensão arterial. Em pesquisa recente, divulgada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 24,8% dos adultos no Brasil são hipertensos, sendo que a maioria são mulheres. Já entre os idosos, o problema se intensifica, sendo que mais da metade da população apresenta pressão arterial elevada.

A hipertensão é caracterizada quando a pressão sanguínea está acima de 14 por 9, ou 140 X 90 mmHg. É uma doença que não tem cura e comumente silenciosa, visto que os sintomas não aparecem em todos os pacientes. Às vezes quando os sintomas aparecem a hipertensão arterial já está lá há bastante tempo e pode ter favorecido o surgimento de outros problemas de saúde como o derrame, problemas no coração e nos rins.

Dores na nuca, no peito, tontura e dificuldades para respirar entre outros são alguns dos sintomas e os principais fatores de risco são a hereditariedade, obesidade, estresse, fumo, consumo de álcool e sal em excesso, níveis altos de colesterol, diabetes, hábitos não saudáveis e sedentarismo.

Falando em obesidade, o excesso de peso é um grande fator de risco não só para o desenvolvimento da hipertensão arterial, mas para vários outros distúrbios cardiovasculares. Porém, não é só o sobrepeso responsável por isso, mas principalmente o tamanho da circunferência abdominal. Já ouviram falar nisso?

Na verdade existe uma relação cintura quadril que é o resultado da divisão da medida da sua cintura pelo seu quadril. Isso mostra que a concentração de gordura abdominal, que em sua maioria deve estar entre os órgãos, é grande, elevando o risco.

Exemplificando, se uma mulher tem 100cm de cintura e 90 cm de quadril, a divisão disso dá 1,11 e representa um alto risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os resultados normais dessa relação devem ser até 0,8 para mulheres e até 0,9 para homens. E aí? Como está a sua medida?

hábitos-saudáveis-no-controle-da-pressão-arterial-blog-da-mimis-02

 

Uma das formas de controlar a hipertensão arterial é por meio da boa alimentação. Ter hábitos saudáveis é importante não somente para o emagrecimento, mas para manter nosso organismo forte e saudável.

No caso dos hipertensos, uma das primeiras mudanças que devem ser adotadas é a redução significativa do sal, que eu já passei dicas pra vocês AQUI e de gorduras ruins. O peso corporal precisa ser controlado sim.

No blog eu contei muitas histórias de superação de pessoas, que por conta do excesso de peso, estavam sofrendo com a hipertensão. Priscilla, Marcelo e Thiago Lima foram alguns deles que descobriram o problema, mas que logo decidiram mudar seus hábitos e suas vidas (ver histórias AQUI). Os hábitos alimentares saudáveis aliados às atividades físicas foram essenciais para que eles emagrecessem, e pudessem controlar também a saúde do coração.

Alguns alimentos também ajudam a controlar a pressão, como as frutas, carnes magras, cereais integrais, legumes, oleaginosas, frutas secas, coco, leites e muito mais.

A prática regular de exercícios físicos é essencial para todas as pessoas, e quem já tem problemas cardiovasculares é preciso ter orientação médica e acompanhamento de um fisioterapeuta ou educador físico. Protocolos de reabilitação cardíaca são bastante utilizados e vem sendo cada vez mais difundidos.

Muita gente faz o tratamento com remédios indicados pelos médicos, mas não pensam nos outros fatores associados. O que acontece? A pessoa fica dependente dos medicamentos para controlar a pressão e acaba ganhando as complicações advindas do uso prolongado das drogas.

Portanto, tratar a hipertensão arterial vai muito além de tomar remédios, pois são diversos fatores envolvidos na sua causa.

Embora a hipertensão arterial crônica não tenha cura, ela pode ser controlada quando realizado o tratamento corretamente. É importante a terapia não só com medicamentos quando necessário, mas com medidas de bons hábitos alimentares e atividade física.

A minha dica é: cuidem-se! Mantenha a saúde com bons hábitos de vida, façam exames regularmente, além de buscar sempre o equilíbrio!

Estou pensando em preparar um post sobre os alimentos que ajudam a controlar a pressão, vcs querem? Me contem aqui nos comentários!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

27 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá Mimis, admiro muito esse amor e essa força de vontade de todos que fazem parte do blog, assim, como você, mais preciso confessar : não consigo mais fazer dieta, estou desesperada!!! percebi que quando era mais jovem era mais fácil, to com 29 anos, pesando 63,400 e medindo 1,63.
    Me ajude, são tantas questões: financeira (principalmente) vício do mal hábito, porque vc sabe que tá errado mais não consegue parar, falta de tempo, etc,etc… preciso de algo que me motive, uma luz. Bjos.

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! minhas dicas estão todas aqui no site e redes sociais. Tem post inclusive sobre dieta com economia. Leia os posts com calma e sucesso!

  2. Elaine C de souza em

    Boa Tarde Mimis,

    Faz um post sobre os alimentos que ajudam a controlar a pressão sim,meu marido esta com este problema,queria poder ajuda-lo pelo menos na alimentação.

    Att;
    Elaine

  3. Oi Mimis, eu tenho pressão alta e tomo remédio pra controlar, tô na luta, com a alimentação saudável pra ver se melhora, amanhã meu cardio vai dizer se tô fazendo tudo certo. Bjs

  4. Olá Mimis, adoro seu blog e sempre acompanho suas dicas, mas esta é a primeira vez que deixo um comentário. Eu sou hipertensa desde os 29 anos, hoje tenho 36 anos, 1,59m de altura e peso 51kg, como pouco sal, me alimento bem e no máximo de 3 em 3 horas, pratico atividade física três vezes por semana, mas mesmo sendo saudável, jovem e magra, ainda sim, sou hipertensa, costumo dizer que sou magra por fora e obesa por dentro, por que além da hipertensão ainda tenho problemas gástricos, tenho pangastrite, exofagite, uma peque hérnia e já precisei retirar a vesícula, as vezes fico pensando que não me encaixo nos padrões rsrsr, tomo remédio para P.A. todos os dias e faço acompanhamento com o cardiologista de 4 em 4 meses, depois que passei a controlar minha alimentação, diminui muito minhas idas ao pronto atendimento, pois sentia muitas dores abdominais, mas como gosto muito de comer e de cozinhar, faço receitinhas mais leves durante a semana e no fds fico a vontade para tomar um vinho e comer umas friturinhas, afinal de contas sou mineira e aqui em Minas a comidinha de boteco é deliciosa.

    Adoro suas receitinhas.

    Bjs

    • Michelle Franzoni em

      Oi Elisa! A hipertensão não é fácil mesmo! São diversos fatores a serem controlados né? O que importa é fazer nossa parte! Beijos, linda!

  5. arlete barbosa em

    Oi Mimis, sou hipertensa, mas no meu caso é pelo stress. Sofro de ataques de ansiedade e minha pressão sobe com qualquer nervoso. Quando fico nervosa ela sobe e ela sobe porque fico nervosa, pode? rsrs
    Faço tudo direitinho, menos sal, como alimentos integrais, faço atividade física diariamente inclusive hidroginastica e natação tres vezes por semana, alem de pilates e aulas de bike. Gostaria de além dos alimentos, técnicas de relaxamento e meditação. Quem sabe assim os ataques de ansiedade melhoram…..

  6. Carolina Mendonça em

    eu tenho hipertensao! faco muita coisa para diminuir a pressao arterial, tenho uma dieta especial e tomo suplementos naturais de Cafe Verde.

  7. Muito boa a dica sobre a pressão arterial e a importância de prevenção o consome de menos sal nos alimentos é muito importante pois temos hábito de consumir muito sal nos alimentos.
    Procurar substituir o sal por temperos são muitos importantes.

  8. Oi! Descobri o seu blog recentemente. Tenho 38 anos e estou pré diabética e com o colesterol nas alturas. Estou tendo que mudar completamente os meus hábitos e está sendo muito difícil. Se puder fale sobre estes temas também.

    Beijo

  9. Eu quero,tomo remédio para hipertensão mas quero muito me controlar para não toma-los mais,tenho 29 anos e não quero depender disso.

  10. Acho maravilhoso receber post sobre alimentos que ajudam no controle da pressão arteirial. A minha mãe é hiper-tensa e vai ajudar muito n escolha dos alimentos, sucos para fazer na centrífuga etc…

  11. Eu tenho pressão alta desde que tive o meu primeiro filho ha 25 anos atras desde então faço uso de medicação para controlar a pressão,mais sou inimiga numero um de atividade física essa é a minha maior dificuldade ainda não consegui gostar nem compreender a importância dela na minha vida já tentei academia,caminhada mais não me adaptei ainda,tenho 51 anos e vou tentar novamente ainda não sei qual atividade preciso manter a pressão controlada sou obesa.

  12. Esse post veio em um ótimo momento. Tenho 28 anos, peso normal, sempre controlei o uso do sal devido meus pais serem hipertensos, mas essa doença já me alcançou. Há uma semana minha pressão se encontra na casa dos 15/10. Sobre a alimentação tenho procurado sempre melhorar desde que eliminei 15kg com a dieta dukan. Andei um pouco relaxada, mas já me corrigi. Faço musculação frequentemente e sigo buscando ter uma vida cada dia mais saudável, agora mais do que nunca. E penso que um post com dicas alimentares contra a hipertensão seria ótimo. Bjs Mimis

×