O poder do amaranto

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Cultivado como um alimento sagrado há mais de 2000 anos pelas civilizações Astecas, Maias e Incas que habitaram a América Central, o amaranto vem se destacando como importante alimento funcional devido ao seu alto poder nutritivo.

Quando comparado aos demais cereais, o amaranto apresenta diversas vantagens. O grão possui cerca de 15% de proteína de qualidade biológica comparada à do leite, já que é rico em lisina, um aminoácido essencial dificilmente encontrado em outros cereais. Ainda, possui grande quantidade de fibras solúveis e ácidos graxos insaturados que são importantes para o organismo. E como a maioria já sabe: se é rico em fibras, é bom para emagrecer, certo?

E não para por aí, ele é fonte de ferro,  zinco, fósforo e cálcio, além de ser uma alternativa para a doença celíaca, desencadeada por uma proteína encontrada no trigo.

Com todo esse valor e micronutrientes, os estudiosos já começaram a apelidá-lo de arroz com feijão, pois sua combinação nutricional assemelha-se muito com o prato preferido dos brasileiros.

Dá uma olhada!

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Tem mais! Pesquisas realizadas na USP, indicam que o amaranto é  um excelente redutor dos níveis de colesterol, através de sua fração proteica, que ao ser digerida, inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo.

A indústria alimentícia está investindo e expandindo em pesquisas que desenvolvam novos produtos que utilizem o amaranto como matéria prima. Sua semente pode ser consumida na forma de salgadinho, e o seu grão já tem diversas variações, podendo ser utilizado como farinha ou pré-cozido em saladas, e ainda na produção de pães, bolachas e barras de cereais. O amaranto em flocos já faz parte do meu dia a dia, como vocês podem perceber.

E olha o que eu descobri! Apesar de pequeno, o grão do amaranto quando levado ao fogo, sem nenhum tipo de óleo, se torna branco e parece uma pipoca! Essa pipoca é consumida com mel pelos povos do Himalaia, e esse prato se chama “lados”.

 Vamos testar?

Referências:

Amaya-Farfan, J; Marcílio, R; Spehar, C.  Deveria o Brasil investir e novos grãos para a sua alimentação? A proposta do amaranto. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 12; 47-56, 2005.

 

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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59 Comentários Mostrar comentários

  1. Pingback: Mamão maravilha - Blog da Mimis por Michelle Franzoni - Qualidade de vida e bem-estar

  2. Sou diabética e ainda não faço uso de insulina. Será que posso acrescentar o amaranto na minha alimentação?
    Sofro de constipação intestinal, acho que devido a endometriose .
    Estou adorando acompanhar o Blog!
    Comecei na academia há duas semanas. Preciso emagrecer 15kg em 3 meses, para retomar uma nova tentativa do tratamento de FIV.
    Bjos

  3. Ja estou usando o amaranto na nossa receitinha do pao d microondas fica com textura otima..alias o meu num vai no microondas e sim na sanduicheira estou amando..

  4. O amaranto é o melhor desses alimentos funcionais que ja esteve na moda rsrs, não tem gosto forte e eu melhorei muito da prisão de ventre!!! Mas eu só uso em flocos!!!

  5. ola Mimis ,otimo domingo !!!
    Encontrei amaranto aqui na minha cidade , só q em grãos …
    Ele pode ser usado em frutas (mamão) como vc usa em (flocos/farelo) como eu uso amaranto em grãos ??? devo triturar no liquidificador ? aguardo sua dica .
    Amo seu blog e te acompanho tbm no instagram ,adorooooo .
    Bjs

  6. Adoro seu blog, vejo todas as novidades e estou tentando emagrecer. Vc e uma diva. Gostaria de ter sua determinação, mimis. beijos sou de Florânia, Rio Grande do Norte.

  7. Pingback: Beauty taça de papaia - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  8. Pingback: Entrevista Ego: Blogueira perde 33kg em dez meses e suas dicas viram sucesso na web - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  9. Paula Siqueira em

    Amei a dica da zona cerealista da Pollyanna. Já me cadastrei para ganhar cupom de descontos e começar a comprar. Lá tem a amaranto de todas as formas que imaginarmos.

  10. Ei Mimi, você consome o amaranto in natura mesmo? cru?
    obrigada. Adoro seu blog, ele me dá forças todos os dias para treinar e comer direitinho. Bjs

  11. Bom dia Mimis!! to adorando estar aqui… estou em processo de emagrecimento, e sempre fui adepta a novidades, amo coisas integrais.. e a 3 anos atrás fui ao Peru, e tive a oportunidade de conhecer o amaranto… meu pai tbm ja consome a algum tempo, porém eu não sabia que ele era tão “poderoso” show!!! com certeza também vai fazer parte do meu dia a dia… um bjo e parabéns”
    Paty

  12. Pingback: Salada de fruta é saúde pura! - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  13. amei conhecer…como tinha coemntado na page nunca tinha ouvido falar nele, to amando sua page… para quem faz dieta todas as frutas são recomendadas? Quais as de menor caloria???
    bjin

    • Oi querida!
      Tem frutas menos e mais caloricas que vc precisa encaixar na sua dieta conforme o necessario. Há tabelas na internet que disponibilizam as calorias de todas. Da uma olhada! Beijos!

    • Não vi não Vanessa!
      Mas sou tao viciada no meu de quinoa… até enjoar nao troco hahaha ele é bem pesadinho sabe… vou espiar no super qdo for de novo! Beiajooooooo

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