Superação Thuka: como vencer a depressão e mandar 36kg embora

23

A querida Osnéia, de 38 anos, conseguiu vencer o sobrepeso apostando na famosa dupla reeducação alimentar e exercícios físicos! Osnéia, que prefere ser chamada carinhosamente de Thuka, chegou aos 120Kg após episódios que a fizeram entrar em depressão. Na época agarrou-se à cama, à comida e à bebida alcoólica. Não queria mais sair de casa, se arrumar, não queria mais nada! Hoje, após eliminar 36Kg e reconquistar sua autoestima e saúde, ela nos conta como foi e como está sendo a sua saga de superação!

Superação-Thuka-Catista-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01
A depressão e o seu resultado
Thuka só começou a sofrer com o sobrepeso após a gravidez. Logo depois a sua mãe faleceu e em seguida passou pelo drama do divórcio, entrando em depressão. Chegou aos 120Kg e não conseguia nem se olhar no espelho. Com a autoestima no chão, se cobrava por uma melhora, mas nada a fazia reagir.

Parou de comprar roupas, já não se arrumava mais e fazia de tudo para passar despercebida. Sentia-se discriminada, ouvia piadas o tempo todo e estava cada vez mais infeliz.

Não só a comida era sua válvula de escape, mas a bebida também a ajudava com a ansiedade. “Já podia me considerar uma alcoólatra, bebia pra suportar a vida infeliz que vivia”, revela.

Quando decidiu a mudança
Cansada de sofrer e querendo ser um exemplo para a sua única filha, Thuka resolveu se encarar de frente. Olhou-se no espelho e disse: “você tem que mudar essa situação, você fez isso e só você pode mudar!”.

A mãe de Thuka havia falecido com apenas 52 anos e ela não queria que sua filha também sofresse uma perda dessas tão cedo.

Então, junto com a filha iniciou uma verdadeira revolução. Passaram a apostar na dupla reeducação alimentar e exercícios físicos juntas!

Superação-Thuka-Catista-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Como fez
Primeira coisa que fez foi estipular metas. Pensou na importância de mudar seus hábitos, na importância de alcançar o emagrecimento, nos seus sonhos e objetivos. Assim como eu ensino aqui, e só então sentiu-se pronta para começar.

“Dizem que quando você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve, então deixei bem claro meus objetivos”, conta.

Thuka começou apenas com a dieta, pois tinha vergonha de frequentar a academia. Só depois que eliminou os primeiros 10Kg foi atrás de uma academia. Foi então que decidiu procurar ajuda profissional, aliando, a partir daquele momento, a ajuda de uma nutricionista a exercícios físicos.

A dieta de Thuka
Assim que decidiu mudar de vida, sem procurar informações ou ajuda, passou a basear sua dieta em sopas, shakes e chás, que até fizeram-na emagrecer, mas não supriam todas suas necessidades. Com o tempo, se continuasse assim poderia sofrer com alguma insuficiência nutricional. Esses três alimentos são ótimos na dieta de emagrecimento, mas devem estar incluídos em um cardápio equilibrado, assim como fiz no meu emagrecimento, espiem aqui.

Antes, a dieta de Thuka era baseada em lanches, pizzas e bebidas, principalmente alcoólicas. Agora, aposta na Dieta de Trocas, onde aprendeu a substituir os alimentos mais pelos menos calóricos. E cortou totalmente as bebidas alcoólicas.

Após consultar um nutricionista, Thuka passou a seguir um cardápio diário feito exclusivamente para ela, seguindo os horários padrões de refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Adotou o suco verde detox, aposta em frutas o dia todo, saladas e legumes acompanhados de uma carne magra, e o pão de trigo que tanto gostava trocou pelo pão integral.

A dificuldade de Thura era na hora de cozinhar, não conhecia nenhuma receita magrinha. Então foi procurar na internet, onde encontrou o blog! 😀 Além das receitas ela conheceu a minha história também e exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, sem precisar ir à academia!

Superação-Thuka-Catista-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

Os momentos de fraqueza
Antes de iniciar essa revolução em sua vida Thuka estava sofrendo tanto com a compulsão alimentar quanto com a excessiva ingestão de bebidas alcoólicas. Ela conta que a bebida tirava sua ansiedade, parecia que lhe dava forças para encarar a vida. E ficar sem nenhuma das duas alternativas foi muito difícil.

Faltava motivação também, não tinha alguém para colocar a mão em seu ombro e dizer “vai”.

Seu segredo foi acreditar de coração em si mesma, passar a se valorizar e a se amar. Isso fez com que Thuka não colocasse tudo a perder. Com o tempo o resultado começou a aparecer e os amigos do serviço passaram a elogiá-la e apoiá-la.

“Colegas de trabalho começaram a trazer frutas e saladas para me dar de presente e hoje dizem que sou o exemplo do escritório”, conta feliz.

E poucos deles sabem o quão são importantes nesse momento, por isso criei o manual do amigo, para quem quer ajudar.

Uma opção bem legal de motivação é criar uma página na rede social. Thuka passou a sentir necessidade de compartilhar suas receitas e mudanças no corpo e usou o facebook para isso. E foi revigorante. Viu que podia ajudar outras pessoas e isso levantou sua estima.

Na academia
Thuka entrou na academia com 110Kg. Morria de vergonha, mas estava decidida a mudar. Então colocou na cabeça que só de estar ali já estava superando as pessoas que estavam em casa, no sofá.

Hoje as atividades físicas suprem a necessidade da bebida, matam o tédio e aliviam a ansiedade. As horas vagas são preenchidas com musculação ou corrida e Thuka está achando tudo muito super divertido.

Faz musculação quatro vezes na semana e treina corrida três vezes na semana. Em alguns domingos e feriados participa de provas de corrida junto com um grupo que hoje são grandes amigos.

Seu objetivo é emagrecer mais e definir os músculos. Em um ano ela conseguiu sair dos 120Kg e 49% de gordura para 84Kg e 23% de gordura. Sua intenção é chegar em 2017 com 70Kg e 15% de gordura corporal.

Superação-Thuka-Catista-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

E a falta de tempo
A dica de Thuka para driblar a falta de tempo e ânimo é sair do trabalho e ir direto para academia. “Se você for em casa ainda, pode desanimar. Escolham suas prioridades”, explica.

Hoje
Thuka está radiante! A autoestima e a disposição tomaram conta dela e não há mais lugar para a tristeza em sua vida. Hoje adora se olhar no espelho, passar uma maquiagem, escolher uma roupa bem bonita! E ela nem se estressa com transporte, coloca o tênis e vai a pé para qualquer lugar.

Thuka sofria com asma e tomava remédio toda noite e andava com a bombinha durante o dia na bolsa. Não andava duas quadras sem sentir falta de ar. Atualmente Thuka corre cinco quilômetros numa boa com a sua equipe de corrida de rua. A bombinha e os remédios ela aposentou! Bye bye, antiga Thuka!

Quem quer voltar a viver como essa maravilhosa? Vejam os demais posts de superação aqui e chega de arrumar desculpa! Bora começar! Tem desafio para quem quer iniciar a dieta! Cliquem aqui para participar.

E para receber os posts em primeira mão é só cadastrar gratuitamente o email aqui. Boraaa!

Peso antes: 120kg Peso agora: 84kg Altura: 1,63m
Tempo de emagrecimento: 12 meses.

Superação-Thuka-Catista-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

 

Vetor: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

23 Comentários Mostrar comentários

  1. Parabéns ela força, Thuka!! Que história!

    Que seja só o começo de muitas, muitas conquistas pessoais pra você!
    Te desejo o melhor!!

  2. PARABÉNS THUKA!!!! TBEM PRECISO CRIAR ESSA CORAGEM, ESTOU COM 98 KG E TENHO 1,76 M. PRECISO COMEÇAR ONTEM!!! UM ABRAÇO E BOA SORTE!!

    • Olá Claudia bora la eu ja consegui eliminar 40,ainda falta 10…Você tbm consegui,procura um profissional e junta com as dicas e informações da Mimis e logo vai colher bons resultados,bjsss

  3. Olá me chamo calil braga tenho 28 anos e desde maio quando comecei a minha reeducação alimentar e atividades físicas perdi já 27 kg. Pesava 135kg. E estou muito feliz e amo as receitas e continuo com o foco.

  4. SILVANA MOREIRA em

    Me vi em algumas frases da Thuka, pois eu mesma faço tratamento contra a depressão e também perdi bastante peso sozinha no ano passado: De 130 kg passei para 90kg, porém me desmotivei e já adquiri 7 kg novamente este ano. A coragem da Thuka em vencer obstáculos que a vida lhe impôs me motivou a tentar novamente,quem sabe dê certo ? Eu tenho que acreditar.

  5. Não consigo ler mais as histórias de superação , quando clico numa aparece o começo , depois aparece uma tarja vermelha dizendo …LER MATÉRIA COMPLETA , daí clico em cima mas não abre ! Porque está acontecendo isso ??? Será que é o blog ou meu celular ????

  6. Fernanda Bahiense em

    Parabéns! Tive depressão e sei o quanto é ruim.
    Também estou fazendo reeducação alimentar e exercícios físicos diários!!
    Em 9 meses eu eliminei 29kg! Estou mega feliz!! Voltando a viver!!!

    • obrigada Daiane desistir ñ é uma opção, ainda tenho uma longa jornada,é muito saber que sou bom exemplo e posso motivar as pessoas,vc vai conseguir,ñ tem ideia da força que tem até usa la bjsss

×