Superação Caio: vida nova ao perder 48kg em apenas 8 meses

8

O querido Caio, de 28 anos, sempre esteve acima do peso, desde a infância. Sua alimentação nunca foi regrada. Era muito ansioso e apostava na comida para se satisfazer e, mesmo sem saber, estava em um quadro de compulsão alimentar. Gostava de fritura e tudo em grande quantidade. Nunca estava satisfeito. Conta que não tinha limites mesmo!

Por outro lado, sempre foi ativo, gostava de jogar com os amigos toda semana e o excesso de peso não o incomodava tanto. Até que passou por uma cirurgia nos pés e teve que ficar 6 meses parado, e esse sedentarismo fez com que seu peso subisse nas alturas!

Chegou aos 142Kg e já não conseguia mais fazer nada do que gostava. Sentia-se cada vez mais exausto e com complexo da barriga. Foi quando resolveu tomar uma atitude e emagrecer de vez! Perdeu 48,4Kg em APENAS 8 meses de reeducação alimentar e exercícios físicos!

Superação-Caio-Henriques-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Por uma vida melhor
Caio sempre foi “o gordinho feliz do grupo”. Não se sentia discriminado por parte dos amigos e não tinha grandes problemas de autoestima. Estava bem. Afinal, Caio sempre esteve acima do peso, desde a infância, e não via problemas com isso.

Sua alimentação diária baseava-se em arroz, feijão e carne. Não tão ruim, né? O problema é que para realçar o sabor, enchia de ketchup, maionese, batata palha e farofa pronta. Não tinha hábito de comer verduras ou legumes, muito menos frutas. E tudo era em grande quantidade.

Gostava de frequentar rodízios de massas e lembra que “a palavra ‘limite’ não exista” em seu vocabulário. Nunca estava satisfeito. Sentia-se ansioso e não conseguia e nem queria se controlar.

Porém, seu peso aumentou consideravelmente quando precisou fazer cirurgia nos pés e ficou de repouso por 6 meses. Sem pode se mexer muito, passou grande parte dos dias deitado e comendo como sempre. Tentou recuperar seu peso logo depois dessa fase tomando remédio de emagrecimento, mas não adiantou. “Não resolveu nada, quando parei de tomar engordei mais”, conta.

No auge de seus 142Kg, não tinha mais disposição, ficava exausto ao subir os três lances de escada do serviço, parou de jogar peteca e futebol com os amigos. E não demorou muito para começar a sentir dificuldades na hora de amarrar os cadarços do próprio sapato. “A barriga estava imensa. Fiquei muito chateado”, diz.

Era hora de mudar!

Como começou
A ideia de caio era emagrecer. Não queria apenas recuperar o peso que tinha antes da cirurgia, queria mais. No início, acreditou que apenas apostando em atividades físicas iria conseguir. Manteve o cardápio de sempre, rico em fritura, inclusive, e passou a frequentar a academia.

Mas o peso não queria mudar! A balança não descia. Então resolveu que era hora de procurar uma nutricionista. Saiu da consulta transtornado, achando o plano alimentar criado pela profissional totalmente absurdo. “Era totalmente fora dos padrões aos quais estava acostumado”, conta.

Caio resistiu à mudança por mais 2 meses, até que resolveu iniciar a reeducação alimentar. “Houve meses que perdi 8,9kg. Foi surpreendente”, revela.

Superação-Caio-Henriques-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Como foi a dieta
A nutricionista de Caio o ensinou sobre a estrutura dos alimentos, o que comer, quando e porquê, como eu explico aqui, fazendo-o passar pela reeducação alimentar. Para quem não tem como procurar uma profissional, vale conhecer a dieta de trocas, onde cada um pode criar suas alternativas para um cardápio saudável, como o meu que vocês podem ver nesse post.

A dieta basicamente reduziu a quantidade de carboidratos e carne vermelha da vida de Caio, que era enorme. Cortou as frituras e gorduras. O fez adotar alimentos integrais e também a apostar nos intervalos de 3 e 4 horas entre as refeições.

Assim que acorda, aposta em sucos ou sakes, uma porção de frutas e aveia. No café da manhã, come um sanduíche natural, ou uma tapioca, ou torradas integrais, com chá ou suco. No almoço, seu prato é rico em vegetais, arroz integral ou macarrão integral, feijão, frango ou ovo. De sobremesa come uma fruta. O lanche da tarde é uma barrinha de cereais, ou castanhas ou frutas. O lanche pré-treino, é similar ao café da manhã. No jantar, aposta em legumes e vegetais e um pedaço de frango ou ovo. Na ceia toma um copo de leite e come uma porção de fruta.

Essa nova rotina alimentar, iniciada em setembro de 2015, o fez otimizar o desempenho de Caio nos treinos, motivando-o ainda mais.

As tentações na nova vida de Caio
Caio nunca foi apaixonado por doces, uma grande vantagem para quem quer emagrecer. Mas sempre amou frituras, que é um veneno para quem quer uma vida saudável. E foram as frituras as grandes tentações da nova vida de Caio.

Sempre quando percebia que ia escorregar na dieta, mentalizava o esforço que precisaria fazer nas atividades físicas para perder aquilo que comeria. Lembrava também das vezes que havia deixado de sair ou que havia se privado de tantas outras coisas que gostava. Para ele, disciplina tem que estar em primeiro lugar.

E quando batia aquela monotonia da dieta, Caio e sua esposa procuravam motivação na internet, tanto para ver outras pessoas que estavam passando pelo mesmo processo, ou que já haviam superado tudo aquilo, como também atrás de receitas novas. Foi quando encontraram o blog! 🙂

“Fizemos pizzas magrinhas, cookies integrais, bolo integral, dentre outras. As que mais gosto são os cookies e o bolo integral”, conta. E todas podem ser encontradas aqui.

Superação-Caio-Henriques-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

O apoio das pessoas
Para Caio, os maiores apoios nessa mudança vieram de sua mãe e de sua esposa. Todas as vezes que pensou em desistir, as duas o mantiveram focado.

Desde o começo, a mãe sempre o envia frutas, barrinhas de cereais e biscoitos integrais. Nos almoços de domingo, o cardápio é bastante variado, mas sempre tendendo à alimentação saudável.

E sem a esposa, Caio diz que não conseguiria mesmo. Ela foi seu alicerce e os dois mudaram juntos toda a rotina da casa. Se adaptaram a novos horários e passaram a preparar as refeições com certa antecedência. “Sozinho é muito mais difícil”, diz.

Planejamento é essencial
O casal passou a se planejar antes mesmo de ir ao supermercado. Eles passaram a criar cardápios semanais, combinando refeições, assim como ensino na dieta prática, vejam aqui. Para Caio, esse plano foi e é essencial para dar continuidade ao processo de emagrecimento.

Vale também conferir o que devemos ter na geladeira para conseguir manter o foco. Vejam nesse post como montar a geladeira da dieta. A ideia é não nada em casa que possibilite um escorregão. 🙂

Afinal, qual o segredo do sucesso?
Para Caio, o segredo é manter o foco e a disciplina, que mais cedo ou mais tarde o resultado vem. E tem mais, ir atrás de informação e esclarecer dúvidas também são imprescindíveis. Às vezes uma questão mal resolvida pode trazer o desânimo e fazer a gente pensar em desistir. Como quando a balança para de mexer. Aconteceu isso com Caio e ele foi atrás de ajuda. Alguma coisa estava acontecendo! No caso dele, ele ainda não havia iniciado a reeducação alimentar e isso estava inibindo seu progresso.

Esportes, sua paixão
Mesmo sentindo-se envergonhado com o peso, a primeira coisa que fez para mudar foi entrar em uma academia. Conta que se sentia o “aluno do fundo da sala” e não falava com ninguém. Mas, aos poucos, foi percebendo que todos estavam ali com o mesmo objetivo que ele, talvez num estágio mais avançado talvez, mas estavam querendo a mesma coisa. Com isso, foi se soltando e ficando cada vez mais à vontade para realizar suas atividades.

Antes de tudo isso, Caio já praticava peteca e futebol. E intensificou e se dedicou mais ainda a eles assim que começou a ficar mais disposto, com a ajuda da academia e da nova rotina alimentar. Hoje pratica também spinning, taekwondo, jiu-jitsu e corrida.

É frequentador assíduo da academia e não deixa mais os amigos na mão. Adora o que faz e faz atividades os sete dias da semana.

Seu objetivo sempre foi a diversão, pois adora fazer atividades físicas, mas tem metas também. Sua ideia agora é aumentar a massa magra, definir o corpo, perder a gordura localizada na barrida e diminuir a pele na barriga.

Superação-Caio-Henriques-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

E o tempo?
Para Caio não tem essa de “falta tempo” para fazer atividades e se cuidar. Ele conta que trabalha 8h por dia, faz mestrado, cuida da casa junto com a mulher e ainda assim dá um jeito de fazer exercícios e planejar a alimentação semanal.

“É uma grande correria, mas com um planejamento tudo se encaixa”, diz.

As melhorias na vida de Caio
Após 30,4Kg eliminados, tudo mudou! Caio até parou de roncar! Tem disposição para fazer tudo, inclusive tem mais concentração!

“O importante é que eu estou muito feliz. Fazendo coisas que nunca fiz na vida, tipo correr, jogar bola, pedalar, enfim, e quero mais”, revela.

Viram, gente? Tudo é possível quando se tem um objetivo e disciplina. Confiram as demais histórias de superação, conheçam também como foi o meu processo de emagrecimento. Não desistam! Quero ver todos como Caio, fazendo o que gostam, com muita alegria e saúde! Vejam o instagram dele aqui.

Peso antes: 142kg Peso agora: 93,6kg Altura: 1,83m
Tempo de emagrecimento: 8 meses.

Superação-Caio-Henriques-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

Vetores: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

8 Comentários Mostrar comentários

  1. Quando começo a pensar que estou com fome venho no blog ler essas lições de vida. Já emagreci e engordei várias vezes e sempre me pergunto o motivo de não ter mantido o peso. Uma vez sai de 130 para 95 em 3 meses e logo ganhei tudo de volta. Estou abordando outra linha nessa nova tentativa. Lutando contra o celebro que insiste em me falar que eu estou com fome. Não é fácil, mas aqui, posso ver que é possível e que vou conseguir. Parabéns ao Blog e aos meus incentivadores.

  2. Tou super radiante com essas pessoas eu também pessava 92 kilos fui pra 68 aí engordei dinovo fui pra 81 hoje estou com 68 mas sou muito ansiosa com doces!!

  3. Olá bom dia, entro no blog sempre para ler as histórias de superação e outras dicas, comecei minha reeducação alimentar tem 2 meses e já emagreci 15 kg, fazendo muita atividade física e me educando, não fui em nutricionista pois sei onde estava errando eu mesma monto meu cardápio, esta dando certo, e vou atingir meu objetivo. Parabéns pelo blog, me ajuda muito!!!

    abraço
    Kelly

  4. Muito boa a história de superação de Caio. Valeu a pena o seu esforço e planejamento para se reestruturar. Novos hábitos, nova auto-imagem, saúde restabelecida faz diferença em sua vida. Valeu!

  5. Letícia Ohanna em

    Oiiii!! Sou leitora do seu blog há bastaaaaante tempo, só não comento srsrs. Já ouviu falar da relação meditação x emagrecimento? Qual sua opinião sobre isso?

    Beijooooosss =D

    • Michelle Franzoni em

      Oi Le! Comente sempre, adoro! Especificamente da meditação não vi nada, mas eu acredito que todas as formas de relaxamento, terapia e pensamento positivo ajudam para o emagrecimento. Bjks!

      • Oi Mimis! Olá Letícia. Sou médico endocrinologista e fundador do Medictando.com. Usamos a meditação como forma adjuvante no tratamento da obesidade devido ao seu efeito no controle do cortisol, o hormônio do estresse. Reduzindo o cortisol, fica mais fácil ganhar massa magra e queimar gordura.

        Eventualmente, publico alguns estudos sobre os efeitos benéficos da meditação na saúde humana aqui: http://medictando.com/areas/secoes/meditacao/

        Parabéns pelo seu blog 😉

×