Abobrinha: eu amo!!!

37

abobrinha zucchini  blog da mimis michelle franzoni_-2

Eu simplesmente amooooo abobrinha! E vocês já devem ter notado isso pela quantidade de receitas que faço que  levam esse fruto pertencente ao gênero Cucurbita.

Eu só não sei dizer quando surgiu esse amor repentino. Parece até que eu sou louca por ela desde que nasci, né! 🙂

Embora a gente ache que é um legume, a abobrinha é uma fruta, parente do pepino, melão, abóbora e melancia.

E se você não sabe ainda onde usar essa gostosura, eu dou a dica: saladas, omeletes, risotos, massas, tortas, bolos, pães. Abobrinha dá com tudo minha gente! E é por isso que eu gosto tanto dela. De sabor suave e textura leve, ela vai bem para incrementar qualquer prato, trazendo nutrientes para a refeição.

Falando em nutrientes, vamos ver o que ela tem de bom!

Fonte de vitamina A e B, é rica em niacina que desempenha importante papel no metabolismo celular e na reparação do material genético, e segundo pesquisas é uma das substâncias mais importantes para o aumento do colesterol bom (HDL). Ah! É por isso que meu colesterol bom é nas alturas! 🙂

Potássio, fósforo, cálcio e magnésio são os minerais mais abundantes na abobrinha. Possui grande quantidade de fibras é água que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

E na dieta? Ela cai como uma luva! Cada 100 gramas de abobrinha tem apenas 20 calorias! Esse é outro motivo que adoro essa menina. Quando quero fazer o prato render e não ficar calórico, taco abobrinha nele! Ou seja, em quase todos né? hahaha

abobrinha zucchini  blog da mimis michelle franzoni_-2

Agora umas diquinhas especiais:

– Quando for comprar, prefira os frutos firmes, brilhantes e sem partes moles ou machucados;

– Quanto menor a abobrinha, mais gostosa ela é;

– O cabinho garante a conservação por mais tempo, procure comprar assim;

– Eu gosto de guardar as abobrinhas inteiras na geladeira. Duram mais.  A presença de líquido na embalagem significa que está começando a estragar.

– Temperos e especiarias que combinam com abobrinha:  cebola, alho, salsa, cebolinha, azeite, limão, vinagre, shoyo, alecrim, gergelim, pimenta e manjericão.

Gostaram?

Então vou repassar algumas receitas que já postei aqui no blog para vocês se inpirarem! Cliquem no título sublinhado para verem as receitas, ok? 🙂

A salada chique vai abobrinha, cenoura, ricota e ervas.

salada chique dieta michelle franzoni   blog da mimis_-4

O risoto integral de abobrinha com limão sicicliano é simplesmente divino! E vai muito bem com frutos do mar.

risoto de abobrinha e limào michelle franzoni blog da mimis-2

Quer conquistar o gato (a)? Esse prato é garantia de casamento! Risoto de camarão com abobrinha. P E R F E I T O !  Para quem não gosta ou não encontra facilmente frutos do mar, tem risoto de frango também.

risoto de camarão dieta michelle franzoni blog da mimis-8

E panqueca? Aiiii! Babei!

panqueca integral  massa  dieta michelle franzoni blog da mimis_-2

O Couscous de legumes é delícia! E vai muito bem com carnes grelhadas.

cuscuz blog da mimis

E se você é fã de comida chinesa? Taca abobrinha no Frango xadrex! 🙂

frango xadrex dieta michelle franzoni blog da mimis-8

Ahhh! Mas você tá é afim de um bolinho, né! Vá de Bolo de abobrinha sem glúten e lac free.

Captura de Tela 2013-10-03 às 15.16.46

Wow!!! E tem muitas outras  receitas com abobrinha AQUI. Tem até pizza! Amo demais!

Se você ainda não colocou abobrinha no seu cardápio, tenho certeza que agora chegou a vez! 🙂

E quem tiver uma super receita com a minha amada aí, posta aqui ou na fanpage para eu ver! Vou amar!

Para tirar suas dúvidas sobre o meu processo de emagrecimento e vida saudável, clique AQUI.

Para mais receitas gostosas, clique AQUI.

Siga o Blog da Mimis no FACEBOOK e INSTAGRAM @blogdamimis

Assine o meu canal de vídeos no YOUTUBE e receba todos em primeira mão.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

37 Comentários Mostrar comentários

  1. Pingback: Alimentos com calorias negativas - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  2. Pingback: Frittata de abobrinha | SeuRadar SeuRadar

  3. Pingback: Frittata de abobrinha - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  4. Francisco Schuller em

    Realmente voce aborda com autoridade de conhecimentos em uma linguagem muito ascesivel e com topicos de total relevancia, com ciencia, e entretenimento, e gastronomia, que em poucas laudas nos da total conhecimento, do alimento e nutriente em que voce expoe, muito obrigado por voce existir, que tem muito colaborado em meu crescimento, tecnico,parabens pelas suas pesquisas e trabalhos editados. – Francisco schuller tecnico de musculação e personal trainer desde 1984. Atibia .São paulo .Brasil

  5. Oi Mimis,

    Tive bebê há 50 dias e como não estou amamentando comecei uma dieta de 1200 calorias e caminho 5k todos os dias, apesar disso não tenho perdido peso e isso é bastante desestimulante. O que posso fazer para conseguir perder peso? A falta de dormir bem influencia a este ponto? obrigada, Karla

    • Michelle Franzoni em

      a falta de dormir atrapalha um pouco mas acredito que é preciso rever a dieta. se puder consulte um nutricionista ou leia as demias dicas aqui. beijos!

  6. Ola Mimis! Eu tb amo abobrinha, mas as vezes acontece dela da uma sensação de anestesiar a língua? Pq sera q isso ocorre? Sera q eh por causa da nódoa q ela tem? Bjin!

  7. Olá Mimis, adoro suas receitas e tenho feito várias delas. Mas gostaria de tirar uma dúvida: vc acha que antepasto de berinjela é uma opção válida para dieta de redução de peso (tipo antepasto com salada de folhas) ou é um alimento muito calórico? Pergunto ainda se o fato de cozinhar os ingredientes do antepasto no azeite torna o prato muito gorduroso, já que o azeite vai ao fogo,e aquecido, pode se tornar gordura trans…
    Desde já agradeço. Abraço!!!

  8. Pingback: Refogadinho de frango com legumes | SeuRadar

  9. Pingback: Refogadinho de frango com legumes | Dieta

  10. Pingback: Refogadinho de frango com legumes - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  11. Oi mimis, que tal fazer a abobrinha recheada com carne moída ou frango desfiado? Adoro o seu blog e pego várias dicas…sou recém casada e amo suas receitas, pois são muito práticas e saudaveis!!! beijos

  12. Patricia de Medeiros em

    Olá Mimis
    Boa tarde!!!
    Meu nome é Patrícia tenho 34 anos.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la por todas as matérias, post, reportagens e vídeos postados, te acompanho diariamente e estou disposta a seguir seu estilo de vida.
    Gostaria muito da sua ajuda, pois desde a adolescência eu brigo com a balança constantemente e fico neurótica por conta do peso…
    Já fiz todo o tipo de dietas e regimes….
    Tenho uma tendência a ganhar peso, pois minha mãe foi e hj é uma pessoa obesa, já chegou a pesar 190 Kg fez por 2 vezes a redução de estômago, a primeira em 2006 eliminou 100 kg, teve um problema com o anel colocado e teve que retirar… e fez a segunda em 2011 para a retirada do anel, mas hoje em dia por conta de comer errado ganhou desde então uns 30 kg.
    Eu por conta da neurose, não estou conseguindo eliminar peso… ao contrario, acho que a minha ansiedade em querer eliminar, estou ganhando peso e percebo que estou com uma retenção de liquido…. Não entendo o pq, estou comendo de 3 em 3 horas… fazendo hidroginástica 3x por semana e caminhada de 30 minutos, alem da Dreangem 1x por semana.
    Hoje estou pesando 86,5 Kg.
    Te peço umas dicas, sei que você sempre faz isso no blog, na TV, mas preciso de umas dicas pessoais e implorado sua ajuda para ter uma vida saudável e para também poder ajudar minha mãe que é depressiva por conta do peso, e tem medo de voltar aos 190Kg!!!
    No aguardo da sua resposta!!!
    Um beijo e sucesso sempre!!!

  13. Boa noite, Michele! Vc tem sido exemplo e alento pra minha família, todo mundo está colocando um novo ritmo na vida! Suas dicas e receitas são ótimas! E já que vc ama abobrinha (nós também, somos descendentes de italianos e portugueses), diga o que acha da cambuquira (e brotos vegetais em geral).

    abraço, paulo américo, de são paulo

  14. Oi Mimis, tudo bem?

    Por que você não escreve um livro com as suas receitas, iria fazer o maior sucesso e eu seria a primeira a comprar.
    Beijos
    Parabéns pela força de vontade.

  15. Oi Michelle, tudo bem? Hoje pela primeira vez fiz o pão de microondas. Fiquei meio receosa , mas vamos lá né? Quando coloquei os ingredientes, achei que seria pouca coisa, mas como há o fermente ele cresceu. Saiu do microondas com um cheirinho de omelete, mas como amo ovo, não me incomodou.fiz um sanduíche com ricota e blanquet de Peru, coloquei na tostareis e voilá. AMEI.Vai ser meu lanche diário à noite. Bj grande.

  16. Olá Mimis vc está se tornando minha inspiração no meu processo de emagrecimento ! Abobrinha recheada ao forno deve ser uma delicia né ?Bjos.

  17. mimis te admiro muito parabéns!! queria muitíssimo q vc me tirasse uma dúvida eu fiz o seu founde light no fds e comi a porção toda da receita sozinha e queria fazer isso esse fdss de novo rs… queria saber se vc considera isso jacar ..estou numa dieta de emagrecer .estava uma deliciaaaaa

  18. Mimis, amei todas as suas receitas. Tenho sobrevivido na minha dieta graças as tuas receitas super gostosas. Tenho procurado algumas informações também sobre alimentos para dar energia e disposição, sabe? Mas não parece ter adiantando muito. Conhece algum tipo de alimento ou algo natural que melhore isso?
    Bjokas, sucesso pra você!

  19. Letielle Guizolfi em

    Adorei as dicas com abobrinha, tbm sou apaixonada.
    Mimis seu blog esta sendo uma inspiração para eu levar uma vida mais saudavel PARABÉNS.

×