Mamma mia! É dia de polenta!

69

 

Eu passei boa parte da minha infância ao redor da mesa comendo polenta com frango. Imaginem a festa da família descendente de italianos nesse dia especial.

E na minha dieta de redução de peso, inseri esse prato com uma forma de preparo light.

A polenta é feita com  a farinha de milho, um cereal bastante importante para o nosso organismo. A farinha extraída do milho leva vantagem quando comparada à branca, pois preserva vários nutrientes, além de poder ser consumida por pessoas que têm intolerância ao glúten.

Rico em fibras, o milho é fonte de proteínas, sais minerais, vitamina B1 e vitamina E, e é aliado do nosso sistema imunológico. Possui ainda funções antioxidantes, retardando o envelhecimento das células.

 

 

Bom… Vamos à melhor parte do post… a receita.

Como a minha cozinha é muito prática, eu costumo usar um produto que é composto de flocos de milho pré-cozidos,  o que deixa o tempo de preparo muito menor. Mas você também pode usar a própria farinha de milho para fazer a receita, como a minha avó fazia lá em casa.

Ingredientes:

–       100g de flocos de milho pré-cozido (um pouco menos de 1 xícara de chá)

–       4 xícaras de água

–       sal à gosto

 

Modo de preparo:

Colocar os flocos de milho em uma panela com 4 xícaras de água e mexa em fogo brando até atingir a consistência desejada. Eu gosto dela mole mesmo, então em cerca de 5 a 8 minutos está pronta.

Para o molho você pode usar 280 gramas de peito de frango em cubinhos refogado com cebola, tomate e molho de tomate. Salsa, sal e pimenta à gosto. Doure o frango sem óleo, utilizando água, assim como no vídeo da couve que você pode ver AQUI

Essa quantidade rende 2 porções ideais para uma dieta para perda de peso. Se você quer manter ou ganhar aumente as porções.

 

Valor nutricional por porção: (Considerando o preparo da receita sem óleo)

Cal: 330  C: 34,4g  P: 33,7g  G: 5,4g

Receita de creme de milho light, clique AQUI.

 

Para tirar suas dúvidas sobre o meu processo de emagrecimento e vida saudável, clique AQUI.

Para ver mais receitas saudáveis, clique AQUI.

Siga o Blog da Mimis no FACEBOOK e INSTAGRAM @blogdamimis e assine o meu canal de vídeos no YOUTUBE e receba todos em primeira mão.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

69 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi Mimis!

    A quantidade de calorias é só para a polenta ou é a polenta junto com o molho ?
    Se for junto com o molho, falta colocar a qtde do molho de tomate pronto.

    Obrigada!
    Adoro polenta

  2. Oi, Mimis! Dúvida: quantas colheres de sopa de polenta mole seria a porção ideal de carboidrato para a hora do almoço para que está tentando emagrecer? obrigada!

  3. Renata Oliveira em

    Oi, Mimis!
    Te acho uma grande inspiração. Preciso perder uns 4 kgs, mas tenho consciência que tenho que mudar meus hábitos.
    Se Deus quiser, começarei agora!
    Adoro polenta e quero saber se possso usar milharina tb?
    Grande bj e parabéns pela força

  4. Olá Michele!

    Também adoro polenta, na minha família é tradicional já que são de origem italiana. Mas deixei de consumir o fubá e farinhas do milho afins, pois percebi que todos são feitos a partir do grão transgênico (com aquele T dentro de uma triângulo em toda embalagem. Tenho muito receio com os efeitos dos alimentos transgênicos no nosso organismo a longo prazo. Tem alguma informação sobre isto, conhece alguma marca não transgênica? Grata!

  5. Mimis, não sei se já experimentou, mas polenta fica muito bom com couve, não precisa refogar, é só picar bem fininho e pequeno e misturar com a polenta e deixar cozinhar um pouco. Minha mãe coloca junto linguiça calabreza frita (quase nada calórico), mas vou adaptar agora com frango frito sem óleo. Fica divino. Beijãooo…

  6. Boa Noite Mimis, eu tenho a mesma duvida de ALINE. Não tenho microondas e sou viciada em pipoca, ja tentei fazer com agua mas não deu certo, tem algum jeito de fazer pipoca sem óleo???

    Bjus

  7. Oi, linda! Vc tem minha admiração. Amo suas receitas. Me tire uma dúvida, se for possível,rs… Fiz um cuscuz com polenta, leite de coco light, coco ralado integral hidrolisado sem adição de açúcar, e um pouquinho de sal. Comi no café da manhã e no almoço, substituindo pão e arroz respectivamente.
    Fiz mal???

    Bju

  8. Depois que vi vc na Eliane tive animo d começar meu regime e estou feliz..Em 20 dias ja eliminei 5 kg fazendo dieta e 1 hora de esteira na academia todos os dia.obrigada mimis.

  9. Pingback: Polenta com ragu de carne | Dieta

  10. Pingback: Bolo funcional de milho - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  11. Pingback: Polenta com ragu de carne - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  12. Pingback: Entrevista da Mimis: Cozinhando no Você bonita - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  13. Eu não acreditei quando vi que podia polenta!! Eu amo!! Tbm sou de família italiana, daquela das polentas do fogão a lenha. Simplesmente AMEI!!!

  14. OI, simplesmente inspirador seu blog…. Gostaria de saber sobre milho in natura, pois gosto MUITO… sobre quanto é calórico??? Abraços

  15. Mimis, adoro seu blog e suas receitas, esta sendo um super incentivo!!! Aqui na minha família fazemos polenta com fubá….será q tem mta diferença? (Quesito de calorias e benefícios…) obrigada, vc eh uma linda!!!

  16. Pingback: Aproveitando o dia de sol: treino na praia - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  17. Pingback: Snacks: como escolher o lanche ideal para você. - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  18. Q. produto é esse: ´´produto que é composto de flocos de milho pré-cozidos´´. Não sei o q procurar no supermercado. Vc pode dizer a marca???
    Td q vc fica muito bom.

    Bjs

    Rosana

  19. Inspirada em ti, hoje fiz polenta para o almoço. Aqui no pacotinho que comprei, cozinhei por 3 minutos em água fervendo já 😉
    Meu boy magia resolveu que enjoou de comer arroz integral e comidas secas, então ando me virando nos 30 prá descobrir comidas saudáveis mais pastosas.
    Realmente eu tinha esquecido da existência de polenta.
    Beijão!

  20. Pingback: Creme de milho light - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  21. Olá, Mimis. Tudo bem? Sua receita de polenta parece boa, mas eu não como aves. O que você sugere como molho pouco calórico para substituir o frango? Abobrinha seria uma opção??

    • oi linda! se estou correta, Pelo que acabei de pesquisar flocos de arroz sao compostos de Farinha de arroz, açúcar, malte e sal. ou seja… é carboidrato simples e com açúcae… zero fibras. se eu estiver errada me corriga, por favor. neste caso, prefira arroz integral ou a farinha de milho (polenta).

×